Populares Mês

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


Bem, depois de ouvir as declarações do treinador e de um jogador da Académica, começo pelo fim: quando do jogo para o campeonato, que ganhamos 3-2, não vi nada de mais, para tantos elogios ao treinador da Briosa, André Villas-Boas. Hoje vi. Vi uma equipa equilibrada, bem distribuída pelo campo, a defende bem e a sair rápido para o contra-ataque. Vi também, uma equipa que nunca se rendeu e disputou o jogo até ao fim. Mas, que fique claro: o F.C.Porto é um justo vencedor. Que a Académica pudesse e merecesse, ir ao desempate através de pontapés da marca de grande penalidade, ainda aceito, agora dizerem que a equipa coimbrã merecia ganhar, é demasiado, um exagero a cheirar a arrogância, que não fica bem a um treinador que não precisa disso para mostrar valor.
Dito isto, falemos de um jogo bom, bem disputado, equilibrado, com vários lances de perigo, numa e outra baliza, que pendeu para o F.C.Porto e pendeu bem, embora e repito, o empate também se aceitasse.
Um Porto diferente, em 4x4x2, que às vezes mais parecia 4x1x3x2, com jogadores pouco rodados e três muito desinspirados, Guarín, Valeri e Orlando Sá, fez uma primeira-parte fraca, abaixo dos mínimos exigíveis, mas que só não foi para o intervalo em vantagem porque viu ser invalidado mais um golo limpo. Continua, no futebol português, ao arrepio do que manda a FIFA, a ser: em caso de dúvida...é contra os Dragões. Uma vergonha!
Na etapa complementar, com a entrada de Varela e mais tarde de Rúben Micael, o F.C.Porto voltou ao sistema de sempre, 4x3x3, melhorou substancialmente e chegou à vantagem, num fantástico golo de Mariano, isto apesar dos três desinspirados continuarem a não acertar...

Dos menos utilizados, gostei de Nuno André Coelho, Tomás Costa, Maicon, Mariano - está em excelente forma e confiante - e de Nuno. Não gostei de Miguel Lopes, porque é defesa e em primeiro tem de defender bem. Não gostei de Valeri. Tarda em justificar tudo aquilo que me disseram dele. Aguardemos...De Guarín, se bem que o colombiano, depois da entrada de Rúben, melhorou e fez vinte minutos finais razoáveis - o madeirense parece que inspira os colegas! - e de Orlando Sá. O ex-bracarense vai ter de dar muito à perna para se tornar um ponta-de-lança à altura de um clube como o F.C.Porto - falha golos cantados, coloca-se mal, tem dificuldades por baixo e não ganha nada no ar...assim vai ser difícil ser opção...

E chega de Taça do Taberneiro, que hoje abriu a boca, mas como sempre, não disse nada. Deve ter medo de perder a aura junto da máquina de propaganda vermelha...
Estamos na final e agora deviamos gozar com a querida Liga, fazer como os outros que ameaçaram não participar. Conferência de Imprensa conjunta entre os dois treinadores, por mim ia no Batalha. Se o árbitro for o Lucílio, não vamos ou mandamos os juniores.
Como os adeptos do F.C.Porto vão ter de percorrer, na sua grande maioria, o dobro da distância para o Estádio do Algarve os bilhetes para os adeptos para os adeptos portistas deviam custar metade, etc., etc.

Nota final: um agradecimento especial ao Pedro Blue pelas fotos que são magníficas e ainda chegam a tempo de emoldurar o post. À foto principal, a do meio, vou chamar dança com Dragões.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset