Populares Mês

sábado, 30 de outubro de 2010



Vejo futebol há mais de 40 anos e nunca vi um jogo ser disputado nas condições em que foi disputado o Académica/F.C.Porto. Ou melhor, vi um, mas foi interrompido ao intervalo, o F.C.Porto/Anderlecht no ano de 1978. Que o futebol é um jogo de Inverno, é verdade, mas tem de ser disputado num terreno de jogo em condições mínimas. E hoje, no Municipal de Coimbra, o campo estava impraticável, sem as mínimas condições, parecia uma piscina, que a cada lance colocava em perigo a integridade física dos jogadores. Saiu a lotaria à equipa portista, é verdade, mas também é verdade que o estado do terreno prejudicou mais o conjunto de André Villas-Boas, mais tecnicista, com um futebol mais apoiado, mais trabalhado e que atacava mais na procura da vitória. Somos uma boa equipa de futebol, mas e hoje ficou claramente demonstrado, não somos uma boa equipa de Pólo Aquático.

Ganhamos, era o mais importante, porque é ganhando estes jogos que se ganham campeonatos, mas mesmo tendo ganho, não posso deixar de colocar algumas perguntas: porque se realizou o jogo naquelas condições? Porque deixou Duarte Gomes que o jogo se efectuasse, com o campo num estado que não permitia que a bola rolasse, propício a choques, que poderiam resultar em lesões graves? Não terá Fernando sido vítima, das circunstâncias em que se realizou o encontro? O que esperava o juíz de Lisboa, ao permitir que o jogo se realizasse? Tenho uma teoria, mas o futebol precisa de tranquilidade, de paz e por isso não digo, o que me apetecia dizer, sobre as razões que levaram o moranguito sem açucar, a não adiar o jogo.

Como entendo que o jogo não se devia ter realizado, não vou falar de mais nada, nem sequer da monstruosa exibição de Belluschi, nem do belíssimo golo de Varela que valeu os 3 pontos, mas não posso deixar de dizer e para terminar, que bicada de bicho não faz mossa.

Declarações de Villas-Boas: «As condições eram extremamente difíceis. Chocavam com o jogo normal de ambas as equipas. Este era um jogo de batalha, de espírito de sacrifício.»

Sobre o penalty falhado por Moutinho «Temos de tomar uma decisão, de acordo com que vamos analisando no treino. Pode acontecer aquilo.»

Sobre se o jogo com o Benfica pode decidir a Liga? «Não é decisivo, de forma alguma. E quem o diz pouco entende de futebol, não estudou a historia do futebol. Houve equipas a recuperar diferenças de 10, 12 ou 14 pontos. Queremos ficar com uma distância ainda mais confortável, mas o campeonato é longo e qualquer distância encurtada motiva o adversário.»

 Sobre a lesão de Fernando: «Terá de ser reavaliado. A primeira impressão é que pode estar disponível (para a recepção ao Benfica).»

Sobre se admite poupar jogadores frente ao Besiktas? «Nunca poupo jogadores. Faço uma gestão do plantel.»

Hulk: «Estou muito feliz pela vitória. Tenho de agradecer a Deus pela vitória e tenho de agradecer a Deus por toda a gente ter saído sem se lesionar num relvado difícil. Foi um jogo em que o F.C. Porto demonstrou a sua força. O nosso pensamento está sempre em ganhar jogo a jogo. Até hoje só pensávamos na Académica e em ultrapassar mais este adversário. Agora vamos concentrar-nos no Besiktas e na Liga Europa, que é o jogo que se segue. Ainda não pensamos no Benfica. O próximo jogo é difícil, porque é um concorrente directo e vamos fazer tudo para ganhar.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset