Populares Mês

terça-feira, 19 de dezembro de 2017


O primeiro postal de Natal vai para Moussa Marega(MM).
Se há jogador que tem surpreendido os portistas que percebem de bola, sabem o que podem pedir, exigir aos jogadores e está claramente acima das melhores expectativas, é MM. Já fez 12 golos no campeonato e podia fazer mais se os médios, mas não só, do F.C.Porto, arriscassem, lhe colocassem a bola no espaço para onde ele vai nas muitas diagonais que faz durante o jogo, a maioria das vezes em vão, a bola não entra onde era preciso. Ontem Brahimi meteu a bola no sítio certo, MM meteu aquele corpanzil na frente, ganhou posição e meteu a redondinha lá dentro duas vezes.
Numa equipa que é colectivamente forte, ninguém se poupa e há muitos destaques - Marcano é o patrão da defesa; Ricardo Pereira pode ser defesa ou avançado, com um rendimento sempre regular, embora goste mais dele a partir de trás, quando tem mais metros para embalar; Alex Telles é brilhante, porque defende e ataca bem, é muito bom nos lances de bola parada; Hector Herrera está a fazer uma temporada magnífica e a mostrar no F.C.Porto aquilo que mostra(va) sempre na selecção mexicana e levou à sua contratação; Danilo, está cada vez melhor e longe vão os tempos em que aqui no tasco manifestava reticências, se seria capaz de pensar e executar rápido num modelo de jogo que privilegia as saídas rápidas e com muitos para o ataque; Aboubakar está cansado, mas mesmo assim continua fiável e a marcar; Brahimi é o génio, aquele de de um momento para o outro tira um coelho da cartola, desbloqueia e decide com um golo ou uma assistência açucarada -, se tivesse de escolher apenas um... seria MM!
Uma palavra para Sérgio Conceição, tem muito mérito na forma como alguns jogadores têm crescido, alguns patinhos feios estão cada vez mais parecidos com bonitos cisnes, muito mais valorizados. 

O segundo postal tem o título que vem já  a seguir...
É preciso ter uma grande lata!
- Não, não és tu, miúdo, tu és um verdadeiro Dragão, tão pequenino e já com uma enorme bandeira, é de Homem! É o Benfica, também conhecido por clube do regime.
Um clube que no seu canal de televisão sistematicamente violava a lei com programas diários divulgando escutas ilegais do Apito Dourado, descontextualizando-as e manipulando-as a seu belo prazer, apenas com o objectivo de denegrir, provocar, achincalhar e insultar um clube, dirigentes e adeptos, incapaz de desmentir o óbvio; com lama até ao pescoço, o SLB vem agora através de escritórios de advogados pagos a peso de ouro, ameaçar tudo e todos com papões de processos para a frente e para trás? É preciso ter uma grande lata, uma enorme desfaçatez, não ter um pingo de vergonha na cara. Este Benfica presidido por um bronco e carroceiro, só pode ser bronco e carroceiro.
Tenho um amigo que tem uma teoria curiosa sobre o que despoletou esta reacção do Benfica. Diz ele que foi o facto de finalmente a lixeira da manhã ter pegado no caso dos e-mails...

O terceiro é para o treinador do Marítimo.
Quantas defesas fez José Sá a remates de jogadores do Marítimo, quando os insulares estavam com onze jogadores? Uma, no lance que deu o golo e mais nenhuma, a equipa de Daniel Ramos foi das equipas que menos se chegou à frente no Dragão. O Marítimo limitou-se, sim, mesmo quando estava com onze, a defender no último terço do campo, um bloco de 5 mais 5,  todos atrás da linha da bola, em posse raramente saíram a jogar. Fazer papel de vítima, queixinhas, criticando o árbitro quando a expulsão é clara e indiscutível, é patético, ridículo, só serve para sacudir a água do capote, agradar aos amigos do Guardanapo. Mal vai o campeonato português quando o 5º classificado se comporta como uma equipazinha daquelas que apenas lutam para não descer, vem só à procura do pontinho.

O quarto, não podiam ficar de fora, é para os amigos do panfleto da queimada.
Alguns dos comentários a um twitte de Francisco J. Marques, no site do jornal que o Serpa devia dirigir, mas não dirige:
«Realmente o nosso país é uma VERGONHA!!!! Justiça em Portugal é uma vergonha!!! Tribunais em Portugal é uma vergonha!!! Juízes e os demais em Portugal são uma vergonha!!! Como que este verme, este parasita da sociedade ainda não está na cadeia?! Portugal é uma vergonha !!!!!»

«A este gajo eu passo os meus Colhões por cima...»

«E continua a marrar baixo! Olha de frente, não tenhas medo, porque os "homens das cobranças difíceis, o homem do fraque" foram passar o fim de semana à terra! Podia aproveitar o guito que o Papa lhe paga pelos vómitos e aleivosias que lhe saem da goela para ir pagando alguns Calotes! Vai acabar mal!»
Como podem ver, estes são três entre muitos comentários publicados no site do panfleto da queimada a propósito de um twitte do director de comunicação e informação do F.C.Porto, Francisco J.Marques. Lindo, didáctico, construtivo, um verdadeiro contributo para acabar com aquilo que no panfleto chamam, clima de ódio. Mas nada disto é surpreendente, surpreendente, é aquela gentalha aparecer a apregoar a moral e os bons costumes. Como já os conheço e nem de borla os queria, só me apetece dizer, usando uma linguagem semelhante:
- Metam a vossa superioridade moral pelo olho do traseiro acima.
 
O quinto e último, este de Boas-Festas, é para JP - não sei o que significam o J e o P - e que deixou em comentário as curiosas estatísticas do comportamento do Tondela, em número de faltas. A disparidade em relação ao jogo frente ao Benfica é de tal ordem que, confesso, não devia, mas até tenho pena do Pepa.
1ª Feirense-Tondela 21 faltas
2ª Tondela-FCPorto 20 faltas
3ª Tondela-Estoril 23 faltas
4º Moreirense-Tondela 20 faltas
5ª Tondela-PFerreira 25 faltas
6ª Sporting-Tondela 20 faltas
7ª Tondela-Braga 14 faltas
8ª Chaves-Tondela 16 faltas
9ª Tondela-Belenenses 19 faltas
10ª Marítimo-Tondela 21 faltas
11ª Tondela-Boavista 14 faltas
12ª Portimonense-Tondela 22 faltas
13ª Tondela-RioAve 14 faltas
14º Aves-Tondela 18 faltas
15ª Tondela-Benfica 7 faltas


Postal de Natal, PS - Já tinha feito o post, quando numa ida ao facebook apanhei o Zé Marinho, conhecido na gíria, pelo nado morto ou coitado do Zé Marinho, na BTV a dizer algo que se pode sintetizar assim:
Eles, Porto e Sporting, estão cheios de inveja do Benfica, porque o Benfica venceu facilmente e por 5-1 o Tondela, Porto e Sporting viram-se aflitos, ficaram-se apenas por 1-0 e 2-0, respectivamente. 
- Ó Zé Marinho, eh, pá, come umas canjinhas - dizem que faz bem ao cérebro - e não te deixes contaminar, estás a ficar igualzinho ao leitor.  
Olha para cima, Zé, mesmo que andes muito perturbado - gostava mais de ti quando eras um crítico feroz do Luís Filipe, eras mais tu... -, vais perceber as razões e porque mais uma vez fizeste uma figurinha triste - não tarda muito e estás a levar com o rótulo de peixeiro, carniceiro, padeiro... não levas de merceeiro porque esse já tem destinatário, é o Pedro Guerra

Duas de última hora:
Esta é de compêndio...

Eles bem que tentaram e para isso mobilizaram os cartilheiros, freteiros e recadeiros todos, mas a invasão do adepto no jogo contra o clube do regime só valeu uma multa ao F.C.Porto. Azar!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset