Populares Mês

sexta-feira, 1 de setembro de 2017


Como disse sempre, vamos indo e vamos vendo, no primeiro dia após o fecho do mercado, falamos. O mercado fechou é o momento de falar.
Como sempre, vai ser uma opinião de adepto e o adepto analisa com a paixão e o coração. Teclar é fácil, gerir aqui, também, a razão tende a ficar de lado e como da parte do F.C.Porto o silêncio prevalece, não há explicações, é a análise de alguém que estando fora não sabe como as coisas se desenrolaram de facto. Ora, sendo assim, a análise pode sair deturpada, especulativa, baseada em factos que circulam, em alguns casos pode não ter nada a ver com a realidade.

Directo ao assunto: quem não tem dinheiro não tem vícios, é a frase que melhor sintetiza o momento actual do F.C.Porto. Nos últimos anos gerimos muito mal, cometemos muitos erros, alguns autênticos crimes de lesa pátria - exemplo: gastar mais de 12 milões de euros em Depoitre e Boly, quando tínhamos melhor e emprestamos, Reyes, Indi e Aboubakar...-, estamos numa situação complicada, sob a alçada da UEFA, temos, dentro destas premissas, gerir de cinto apertado, fazer opções e tomar decisões, não as que certamente gostaríamos de tomar, mas aquelas que são possíveis. A situação é esta, ponto final.

Por a situação ser esta, lamento muito que o F.C.Porto não possa oferecer ao treinador que nos últimos anos mais e melhor trabalho/resultados apresentou até ao fecho do mercado de Verão, um único reforço - é preciso recuar até 1993/1994, segunda passagem de Ivic, para encontrar algo semelhante. Nessa altura foi Vinha a única contratação, agora foi Vaná, para terceiro guarda-redes - o que penso que aconteceu: o guarda-redes brasileiro foi apalavrado no pressuposto que Iker Casillas ia sair, não saiu, mesmo assim não recuamos, honramos o compromisso. Nada contra. 
Como não há pasta, para além de não haver possibilidades de contratar dois ou três jogadores que, sempre na minha opinião, cairiam bem no plantel: um médio diferente dos que temos, um ala e de preferência fosse capaz de jogar nos dois lados, um avançado, também não foi possível prevenir saídas de última hora. Na impossibilidade de substituir em tempo útil, mantendo o nível, alguns dos jogadores do chamado núcleo duro para quem houve propostas, a opção foi resistir, manter aqueles mais custariam ao treinador, perder. Pelo menos isso foi conseguido, fica  aquém do desejável, mas paciência.

Excedentários:
Por razões compreensíveis, a principal, baixar custos com o pessoal, precisávamos de nos libertar de vários jogadores que tendo contrato com o F.C.Porto não contavam para o treinador, os chamados excedentários. Não sei quando renderam esses jogadores - não temos, ao contrário de outro clube, prostitutos a extrapolarem para mais do dobro o valor conseguido. Benfica conseguiu 28 milhões pelos excedentários, mas foi apenas nas vossas mentes de vendilhões do templo, freteiros e cartilhados -, a sensação é que houve uma decisão política. Era preciso limpar, limpou-se, mesmo que a custo zero. Há quem ache que fomos pela solução mais fácil, mas como tenho muitas dúvidas que conseguíssemos melhor... os jogadores do F.C.Porto têm bons salários, como em Portugal é difícil quem tenha capacidade para lhes pagar por inteiro, deixá-los sair para clubes que nos libertem dos encargos já não é mau.

Marcano, Reyes e Aboubakar. jogadores que estão no último ano de contrato, pode sair a custo zero:
Lá está, mas segundo li, o F.C.Porto vai avançar para a compra da parte do passe de Vincent Aboubakar que ainda pertence ao Lorient. Se for verdade, como não acredito que fossemos por aí sem ter garantias que o avançado camaronês vai renovar, é uma boa notícia, menos um problema. Não é fácil nos tempos que correm encontrar alguém como Aboubakar sem gastar muito pilim.
Marcano, tem-se mostrado um defesa fiável, é esquerdino, algo que deve ser relevado, veio por custos baixos, é um jogador a manter, obviamente, ponderando o que deve ser ponderado. Se Marcano que em Janeiro já pode assinar por outro clube, tiver propostas de tal forma que a renovação se torne impossível, é caso de avaliar o que fazer. Ou ficamos com ele até ao final da época - é o capitão, tem boa cabeça, mesmo que saia manterá o compromisso até ao fim -, ou se houver uma proposta razoável devera sair no mercado de Inverno e aí já temos de ter alguém já preparado para o substituir.
Reyes, é o caso mais complicado, por várias razões, a principal é o facto de ter jogado muito pouco. Com o Espanhol de Barcelona a sinalizar que voltará à carga por ele e mantendo-se esta condição, é natural que o central mexicano não queira renovar e dificilmente deixará de ser um investimento sem retorno.

Empréstimos de João Carlos Teixeira ao S.C.Braga e Rui Pedro ao Boavista:
Por mim, adepto sem quaisquer responsabilidade na gestão, nem João Carlos Teixeira ia para o Braga nem Rui Pedro para o Boavista.
João Carlos Teixeira tem talento, potencial, mas tem jogado pouco nos últimos anos, precisa de jogar. Vai para um clube que participa nas provas europeias, luta pelos lugares cimeiros, vamos ver se mostra a qualidade que indicia, valor para aspirar regressar, jogar com regularidade no F.C.Porto. Isto é uma parte, a desportiva, a outra, a questão política, não ia  para o Braga, porque mesmo nunca tendo lido nem ouvido nada por parte de quem dirige o F.C.Porto que vá no sentido dos bracarenses serem mais exigentes connosco que com os outros clubes com quem negoceiam; terem atitudes de faltas de respeito com as nossas comitivas que se deslocam à "Pedreira"; mesmo não estejam a defender os seus interesses, há a sensação que eles só coçam para dentro, não cedem nada. Nas vendas querem tudo, nas compras ou empréstimos, só querem facilidades. Para além disso, Braga, o seus dois amores e a paixão eterna pelo clube do regime, mexe comigo. Não posso com eles. Dito isto, como não sei as razões que estão por trás do empréstimo e podem ser várias, desde o pagamento integral do salário de João Carlos Teixeira, factor a ter em conta, até direitos de preferência sobre um qualquer jogador bracarense, passando por compromissos que ficaram saldados com este empréstimo, vou acreditar que há razões fortes que motivaram a ida de João Carlos Teixeira para Braga. Não há qualquer masoquismo no comportamento dos dirigentes do F.C.Porto.- a propósito, lembro que no Verão passado, apesar de Rafa ter ido para o Benfica, ainda fomos lá buscar Boly.

Se nem com Soares lesionado, Rui Pedro fazia parte dos 18 de Sérgio Conceição, é porque o treinador do F.C.Porto não contava muito com ele. Assim, como Rui Pedro precisa de jogar e o patamar da 2ª Liga é pouco, é natural o empréstimo. Já ao Boavista... O clube do Bessa vai lutar apenas para não descer, passar a maior parte dos jogos a defender, Rui Pedro vai poder evoluir nestas condições? Tenho dúvidas. Mas o treinador do Boavista é competente... pode ser que Rui Pedro cresça e se torne melhor jogador. Depois, é preciso não esquecer o mais primário anti-portismo da grande maioria dos boavisteiros, João Loureiro incluído.

Portanto, teremos o plantel do F.C.Porto com os seguintes jogadores:
Guarda-redes, Casillas, José Sá e Vaná - João Costa vai jogar para a B, Fabiano está lesionado.
Defesas, Maxi, Ricardo Pereira, Felipe, Reyes, Marcano, Alex Telles e Layún;
Médios, Danilo, Sérgio Oliveira, André André, Otávio, Óliver, Herrera;
Avançados, Corona, Marega, Soares, Aboubakar, Hernâni e Brahimi - Bueno foi inscrito, não sei se ainda vai sair, se vai ser reintegrado no plantel ou jogar na equipa B.
Não é o melhor plantel dos últimos anos, longe disso, mas também não é um plantel tão desequilibrado como o pintam. Há qualidade, polivalência em alguns jogadores - Layún, Ricardo Pereira, Reyes, Otávio, Herrera, Marega -, talento à espreita na equipa B e com um treinador que tem dado provas de competência e uma paixão contagiante, junto com o entusiasmo de uma massa adepta que tem apoiado como nunca, para consumo interno, se não somos os principais favoritos, temos condições para podermos lutar pelo título.

Nota final:
São estes que temos, são estes os que vou apoiar, torcendo e lutando dentro das minhas possibilidades, pelo sucesso, sabendo quando devo ser mais ou menos exigente.
Não vou ficar a olhar para trás, raciocinar como podia ser se, mas olhando para a frente, porque mais importante do que saber como aqui chegamos, é como vamos sair daqui. E com a certeza que na hora do balanço final saberei a quem primeiro creditar os méritos se houver sucesso e quem apontar o dedo em primeiro lugar se ele não acontecer.
Quem quiser falar que fale agora, aqueles que só aparecem quando as coisas correm mal aqui têm vida difícil.
O meu clube é o F.C.Porto e o F.C.Porto está acima de tudo e de todos.

PS - Os escróques que extrapolam as cores encarnadas, de nada fazem um filme maravilhoso, nem que para isso seja preciso mentir de forma descarada, enquanto no que toca à cor azul só procuram as coisas negativas, apresentar filmes de terror, os que estavam fartos de saber que Gabigol já estava no Benfica, mas juntaram à última hora o interesse do F.C.Porto, todos percebemos porquê, esses vão continuar a levar comigo e o tratamento será o mesmo de sempre: de prostitutos para cima.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset