Populares Mês

domingo, 31 de outubro de 2010




E nem apetece sair de casa, um post diferente, que começa em duas homenagens, justíssimas, passa pelo Provedor do Telespectador e termina numa conversa interessante entre dois amigos, portistas, sobre Hulk.

Homenagens
A primeira homenagem é ao meu amigo Pedro Blue, pelas fotos, magníficas, como podem verificar, que me manda. Nem sempre, como foi o caso de ontem, tenho tempo de as colocar nos posts, mas na primeira oportunidade, cá estão elas e hoje, por uma razão especial, devo agradecer a gentileza e prestar o justo tributo a um fotografo de mão cheia.

A segunda homenagem, é aos adeptos do F.C.Porto que estiveram em Coimbra e em especial às claques. Com um tempo terrível, abalaram, aos milhares, até à cidade do Mondego e durante os 90 minutos não se calaram no apoio à equipa.
Como portista só tenho que lhes agradecer - escusam de vir os puritanos, os certinhos, com a conversa do costume, que às vezes as claques fazem isto e mais aquilo. Nessas alturas merecem críticas, mas na maioria das vezes, como foi o caso de ontem, merecem fortes elogios. Com eles o F.C.Porto nunca caminhará sozinho.

Provedor do Telespectador
Como me tinham alertado para o facto do Provedor do Telespectador, ontem, na RTP, ir abordar o tema Trio d' Ataque, estive atento, mas confesso, sem alimentar grandes expectativas. Paquete de Oliveira não tomou posição, abordou o assunto pela vertente que lhe dava mais jeito, a ele e à ao patrão, a RTP, lavou as mãos como Pilatos e não se comprometeu com nada. Dizer que ali tinha sido cometida uma ilegalidade e que, curiosamente, quem a cometeu, ficou no programa e quem defendeu a legalidade, saiu, está quieto, seria pedir de mais ao Provedor, que tem de defender o tachinho, que não dá muito trabalho e rende milhares de euros por mês.

Ah, convidou para falar sobre o assunto Mário Zambujal, personagem que até me é simpática, mas benfiquista, quando devia ter convidado alguém com conhecimentos jurídicos, alguém capaz de dizer se o que se passou naquela noite de terça-feira foi legal ou ilegal.

Conversas sobre Hulk
Dois amigos, portistas dos sete costados, um com mais de 50 de associado, cartão dourado e outro com mais de 25, cartão prateado, encontraram-se e como sempre, o F.C.Porto saltou logo para a conversa.

Diz o portista cartão dourado ( PCD): Leste o Relatório e Contas da Sad?
Responde o portista cartão prateado ( PCP): Li, mas como não sou grande especialista e como não gosto de falar muito sobre o que não sei...
PCD - Pois, mas deves ter visto que tinhamos 50% do passe do Hulk e agora só temos 45%?
PCP - É, vi isso, mas qual é o problema?
PCD - Qual é é o problema? São menos 5% e isso significa milhões, numa futura venda.
PCP - Ai sim, dizes isso assim, com essa ligeireza, sem procurares saber como as coisas são de facto?
PCD - Ligeireza?
PCP - Sim ligeireza e explico-te porque digo ligeireza. Como sabes, quando contratamos o Hulk, em 2008, pagamos 5,5 milhões de euros por 50% do passe, fizemos com o jogador um contrato de 4 anos, até 2012 e estabelecemos uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Mais tarde, em Agosto de  2009, porque vimos ali grande potencial e para não corrermos riscos, renegociamos o contrato, prolongando-o até 2014, com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Como não negociamos sozinhos e quem está do outro lado, não anda a dormir, tivemos de dar 5% do passe em troca. Mas e ao contrário do que estás a dizer, não ficamos a perder nada, ou pelo menos não é líquido que ficamos a perder. Vejamos: quando tinhamos 50% e a cláusula era de 40 milhões, se o vendessemos pelo valor da cláusula, recebiamos 20. Agora, se o vendermos pelo valor da cláusula, recebemos 45, mas como 100 milhões é muita chicha, se o vendermos por metade, 50 milhões, recebemos 22,5, o que é mais de 20.
PCD - Certo, tudo bem, mas se vendermos por 40 só recebemos 18...
PCP - É verdade, são riscos que se correm, mas para além de termos excelentes gestores de riscos, com muitíssimas provas dadas e pensar que é mais fácil transferi-lo agora, por 50, que há tempos atrás por 40, é para mim uma grande tranquilidade, saber que um jogador com as capacidades do Hulk, tem contrato com o F.C.Porto até 2014 e não até 2102.
PCD - Deixa lá o contrato do Hulk e falemos do Académica/Porto. Sabes que já ouvi dizer que o jogo só se realizou porque o Porto quis?
PCP - Como? Quem era a equipa mais prejudicada e que corria maiores riscos em jogar naquelas condições? Não eramos nós? E então, como é possível dizer-se uma coisa dessas? Sabes, esta semana vai ser fertil em notícias, insinuações, vão aparecer à superfície casos com barbas, vai valer tudo, mas o Porto está preparado.

E lá foram à vida deles, não sem antes dizerem, quase em côro: somos 10 milhões de portugueses, mas há 16 milhões de telemóveis em Portugal. Assim é difícil ser prior nesta freguesia...  

Entretanto, façam o favor de ver este vídeo: Venham ao Estádio!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset