Populares Mês

sábado, 5 de março de 2016


Não vale a pena pensar no derby entre Sporting e Benfica, conjecturar sobre o que seria melhor para o F.C.Porto, quando temos em Braga um desafio muito difícil e só a vitória nos manterá na rota do título. Na casa de um adversário de qualidade e que embora desgastado fisicamente, está animicamente em alta, muito pelo facto de ainda ter ao seu alcance os principais objectivos e até ter superado outros, não pode haver meio Porto, tem de estar na Pedreira um Porto inteiro. A um S.C.Braga organizado, equilibrado em todos os sectores, rápido a sair e com jogadores que para além de esticar o jogo e dar profundidade, também aparecem bem na zona de finalização, Rafa é um bom exemplo, tem de corresponder um Porto concentrado, seguro, agressivo e intenso, pressionante, colectivamente forte e com as individualidades a  brilhar. Mesmo que após esta jornada, aconteça o que acontecer, a matemática nos diga que nada ficará resolvido, ninguém no universo portista tem dúvidas: só a conquista dos três pontos no belo anfiteatro minhoto, permitirá ao conjunto de José Peseiro acalentar esperanças de chegar a Maio em condições de festejar. Portanto e concluindo: vamos a eles com tudo! Não será por falta de apoio que a chama do Dragão não brilhará na Cidade dos Arcebispos.

O árbitro é Carlos Xistra, auxiliado por Bertino Miranda e Nuno Pereira.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi Pereira, Marcano, José Ángel, Martins Indi, Layún e Chidozie;
Médios, Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, Rúben Neves e André André;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Marega, Suk e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Martins Indi, Marcano e Layún, Danilo e Herrera, André André, Marega e Brahimi, Suk.

Antevisão de José Peseiro:
«Já disse o que entendo do SC Braga. Não vou especificar nenhum ponto do adversário, isso fica connosco. É normal nenhum treinador falar disso. Agora, queremos vencer. Um jogo preparar-se emocionalmente não no dia, mas antes. Sobre o dérbi, vamos ter tempo todos para ver esse jogo, é normal para quem gosta de futebol. É um fim de semana em que as quatros melhores equipas do nosso futebol se defrontam.»

«Os dados do Braga intimidam? Não. São dados concretos, mas olhamos para eles como uma equipa que quer se campeã. O FC Porto não tem medo de ninguém. Um jogo ganha-se no relvado. Quando enunciei, e com mérito, aquilo que acho do Braga não é para nos sentirmos menores. Não fica mal, e é de bom tom, elogiar o adversário.»

«Quatro dias é tempo suficiente para recuperar. Isso está provado. Depois de amanhã estaremos todos em condições para fazer um jogo de qualidade.»

«A melhor prenda que o derby nos pode dar é a de nós vencermos em Braga. Essa é a melhor prenda, mesmo não fazendo anos.»

«Fala-se tanto do Sporting x Benfica... inclusive no dia das duas meias-finais da Taça de Portugal. Vocês têm dedicado páginas, minutos a isso que tudo o que eu disser não vai acrescentar nada. A ponto de na quarta ter ficado na dúvida se havia as meias-finais da Taça de Portugal.»

«Para ganharmos, temos de ser mais fortes. Afirmativa, que defenda de forma organizada. E em termos ofensivos, com dinâmica, bem e com todos.»

«Tem a mesma! E se pudesse jogar hoje e vencer o Braga seria melhor. Mas para mim é a mesma coisa. É focar-nos no nosso objetivo e não dispersarmos o tempo e as nossas ideias com outra coisa qualquer. Mesmo que nesta micro sociedade em que vivemos há jogos importantes, mas perante isso temos é de estar focados.»

«Ter os melhores jogadores é sempre uma vantagem. Quando se joga regulamente tem-se maior consistência. Mas o Indi não parou muito e por isso não perdeu muito dessa consistência. Triste foi a lesão do Evandro, na quarta-feira. Mas estamos motivadíssimos para vencer.»

Histórico neste Século e curiosidades em volta do S.C.Braga - F.C.Porto:
O S.Braga vs FC Porto, de amanhã, será o jogo nº 60 a contar para o campeonato, disputado em Braga. No balanço das anteriores 59 partidas realizadas na Cidade dos Arcebispos, os Dragões apresentam um excelente registo: 34 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.
Se aproximarmos a "máquina do tempo", e observarmos os registos mais recentes e neste Século, os Dragões no 1º Maio e no Axa, venceram 9 partidas, empataram 3 e foram derrotados em 3. Isto é, a tendência continua dominante para os Dragões, neste período recente em que o S.Braga, neste legado de António Salvador, justamente se assume como o 4º grande e com dimensão europeia.
Vejamos agora, temporadas, resultados e marcadores respectivos, nos confrontos S.Braga FC Porto para o Campeonato,  neste século :
2000/01 - Braga 2 - FC Porto 1, golo: Esquerdinha.
2001/02 - Braga 0 - FC Porto 4, golos: Mc Carthy 3 e Hélder Postiga.
2002/03 - Braga 1 - FC Porto 1, golo: Hélder Postiga.
2003/04 - Braga 0 - FC Porto 3, golos: Mc Carthy, Maniche e Maciel.
2004/05 - Braga 1 - FC Porto 1, golo: Maniche.
2005/06 - Braga 0 - FC Porto 0.
2006/07 - Braga 2 - FC Porto 1, golo: Hélder Postiga.
2007/08 - Braga 1 - FC Porto 2, golos: Quaresma 2.
2008/09 - Braga 0 - FC Porto 2 golos: Lisandro e C Rodríguez.
2009/10 - Braga 1 - FC Porto 0
2010/11 - Braga 0 - FC Porto 2, golos: Otamendi 2.
2011/12 - Braga 0 - FC Porto 1, golo: Hulk.
2012/13 - Braga 0 - FC Porto 2, golos: James e Jackson.
2013/14 - Braga 1 - FC Porto 3, golos: Varela, Quintero e Carlos Eduardo.
2014/15 - Braga 0 - FC Porto 1, golo: C Tello.
Neste novo milénio e nesta década 10, em 5 encontros disputados, o FC Porto acumula 5 vitórias no Estádio Axa, as três ultimas com golos apontados na parte final das partidas respectivas. Nestes 15 últimos confrontos, o resultado mais comum foi o 2-0 favorável aos Dragões, essa tendência aconteceu em 3 partidas e todas disputadas na Pedreira.
E como recordar é viver... Vamos recuar à longínqua década de 50: no dia 1 de Novembro de 1958 (dia dos finados), chegava ao Porto, Béla Guttmann, para substituir o brasileiro Otto Bumbel. Se Béla Guttmann chegou no dia dos finados, o campeonato também era dado então por finado, tal a distância pontual para o Benfica. Guttmann apanha o comboio na jornada 8 e irá encetar uma extraordinária 2ª volta que culmina com um título conquistado de forma inusitada em Torres Vedras. Era o 5º campeonato do FC Porto e até hoje o único conquistado após uma chicotada a meio de uma temporada. Na jornada 12, perto do final da 1ª volta, o FC Porto joga em Braga, no 1º de Maio e vence essa partida por 2-1. Apesar do 4º lugar e dos 4 pontos de distância para o líder Benfica, nas restantes 14 jornadas até final do Campeonato, os Dragões vencem 11 partidas e apenas cedem 3 empates, sinalizando com essa vitória em Braga a reviravolta. Fica o onze do FC Porto orientado por  Béla Guttmann, nessa partida e vitória conquistada em Braga:  Pinho; Virgílio, Albano Sarmento e Barbosa: Luís Roberto e Monteiro da Costa, Carlos Duarte, Hernâni, Perdigão, Noé e Teixeira. Hernâni bisou e carimbou essa vitória decisiva em Braga!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset