Populares Mês

quinta-feira, 30 de abril de 2015


- Olá, chamo-me Manuel Vila Pouca e sou um portista mitra.
- E quer especificar porque se considera um portista mitra?
- OK, sem problemas. Vejamos: se o F.C.Porto é campeão europeu, depois de no ano anterior ter ganho a Taça UEFA, sendo reconhecidamente uma das melhores equipas da Europa e do Mundo, não é natural que ganhe em Portugal?
- É, com certeza!
- Então como explicar que tudo isso seja colocado em causa, só se fale de apitos e de fruta? Mais um exemplo: acha normal que  um clube que fica em quarto lugar a 26 pontos do campeão, repare bem, quarto lugar e a 26 pontos do campeão, coloque em causa os méritos desse título falando em resultados viciados e pior, tenha mais destaque na imprensa que o vencedor destacadíssimo do campeonato?
- É difícil de explicar...
- Pois é. E como eu não compreendo e reajo, sou um portista mitra. Mas para que você fique esclarecido, sem recorrer aos arquivos, deixo-lhe mais algumas coisitas: em Portugal e no futebol, fala-se pouco ou nada de arbitragem?
- Não, fala-se muito. E então quando o seu clube ganha... ui, não se fala de outra coisa...
- Vê, estamos de acordo, então se se fala muito e nesta matéria não há anjos e demónios, porque é tão atacado o treinador do meu clube quando fala de arbitragens e dos erros dos árbitros? Acha normal que quando um árbitro erra a favor do F.C.Porto seja apelidado de tudo, desde corrupto até fazer parte do sistema, sujeita-se a levar umas toladas no Colombo, mas se erra contra já nada disso acontece, é apenas um ser humano e como tal, sujeito a errar?
- Não sou capaz de o contrariar...
- Acha natural que semanalmente dirigentes do maior rival do meu clube, o insultem na rádio, televisão e jornais?
- Não, de maneira nenhuma, isso é uma vergonha, devia ser violentamente criticado.
- Pois, mais uma vez estamos de acordo, mas não é. E como não é, lá tenho eu, portista mitra, de reagir contra essa pouca vergonha.
- Compreendendo as suas razões, não acha que fazer alguma coisa deve ser feita para que as coisas mudem? Não acha que é isso que tem acontecido por parte do seu clube, em nome da indústria do futebol?
- Ahahahah, já estava à espera dessa... Olhe meu caro, primeiro, ainda é preciso passar muita água por baixo das pontes para eu esquecer tantas ofensas, tantos anos de desrespeito, tantas tentativas para nos destruir. Depois, tenho pena, não acredito na bondade daquela gente. Conhecendo-os como conheço, sabendo o que aquela casa gasta, já sei que se as coisas mudarem, nós ganharmos e eles perderem, voltam  a colocar tudo causa, a apagar as luzes e ligar o sistema de rega. Olhe e fiquemos por aqui, podia continuar e continuar, lembrar aquela frase que fica na história do mau gosto: "é o estrebuchar do morto" e outras do género, mas chega. Para mim, portista mitra, nunca a paz será conseguida à custa da abdicação do F.C.Porto. Sabe, é tudo uma questão de memória... e como tenho memória de elefante... Tenho pena é que quem em primeiro lugar devia ter memória, a tenha perdido. Mas como já me acusaram de ser mais papista que o Papa...
- Meu caro amigo, não tenho argumentos e portanto, só me resta dizer: você não é um portista mitra, coisíssima nenhuma, você é alguém que apenas exige respeito, ética, reconhecimento, equilíbrio, rigor, isenção, tratamento igual para factos iguais e isso é a antítese do mitra.
- Ai sim? Quer dizer que não sou mitra?
- Não, você não é mitra, mitra são os outros. Você apenas exige aquilo a que tem direito enquanto portista.
- Ufa, obrigado, não imagina o peso que me tira das costas... é que nem andava a dormir bem.

Ao menos tenham um bocadinho de pudor e disfarcem
Nós já levamos as coisas para a brincadeira, mas a nomeação de João Capela para o jogo Gil Vicente-Benfica, não é brincadeira, é coisa séria, é a marca do que tem sido esta época: eles fazem as coisas à escâncara, já há muito que perderam o pudor e a vergonha. Se nomear um árbitro que tem um histórico único de favorecimentos ao Benfica, em 12 jogos arbitrados por Capela, o Benfica nunca sofreu um golo, tem 11 vitórias e um empate, já era motivo para críticas, saber que o árbitro de Lisboa foi o árbitro do jogo da 1ª volta do campeonato, jogo esse que o Benfica ganhou com um golo em claro fora-de-jogo, devia ser motivo para que Capela nem sequer fosse cogitado, quanto mais nomeado, para o jogo de Barcelos. Aguardemos, esperemos que não se cumpra a tradição, Capela possa fazer uma arbitragem correcta, sem qualquer influência no resultado.
Outra nota sobre nomeações, é para perguntar: então Marco Ferreira na semana passada arbitra o Atlético - Porto B e passado uma semana vai arbitrar o Porto A em Setúbal? Já nem falo no penalty contra os Dragões que só ele viu, no jogo da Tapadinha...

PS - Senhores jogadores do F.C.Porto, párem lá de colocar nas redes sociais, Somos Porto! Vocês ainda estão muito longe de saber o que é ser Porto. Basta: Somos Profissionais! 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset