Populares Mês

Archive for dezembro 2009

Feliz 2010



Meus amigos, Feliz Ano Novo e sonhem, sonhem muito, que sonhar faz bem e ainda não paga imposto.
Como este blog é de um portista doente e de um Dragão até à morte, espero que 2010 seja mais um ano em que predomine o azul e branco do F.C.Porto.

Beijos e abraços

P.da Costa: "Até A ESTE MOMENTO o treinador não me pediu nenhum jogador..."



Ai não?!, então peça, Sr. Professor, peça e peça rápido...aliás, já devia ter pedido!, de forma que o novo jogador já cá estivesse e começasse a trabalhar no dia 28.

Não acho que o F.C.Porto precise de uma revolução ou de contratar vários jogadores, mas parece-me óbvio e já não é de agora - em 2 de Agosto de 2009 dizia isto:Falta alguém para o ataque -, que precisamos de um avançado com características parecidas com as de Lisandro e diferente dos que temos.

Mais um grande desafio



Há meses atrás dizia Antero Henrique que esta era a Liga mais difícil dos últimos anos. Não tenhamos dúvidas, é! E é por isso mais um grande desafio que se coloca aos homens que dirigem o F.C.Porto. Homens que ao longo dos tempos têm dado provas mais que suficientes da sua capacidade, da sua competência, do seu profissionalismo e da sua experiência em lidar com situações muito difíceis - basta recordar a tentativa dos abutres vermelhos, que, apoiados pela sua filial, o Vitória de Guimarães e com a conivência, comprometida, da Liga, e na Liga, com particular destaque para a Comissão Disciplinar presidida pelo benfiquista Ricardo Costa, tudo fizeram para colocar o F.C.Porto fora da edição 2008/2009 da UEFA C.League.

Também ninguém tem dúvidas que mesmo que sonhemos com a Liga dos Campeões; que queiramos muito ganhar a Taça de Portugal; e na Taça da Liga, mesmo que o fundamental seja dar minutos e ritmo aos jogadores menos utilizados e aos jovens talentos da formação, se pudermos ganhar, não vamos dizer que não, o principal objectivo da época é o Pentacampeonato. Ora, na prova mais importante do calendário futebolístico português as coisas não estão famosas.

Por factores internos e externos: nos internos, a irregularidade exibicional da equipa; a fraquíssima qualidade do seu futebol, com uma ou outra excepção; os erros do treinador, que não há meio de perder os medos e os receios que lhe tolhem os movimentos; porque alguns meninos - jogadores - estão deslumbrados, com a cabeça no ar e ainda não perceberam o que está em jogo; porque falta, para mim e disse-o, quando no fim de Agosto não contratamos ninguém, um avançado de qualidade e diferente dos que temos; o silêncio perante variadíssimas situações em que fomos manifestamente prejudicados e que é a antítese do F.C.Porto guerreiro que não levava desaforo para casa.

Sobre o silêncio quero abrir aqui um capítulo para dizer o seguinte: neste país vergonhosamente centralista, somos presos por ter cão e presos por não ter. Tanto faz termos uma postura correcta, como termos um comportamento incorrecto: somos sempre maltratados, ignorados, descriminados, boicotados. Só seriamos uns tipos porreiros, desportistas exemplares, fidalgos no bem receber e um clube fantástico, se, tal como no passado, não ganhassemos a ponta de um corno. Alguém quer voltar a esses tempos? Não, pois não? Então voltemos a ser o Porto de sempre, que quando tem razão vai até ao fim do mundo para fazer valer essa razão - se isto não vai com Labaredas, soltemos o Fogo do Dragão!

Fechado este capítulo e voltando agora às razões externas que estão na origem desta temporada pouco famosa, temos: o nosso principal rival tem bons jogadores, boa equipa e está a fazer uma excelente época; como clube do velho e novo regime - as fotos de Vieira com Sócrates, com o Secretário de Estado da Justiça e ainda falta a foto do presidente do Benfica com o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, presença assídua nos Camarotes da Luz (Regressa Fernando Gomes que estás perdoado!), dizem tudo acerca de quem é quem neste regime cada vez menos democrático - conta com o apoio de uma bem afinada máquina de propaganda.
Nessa máquina de propaganda se A Bola, o Record, o C.M, a Sic e tantos outros não são surpresa, já o Grupo Controlinveste, de Quim Oliveira, é uma tristeza... - ainda pode surpreender alguns, mas não me surpreende nada a mim que sempre disse e justifiquei, que por exemplo, O Jogo, nunca foi um jornal pró F.C.Porto. Paralizado por interesses comerciais - renovação do contrato televisivo com o Benfica -, o mano do António, juntou-se ao andor e então na Sport-Tv, é o cúmulo do despudor e da sem vergonha, com os narradores e os comentadores, escolhidos a dedo, a terem em comum e salva uma ou outra excepção, o amor pelo Benfica e o odiozinho de estimação para com o Tetracampeão; as arbitragens, com critérios de nomeação que são autênticas provocações, com o maior escândalo a ser a nomeção de SLB ( senhor Lucílio Baptista), mas sem esquecer o Xistrema.

É neste cenário e com a perspectiva de perder por algum tempo, Hulk, Sapunaru, e diz-se, Helton, Fucile e C.Rodríguez - o justiceiro vermelho tudo vai fazer para sair da CD em glória benfiquista -, que o F.C.Porto enfrenta a segunda fase da época e mais um enorme desafio às suas capacidades. Acredito e confio, que nos vamos sair bem. Mas para isso é importante que todos assumam as suas responsabilidades e a estrutura funcione na sua plenitude... mesmo que alguém tenha de ser sacrificado. Têm a palavra os responsáveis portistas.

PS 1-
Há várias semanas que se fala na ida de Fábio Faria, jogador do Rio Ave, para o Benfica. Todos os dias chegam novos jogadores para os vermelhos da Luz e de Fábio Faria, nada! Será que já não vai ser contratado? Será contratado na semana do jogo Rio Ave/Benfica, ou no fim do jogo?

PS 2-
Porque será que o vermelho que preside à CD da Liga ficou possesso com a decisão do Conselho de Justiça, que revogou a pena ao Director de Comunicação do F.C.Porto, Rui Cerqueira?

Feliz aniversário Sr. Presidente



Faz hoje anos, 72 risonhas primaveras, o Presidente do F.C.Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. Ao mesmo tempo que lhe desejo os tradicionais votos de muita saúde, paz, felicidade e muitos anos de vida, formulo a vontade de ver concretizada a recandidatura a mais um mandato à frente dos destinos do F.C.Porto - a sua inteligência, coragem, experiência e vontade de vencer, são muito importantes para que o clube do Dragão continue na senda do êxito.

Mas nesta altura, em que, excepcionalmente, e no futebol, não estamos no nosso habitat natural, gostaria, Sr.Presidente, de dizer-lhe o seguinte: porque tenho memória e sou grato, por tantas alegrias, tantas vitórias, mas também, porque tenho a certeza absoluta que o senhor está atento e vai fazer o que tem de ser feito para que o principal objectivo da época, o Pentacampeonato, seja conseguido, deixe-me dizer-lhe Sr. Presidente, que o senhor para mim tem crédito ilimitado...

Um abraço de amizade e de parabéns,
Manuel Vila Pouca

«Não estejas para aí aos saltos que isto ainda não acabou»



E, «Tenham calma. Ainda temos, na Grécia, uma palavra a dizer», foram frases, fortes, que fizeram história, dirigidas por José Mourinho a S.Markarian - treinador do Pana - e aos Superdragões, depois do F.C.Porto 0 - Panathinaikos 1, relativo aos quartos -de-final da Taça UEFA. Quando, por várias razões, tudo parecia perdido para o Grande Clube da Invicta: derrota em casa; nunca o F.C.Porto tinha ganho na Grécia; a qualidade da equipa grega - base da selecção helénica que passado um ano se viria a tornar campeã da Europa; o terrível ambiente nos estádios gregos, etc., aquelas frases, ditas com tanta crença e tanta convicção, marcaram, para mim, o percurso de José Mourinho, que passou de bom treinador, a treinador de topo. A forma como o actual treinador do Inter passou a mensagem, foi de tal maneira convincente, que o contágio foi imediato junto do universo portista, com paradigma na principal claque dos Dragões - no jogo seguinte, nas Antas, os Super mostraram uma tarja onde se podia ler: « Se vocês acreditam nós também acreditamos.» Escuso-me a dizer o que se passou - todos conhecemos o que foi a gloriosa caminhada que culminou na memorável noite de Sevilha, com a conquista, única de um clube português, da Taça UEFA.

Jesualdo,
no final do Benfica/Porto, também disse algo semelhante, mas, e tenho pena, que a forma como o disse tenha passado despercebida e não tenha tido a crença, a determinação, a convicção de José Mourinho, de maneira a convencer, principalmente, os portistas mais cépticos, que isto, de facto, ainda não acabou...Apesar disso, como tenho a certeza que ainda há no F.C.Porto gente com esse espírito - embora às vezes não pareça... -, acredito que a verdadeira história deste campeonato somos nós que a vamos contar. Fundamental, no entanto, para que isso seja uma realidade e não apenas ficção de um portista apaixonado, é preciso que regressem e rapidamente, a alma, a mística e o Porto guerreiro de sempre; que quem manda, haja no tempo certo e no momento oportuno; que o silêncio não seja insurdecedor, quando o vermelho que preside à C.Disciplinar da Liga, tiver dois pesos e duas medidas; quando os roubos de Igreja prejudicarem o F.C.Porto, independentemente, de termos jogado bem ou mal - Uma coisa é uma derrota, justa, mas limpa, outra é uma derrota justa mas com um golo falso como Judas; que o treinador deixe se ser casmurro e perca, definitivamente, os medos e os receios que o tolhem, antes e durante os jogos; e que os profissionais portistas, os que jogam, não se escondam e tenham o pensamento apenas no clube que servem e lhes paga o salário.

Se o lema, ano novo, vida nova, tiver significado, ainda vamos a tempo. Como sócio e adepto, de sempre e para sempre, cumprirei a minha pequeníssima função. Que quem tem maiores responsabilidades cumpra também as suas...

Feliz Natal!

O "Dragão até à morte" vai fazer uma pausa natalícia e regressa no dia 27 ou 28.
Até lá desejo a todos os que me honram com as suas visitas, um Santo e Feliz Natal, extensivo às suas famílias, amigos e conhecidos.

Uma coisa é a lei, outra é quem aplica a lei


A propaganda já está a passar a ideia que o que está na origem desta decisão da Comissão Disciplinar da Liga é uma proposta de alteração do regulamento disciplinar, de autoria do F.C.Porto, e que foi aprovada em Assembleia Geral. Ora, isto é conversa para enganar o povinho do futebol e à boa maneira da propaganda nazi - uma mentira muitas vezes repetida, passa a ser verdade - tentar desviar a atenção de uma posição, mais uma, da C.D. em relação ao F.C.Porto. O líder da propaganda, o nosso bem conhecido, Freteiro Delgado, sempre pronto a agradar ao seu clube, já tomou conta do assunto e todos os dias solta novidades - já os topamos...Adiante, como diz no título do post, uma coisa é a lei, outra é quem a aplica e aqui é que a porca torce o rabo. Vejamos: não houve confusão nos túneis quando do Braga/Benfica e do Benfica/Nacional? Houve, mas se no caso do túnel da Luz e apesar das declarações do nacionalista Ruben Micael, não houve nenhuma consequência, já no caso do Estádio Axa, foi diferente, com dois jogadores - Cardozo e A.Leone - a serem castigados com 2 jogos. E aqui é que está a diferença para Hulk e Sapunaru, a quem foi instaurado um processo disciplinar com suspensão preventiva e sabe Deus, quando voltarão a jogar.
A lei é a mesma, mas como facilmente se constata, os critérios são diferentes.
Para o vermelho encardido que preside à Comissão Disciplinar, uns são filhos os outros - tudo que esteja ligado ao F.C.Porto -, são enteados.

O justiceiro volta a atacar!


Tantas confusões nos túneis, sempre com o Benfica na berlinda, mas o F.C.Porto é que fica com dois jogadores suspensos preventivamente!... Mais uma vez o Campeão serve de exemplo e como no passado, com Virgílio e Paulinho Santos, agora são mais dois dos seus profissionais a terem o "previlégio" de serem os primeiros a ser vítimas de uma decisão que nunca tinha acontecido - suspensos preventivamente e impedidos de jogar até à conclusão do processo disciplinar. É extraordinário, mas mais uma vez o F.C.Porto faz jurisprudência...

Espantoso!, mesmo com o Tetracampeão a dar sinais de fraqueza, com o pior plantel dos últimos anos e o Benfica com o melhor dos últimos vinte, eles não facilitam e com medo, continuam a fazer as coisas por outro lado. Como? Nomeia-se um árbitro com um histórico de prejuízos ao F.C.Porto, por demais conhecido, juntam-se uns Stwards para insultar, armar confusão, provocar, acrescenta-se um justiceiro vermelho e esta á feito o caldinho. E então com o justiceiro cheio de azia por ter sido desautorizado pelo Conselho de Justiça - ver peça em baixo - ainda melhor.

Termino deixando a pergunta: nós costumavamos capitalizar tudo isto em nosso favor e ganhar. Isso é coisa do passado, ou ainda temos gente com esse espírito no Dragão?

«O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reduziu o castigo aplicado ao director de comunicação do FC Porto, Rui Cerqueira, e revelou que a Comissão Disciplinar da Liga foi incoerente na decisão.

Em causa está uma multa de 3 mil euros e a suspensão de 3 meses imposta a Rui Cerqueira pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), na sequência de injúrias a um jornalista, aquando da visita do FC Porto a Matosinhos, para realizar um encontro do Campeonato diante do Leixões.

Rui Cerqueira, de acordo com várias testemunhas, terá injuriado um jornalista da RTP no final do encontro. O director de comunicação do FC Porto recorreu da decisão para a FPF e, no acórdão a que a Agência Lusa teve acesso, pode ler-se que a CD da LPFP não deveria ter utilizado o artigo 107.º do Regulamento Disciplinar (RD) conjugado com o 87.º.

"Entendemos não poder assacar-se ao recorrente qualquer responsabilidade baseada no artigo 107.º, conjugado com o 87.º, do RD, uma vez que o ofendido é, no caso em apreço, um jornalista".

Ora, o CJ da FPF lembra que o artigo 107.º apenas faz referência a membros de órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, dirigentes, jogadores, demais agentes desportivos e espectadores. Apesar de tudo, o CJ da FPF nega provimento ao recurso e condena ao recorrente na pena de multa de 750 euros.»

Ai, Porto, Porto, porque te calas perante a ignomínia e a pouca vergonha?

Compreendo e acho muito bem, que, perante perante uma exibição fraca e que defraudou as expectativas, fujas da vitimização calimera de uns e da truculência grosseira, populista, mal-educada e trauliteira de outros, mas Porto, não devias deixar de reagir perante o branqueamento, escandaloso, que escondeu o golo, falso como Judas, que deu a vitória ao teu rival. Já viste, Porto, que, enquanto branquearam, miseravelmente, esse lance decisivo, cavalgam até à exaustão os incidentes do túnel, que é curioso, têm sempre o Benfica como protagonista? Sabes bem, Tetracampeão, que se fosses tu a ganhar daquela forma, no dia seguinte, as rádios, as televisões e os jornais, não se calariam e os títulos variariam entre: "Benfica roubado em casa" e "Vitória, com golo falso, do F.C.Porto". Não estamos, meu Porto, na longa noite fascista - embora esta democracia, que, trata uns como filhos, e outros como enteados, seja cada vez menos recomendável... -, em que os pecados do regime e os dos seus símbolos, eram escondidos!...

Mas se tu não reages, reajo eu (nós), por exemplo, contra as provocações do blog do Benfica, A Bola, e para dizer:- grandioso?!...Eu dizia-vos onde deviam meter o grandioso, seus vermes, que ainda falam do pseudo-golo de Petit, que apresentam como facto consumado, quando não há uma única imagem que o prove, mas não tocam no golo falso como Judas, que deu a vitória do vosso clube, quando há imagens que não deixam nenhuma espécie de dúvida.

E reagimos também, para perguntar ao árbitro auxiliar, Venâncio Tomé, o seguinte:- o senhor é cego, ou coisa pior? Como é possível ter deixado passar um fora-de-jogo daqueles? Não lhe pesa a consciência ao ponto de se vir explicar e dizer, o que o fez cometer um erro tão grosseiro?

Continuamos a reagir, contra a Antena 1, rádio pública, que entrevistou o presidente da A.Geral do Benfica, Luís Nazaré, que disse e repetiu, perante o silêncio cúmplice do jornalista que o entrevistou, que não havia dúvidas nenhumas na legalidade do golo encarnado.

Mas reagimos também, contra o novo homem forte do desporto da RR, Pedro Sousa, sportinguista fanático e anti-portista primário, que ontem no rescaldo do Benfica/Porto, e na Bola-Branca das 12:45, falou de tudo, desde os incidentes do túnel, até à qualidade da exibição portista, permitiu que um papagaio colaço, achincalhasse o F.C.Porto, mas do golo falso...nada!

Ainda, reagimos contra a "querida" RTP, estação pública de televisão, onde no Jornal da Tarde o benfiquista de Paredes, transbordante de alegria, abriu as notícias da tarde a falar do jogo, dos lances polémicos, mas do golo...mais uma vez...nada!

Mas, sem esquecer a Polícia de Segurança Pública para perguntar aos seus responsáveis e ao Ministro que a tutela, o vermelho - benfiquista - Rui Pereira, como é possível estarem hora e meia, à chuva e ao frio, a revistarem os adeptos portistas para que nada perturbasse o clássico, mas por outro lado permitiram, que as claques do Benfica entrassem com tudo, como se viu com as tochas, os petardos, etc., que retardaram o início da partida?

O post vai longo e mesmo ficando muita coisa por dizer, está na hora de o terminar, mas não posso terminar, sem antes dizer mais duas coisas: a primeira é ao Professor Jesualdo Ferreira e a todo o grupo de trabalho portista, mesmo que já o tenha dito muitas vezes: meus caros, foi ousando ser grande, contra tudo e contra todos, que o F.C.Porto se tornou no melhor clube português e um Grande na europa do futebol. Há duas frases, antagónicas, que eu tenho sempre presente: uma é: " A sorte protege os audazes" e a outra é: "Dos fracos não reza a História". Espero, sinceramente, que escolham a primeira.

A outra coisa que queria dizer é o seguinte: como nos últimos trinta anos, as azias têm sido tão poucas e tão espaçadas, o meu estômago resiste bem ao tratamente com Kompensan, ao contrário dos estômagos dos benfiquistas e sportinguistas, que fruto de tantas e tantas azias, a doença se tornou crónica e já não resiste ao tratamento. Assim, já estou óptimo e pronto para a luta, pois um Dragão que se preze, só atira a toalha ao chão quando for matematicamente impossível.

S.L.Benfica 1 - F.C.Porto 0. Dragão aquém das expectativas, foi uma desilusão!


Havia dito que já se sentiam sinais de retoma e que o Campeão estava de volta. Afinal, na hora da verdade, nem uma coisa nem outra. Num jogo em que era importante mostrar capacidade e dar um passo à frente, o Tetracampeão deu um passo atrás e vai passar o Natal a coçar a cabeça. O conjunto azul e branco, esta noite, foi uma desilusão e frustrou as expectativas de todos os seus adeptos, porque, e ao contrário do que pensavamos, ainda está muito longe de ter assimilado o processo - iludimo-nos demasiado cedo...Afinal, o que vimos frente ao Setúbal era um sinal do regresso ao passado recente, das exibições abaixo dos mínimos exigíveis e não poupanças para um jogo que só vinha 8 dias depois. Vá lá que frente aos sadinos ninguém culpou os adeptos e quando no post tentei passar a mensagem que a jogar assim, não há campanha de fidelização que resista, ainda houve que tivesse torcido o nariz...enfim, se tivessem como eu, aguentado aquele gelo até ao fim e a ver aquela tristeza de exibição, se calhar pensavam de maneira diferente. Adiante: tinha dito, em vários comentários que fiz pela blogosfera, que: "se perdemos que não seja por não ousarmos ganhar". É essa a sensação que sinto no final do jogo... Talvez porque foi há pouco tempo, 13 de Dezembro, que recordamos a conquista, na neve de Tóquio, da 1ªTaça Intercontinental, lembrei-me de Madjer a brilhar a grande altura num manto de neve - os bons jogadores jogam em qualquer campo! - e apetecia-me perguntar, porque não manteve o treinador portista o mesmo meio-campo que tem jogado, com Belluschi, e optou por Guarín, que, recorde-se, na Madeira, frente ao Marítimo, tinha sido uma opção que se revelou um desastre? Não, não vou na onda de que foi pelo campo, pois se fosse por aí, teria de perguntar então a Jesualdo, porque entrou o argentino numa fase em que o terreno de jogo estava muito pior e praticamente não se podia jogar? Como não quero culpar apenas o treinador, também me parece que houve jogadores do F.C.Porto, por exemplo, Fucile, que ficaram abaixo do esperado e cuja concentração não foi a melhor. Mentalmente a equipa portista estava preparada para outro Benfica e foi na onda, pensando que com estes ia ser mais fácil...
Não adianta dizer muito mais, nem arranjar desculpas esfarrapadas, eles foram melhores e mereceram ganhar...mas e repito, fica a nítida sensação que não fizemos tudo que podiamos e deviamos. Paciência, pois como diz um amigo meu: "aguenta, Jesualdo é assim e já não tem idade para mudar. É teimoso como uma mula! E quando ao discurso...estamos conversados..."
Quatro pontos, com a pontuação pela vitória a valer três, não é nada, mas o preocupante é que voltamos à estaca zero e "demos" uma grande injecção na moral do nosso principal adversário. A propaganda que já estava a vacilar e a mudar de estratégia, vai voltar em força e não vai ser fácil inverter a situação...Hoje estou desanimado, vai custar a passar, mas amanhã... siga que um Dragão não se deixa abater facilmente...
Parece que Hulk e Sapunaru foram expulsos no túnel. Nem vou dizer nada...Não gosto de falar do árbitro quando o F.C.Porto tem tantas culpas no cartório...

Meus amigos, depois de ver estas imagens e embora continue a manter tudo o que disse, não posso deixar de acrescentar, que o SLB - senhor Lucílio Baptista-, ou melhor, Lucílio "Calabote" Baptista, teve influência directa no resultado.

S.L.Benfica - F.C.Porto. Força bastião do Norte!


Por mais que queira pensar que o jogo de amanhã é apenas mais um jogo, importante, sim!, mas que não decide nada, ou que é apenas mais um jogo de uma modalidade desportiva chamada futebol, não consigo...Para mim, um Benfica/Porto, ou um Porto/Benfica, é muito mais que isso: é um confronto entre um bastião do Norte, o F.C.Porto, uma das poucas - há quem diga que é a única! - Instituições que não se verga e um dos símbolos do centralismo, naquilo que o centralismo tem de pior - a apologia da mediocridade -, o S.L.Benfica. Porque é assim que penso, formulo um desejo/pedido aos profissionais do Tetrcampeão: - também por isso, meus caros amigos, joguem e ganhem. Mas para que a vitória seja possível, levem para dentro do campo a vontade, a determinação, a coragem, a humildade e o espírito do Dragão. Não reajam a provocações; não discutam as decisões, por mais aberrantes que lhes pareçam do SLB - Senhor Lucílio Baptista; tenham cuidado com o túnel da vergonha; se evitarem todos esses perigos e jogarem ao vosso melhor nível, podemos, vocês e nós, ter um Natal ainda mais feliz...
Ah, já me esquecia: não se deixem levar pela choradeira que grassa na propaganda vermelha, que não joga este, mais aquele e aquele outro. Não, contem com um Benfica forte, o mais forte da época e que não vos passe pela cabeça qualquer tipo de facilidades... Seria o primeiro passo para terem dissabores, que, vocês e nós, não queremos de maneira nenhuma.

O árbitro é o SLB - Senhor Lucílio Baptista -, auxiliado por Bertino Miranda e por Venâncio Tomé.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes:
Beto e Helton;
Defesas: Sapunaru, Fucile, Bruno Alves, Rolando, N.André Coelho e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, R. Meireles, Belluschi e Guarín;
Avançados: Hulk, Farías, Falcao, Mariano, Varela e C.Rodríguez.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Bruno e Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi e Meireles, Varela, Hulk e Rodríguez.

Antevisão de Jesualdo:
FCP:
Já tem a equipa escolhida e preparada para este jogo? Como o encara?
Jesualdo Ferreira: Temos um jogo mediático pela frente… Nós temos um desafio importante, como todos os outros e, nesta altura, queremos jogar e não falar muito.

FCP:
Já tem onze definido?
JF: Já, mas hoje não digo nenhum nome.

FCP:
Apresentar um plantel na máxima força é uma vantagem?
JF:
Para nós é vantagem, mas o FC Porto joga sempre com a melhor equipa. O campeonato tem 30 jornadas, estende-se por 10/11 meses. Sempre que há um jogo, todos os treinadores põem a melhor equipa. A que vai jogar amanhã será a melhor equipa. Vamos fazer o nosso jogo.

FCP:
Este é o melhor FC Porto desta temporada?
JF: O jogo acontece no momento em que estamos agora. O importante é hoje e estamos preparados para jogar e queremos jogar. Temos a nossa perspectiva de jogo, temos o nosso envolvimento. Lemos as notícias, sabemos as questões que estão no ar, sentimos as estratégias que estão no ar. Discutir o jogo sobre o que uma equipa tem e a outra não, cheira-me a composição. Temos tudo para um grande jogo. Grandes jogadores e tudo. O FC Porto já não teve jogadores disponíveis, o Benfica não terá todos. Embora eu pense que o Ramires vai jogar, porque o Antero Henrique, que é uma pessoa que conhece muito de Comunicação, me disse que ia jogar pelo que tinha saído num órgão de comunicação social [ndr: saiu na Bola que não iria jogar…]. Os outros não sei. O jogo está lançado, não há muito para falar. Há que fazer tudo para ganhar e jogar muito bem. É essa a nossa perspectiva.

FCP:
O resultado de ontem do Sp. Braga tira tensão ao clássico?
JF: Acho que não. O Braga é o líder do campeonato. É o vencedor do campeonato de Inverno, que ainda não percebi muito bem o que é, mas tem mérito total. Parabéns ao Braga.

FCP:
Preferia defrontar um Benfica na máxima força?
JF: Isso faz tudo parte do que já disse. São os jogos exteriores, as especulações. O FC Porto está limpo. O FC Porto tem a melhor equipa para jogar amanhã e seguramente que o Benfica terá a melhor equipa para jogar amanhã.

FCP:
O estado do relvado da Luz prejudica quem?
JF: A bola. A utilização dos relvados provoca estragos em todos os campos. O Benfica fará tudo para que o relvado esteja bom, pois um bom relvado, com bons jogadores, permite um melhor jogo.

FCP:
Algum comentário sobre o árbitro?
JF: Sem comentários. A minha perspectiva é jogar. Se fosse dentro de uma hora melhor!

FCP:
Consegue identificar as principais diferenças entre este Benfica e o Benfica das épocas anteriores?
JF: Vou jogar com esta equipa, que é forte, muito forte.

FCP
: Viu o Olhanense-Benfica? Contava que o Benfica tivesse o David Luiz?
JF: Se fosse o meu jogo, eu comentava. Como não foi o meu jogo, não comento.

FCP
: Está ansioso pela hora do jogo?
JF: Não, mas não há ninguém que não sinta paixão pelo jogo.

FCP:
O empate seria um bom resultado?
JF: Para o FC Porto não.

FCP:
Este é também um jogo psicológico?
JF: É sempre. Mas não vamos confundir coisas fundamentais: vale três pontos e vale aquilo que vale no momento.

FCP:
Para o crescimento da sua equipa é fundamental uma boa exibição?
JF: As exibições dependem sempre de muitos factores. Já sabem que as vossas avaliações dependem de resultados, mas as minhas não. O que nós queremos é jogar. Vamos a jogo, como disse um dia.

FCP:
Algum comentário suplementar ao sorteio da UEFA Champions League?
JF: O jogo é só em Fevereiro. Sabe quantos jogos ainda temos até lá? Treze… Já dei a minha opinião ontem.

FCP:
Se fosse o Pai Natal, que prenda prometia aos adeptos, para além de um bom espectáculo?JF: Que gozassem muito com o jogo e saíssem muito felizes. Aquilo que vou desejar a todos os senhores [ndr: Comunicação Social] é que aquilo que todos gostariam e ninguém se lembra: saúde e paz.

O 15º e último fascículo, mais o sorteio dos oitavos-de-final da C.League



Neste 15º e último fascículo, vamos de 1984 e a final da Taça das Taças perdida para a Juventus; temos o regresso de Artur Jorge; superstições e rumores; a valsa de Viena; o Mundo a seus - F.C.Porto - pés; a Supertaça europeia ganha ao Ajax; cabeça de Gomes, sexo e Ramadão; o guarda Abel; "Lisboa a arder" e mais tiros; o "Bis" de Carlos Alberto Silva; na campa de Rui Filipe; e, finalmente, os quadros com todos os títulos conquistados desde 1893 até 1994 e quem os conquistou, no Futebol, Atletismo, Hóquei em Patins, Andebol, Voleibol, Basquetebol e Ciclismo.

E assim termina a saga da Glória e Vida do F.C.Porto, desde a fundação, 1893 e o ano de 1994.

Clicar sobre as imagens para ler



Sorteio dos oitavos-definal da UEFA Champions League

F.C.Porto - Arsenal

Bayern - Fiorentina

Estugarda -
Barcelona

Milan - Manchester

CSKA -
Sevilha

Lyon - R.Madrid

Inter -
Chelsea

Olympiacos - Bordéus

Oitavos-de-final, 1ª mão
17.02.2010

Oitavos-de-final, 2ª mão
09.03.2010

A seu tempo abordarei os jogos, mas numa análise rápida posso dizer que temos hipóteses. Agora, toda a concentração nos vermelhos...

Lucílio "Calabote" Baptista nomeado para o Benfica/F.C.Porto



Nem vale a pena referir todo o histórico de prejuízos causados ao F.C.Porto pelo árbitro de Lisboa, mas inscrito na A.F.Setúbal - todos os portistas o conhecem bem de mais...É uma nomeação vergonhosa de Victor Pereira, que devia ter tido o cuidado de não nomear um juíz com tantos e tantos anticorpos em relação a uma das equipas. Se já era difícil, agora, vai ser muito mais e até apetece perguntar se valerá a pena ir a Lisboa...

A passadeira vermelha


Que, e ao contrário do que eles pensavam, não está estendida...
Era lê-los, ouvi-los e vê-los: "Jesus é melhor que Mourinho"; "Jesus o exterminador implacável"; " Jesus só quer sofrer 7 golos em todo o campeonato"; "PARA JÁ, 5 pontos de avanço para o F.C.Porto"; "De goleada em goleada"; "Benfica agita o país"; "Números impressionantes à 5ªjornada"; "Benfica de mão cheia"; "Melhor ataque do Mundo"; "Ninguém nos poderá parar"; "Goleada de emoções", etc., etc., etc. Só dava Benfica e todos os outros clubes não faziam parte do filme. A passadeira vermelha estava estendida para o passeio triunfal do campeão antecipado. Mas e como se está a ver, as coisas alteraram-se: em Braga a máquina trituradora perdeu; em Alvalade e em Olhão empatou; para aTaça de Portugal e na Luz, frente ao Guimarães, perdeu; e como as coisas mudaram, mudaram as parangonas - todos os dias vem uma nova estrela para o clube da dupla Vieira/Rui Costa - e os discursos. É só lê-los, ouvi-los e vê-los: os adversários que não se curvam, que não estendem a passadeira vermelha, que não prestam vassalagem ao campeão antecipado, são acusados de tudo. Ou fazem "caldinhos"; ou criam um clima de guerra; ou estão ao serviço de outrem- o F.C.Porto como não podia deixar de ser. Ontem, no Trio d' Ataque, um desorientado Vasconcelos, perguntava muito admirado: " Porque veio o Djalmir lá de longe agarrar os cabelos do Coentrão?" - Veio ser expulso e deixar a sua equipa a jogar com 10, digo eu! Ó António, pára para pensar e não faças cenas tristes!
É com as coisas assim que o Tetracampeão visita a Luz. Confesso e sem ponta de ironia, que preferia a fanfarronice; a euforia; a alegria esfusiante que colocava o "país" em delírio; a certeza que iam se favas contadas; e a passadeira estava estendida para o putativo campeão passar. O cenário é outro e é importante que o F.C.Porto esteja atento. Não se deixe embalar por cantos de sereias hipócritas e não caia na esparrela de que, agora, as coisas vão ser mais fáceis.
Jogar com confiança, com ousadia e sem medo, sim!, mas com um olho no burro e outro no cigano.

Os "Impunes", I e II e o homem que come jogos de futebol!



Compreendo muito bem Jesualdo, quando ele diz que o jogo frente ao Benfica é apenas mais um jogo, um jogo como os outros. Tranquiliza a equipa, tira pressão e é verdade: o jogo do próximo domingo não decide nada, para um lado ou para o outro, qualquer que seja o resultado. Mas para mim e atrevo-me a dizer, para a generalidade dos adeptos portistas não é assim. No campeonato português é frente aos vermelhos que mais gozamos, quando vencemos e é frente aos fanfarrões da Luz que mais sofremos quando perdemos. Assim, é tempo de começar a lançar o Benfica/F.C.Porto, mas a partir do último jogo do nosso próximo adversário em Olhão. Desde logo apetece perguntar o que diria a propaganda vermelha, com O chiqueiro do Rui Santos à cabeça, se o Ventura e o Tengarrinha, jogadores ligados ao F.C.Porto, mas emprestados à equipa treinada por Jorge Costa, falhassem frente ao clube ao qual estão ligados, como falharam frente ao Benfica? O que diria também, a propaganda vermelha, se o "Impune I", David Luiz, que, mais uma vez saiu limpo do campo, quando devia ter levado vermelho directo, como levou e bem, Miguel Garcia, se chamasse Bruno Alves?

O que diria mesma propaganda se fosse o capitão portista a fazer o que fez o "Impune II", Javi Garcia, a quem também é permitido tudo, como se viu em Braga, pontapé na cabeça do Meyong e agora em Olhão, onde mandou uma estalada/cotovelada num jogador algarvio? Mas e principalmente, o que diria a propaganda e o que colocaria nas primeiras páginas, se fosse o Tetracampeão a conseguir o empate, nos descontos - 5 minutos! - e em fora-de-jogo? Ah, o blog do Benfica, A Bola, não viu a "patada" do "Impune I"; a estalada/cotovelada do "Impune II"; o chega para lá de Cardozo; o golo em fora-de-jogo; e deu nota 7 (sete!) ao árbitro, que curiosamente, é do Porto...a mensagem é simples: se errarem a favor do Benfica não há crise e até levam boa nota, mas não se atrevam a errar a favor do F.C.Porto porque aí outro galo cantaria...

Termino com um momento de humor a cargo desse manancial que é o presidente do Benfica que em Faro disse o seguinte sobre Jesus: "ele come jogos de futebol"! O "Dragão até à morte" leu e não queria acreditar. Mas pesquisou, pesquisou e meus amigos, como podem ver pela foto, é verdade, ou melhor, o homem até pode não comer futebol, mas bolas de futebol, come de certeza que a imagem não mente.

PS-
Agradeço ao André as fotos. Que seria do "Dragão até à morte" sem a tua disponibilidade?

F.C.Porto 2 -Vitória F.C. 0. Encostar à frente, devagar, devagarinho e a passo.


O Sporting perdeu; O líder, S.Braga e o Benfica, melhor equipa do mundo, empataram; o F.C.Porto, frente a um adversário muito fraquinho, poupando jogadores e poupando esforços, jogando devagar, devagarinho e a passo, cumpriu a sua obrigação, venceu com toda a naturalidade e encostou ao duo da frente. Mas não foi, isso não, um bom contributo da equipa portista para a campanha de fidelização. Um casal que tem Dragon Seat junto a mim e que é da Régua, dizia a propósito, que desta vez, perante a insistência de três SMS, lá pôs os pés ao caminho, mas para a próxima, dizia o Sr. Augusto, nem com 10 MENSAGENS. E que dizer mais, de um jogo, em que uma equipa desligou à meia-hora e a outra, a perder 2-0, nunca saiu para jogar e só não quis ser goleada? Sinceramente não sei, ou melhor, a uma semana de um jogo que pode ser muito importante para o futuro do Tetracampeão, é melhor pensar que o fundamental, ganhar, foi conseguido e ponto final.

Os jogadores um a um:
Helton, fez uma defesa?
Sapunaru, cumpriu sem deslumbrar e ficou em campo, mesmo em dificuldades. Está visto que Miguel Lopes é só para as Taças: da Liga e de Portugal.
Rolando, mais um jogo em que teve algumas hesitações comprometedoras. Valeu que o adversário dava para tudo...
Bruno, demasiadas descontracções para o meu gosto, num jogo de relaxe.
Fucile, dos melhores e sempre a sério, embora não tão brilhante como na direita.
Fernando, esteve bem, mas não fez nada de importante.
Meireles, em nítida poupança de esforços, jogou quanto baste.
Belluschi, está mais confiante, já não erra tanto nas posições que tem de ocupar e mesmo pensando que não é um 8, quem sabe com mais alguns jogos em cima não se transforma e contraria aqueles que só vêem nele um 10?
Guarín, entrou cheio de vontade, mas naquela altura já toda a gente tinha desligado.
Rodríguez, esse já entrou desligado...
Mariano, entrou cheio de vontade, mas, rapidamente entrou no ritmo...
Farías, marcou o primeiro golo e não fez mais nada de relevante.
Hulk, uns arremessos, enquanto o jogo não se decidiu, depois entrou em brincadeiras inconsequentes e desapareceu.
Varela, o melhor em campo, mas com um rendimento superior quando jogou pela direita. Está a jogar bem e a marcar, o que ajuda muito. Dá moral e confiança.

Jesualdo, quando aos 30 minutos da 1ª parte colocou jogadores a aquecer, a reacção de alguns foi: para quê, se as substituições só acontecem a partir dos 65 minutos de jogo?

Nota final:
temos o plantel todo operacional; estamos numa boa fase; confiantes e moralizados por várias vitórias seguidas; é a altura ideal para defrontar o Benfica. Aguardemos com a serenidade de quem tem consciência que é no campo e não nos jornais, nas rádios e nas televisões, que se vê quem é melhor.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset