Populares Mês

quinta-feira, 31 de maio de 2018


Se um jogador - mais a família e o empresário -, que tem 19 anos feitos há pouco tempo, que chegou ao F.C.Porto ainda com ranho no nariz, está num clube de topo, com óptimas condições de trabalho e onde é estimado; um clube que é um dos recordistas de participações na Champions League - prova que mais uma vez vai disputar, entrando directamente na Fase de Grupos -, com tudo o que isso significa, tem possibilidades de ser titular, evoluir naturalmente, crescer, ganhar mais experiência e maturidade e porque o F.C.Porto nunca cortou as pernas a ninguém, se a evolução que o seu talento e potencial permitem adivinhar, se confirmar, daqui a dois ou três anos pode sair já mais bem preparado e pronto para jogar em campeonatos muito mais exigentes e em clubes que cobram muito mais, não coloca no prato da balança nada disso e só pensa em ir com toda a sede do mundo, ao pote, então esse jogador que vá à vidinha dele. Só lhe desejo muita sorte e que não seja a versão portista do Renato Sanches. Isto serve para o Diogo Dalot, se se confirmar tudo o que vem na imprensa - oficialmente nada transpira. E se compreendo que o segredo é a alma do negócio, quando começam a surgir todo o tipo de notícias, algumas que colocam o F.C.Porto mal na fotografia, na minha opinião, devia surgir um esclarecimento, nem que fosse numa pequena nota no twitter -, como serve para todos os outros.
Dito isto, porque é que sempre que há um negócio destes o assunto não é encarado com normalidade, há sempre quem faça um grande filme de terror, apresente as mais tenebrosas teorias da conspiração?
E a propósito, agora que o chiqueiro da queimada já anda à procura de sucessor de Jorge Nuno Pinto da Costa - para mim, é claro, antes de Abril de 2020 a questão não se coloca. Depois veremos. Por isso não contem comigo para alimentar novelas que de certeza e neste momento, não interessam ao F.C.Porto. Quando a questão se colocar, entre os muitos milhares de portistas, haverá certamente quem se apresente. E será nessa altura que temos de dar ao assunto a atenção que ele merece -, pelo que vejo sobre a capacidade de gerir que alguns demonstram, o futuro vai ser ainda mais risonho. Com os grandes gestores que pululam por aí, tudo vai ser um mar de rosas, vão fazer-se sempre grandes compras e grandes vendas, qualquer puto com 14 ou 15 anos que faça umas gracinhas com a bola, pumba, cláusula à Bruno, toma lá com 50 milhões, ganhar títulos todos os anos. Sim, porque eles nunca se enganam e raramente têm duvidas.

Notas finais:
Quem já viu partir grandes craques e o F.C.Porto continuar no seu caminho de sucesso, vai agora preocupar-se com a saída de um miúdo que tem grande talento e potencial, é verdade, mas que ainda é apenas uma promessa? Eu não me preocupo nada e como não sou visionário nunca colocaria no Diogo Dalot uma cláusula de ponta-de-lança. Sim, até porque este frenesim Dalot já se passou, por exemplo, com Rui Pedro e viu-se no que deu...

Pelos vistos há quem defenda a teoria que os contratos agora não são para respeitar, não valem nada. Por exemplo: fazemos um contrato com um jogador por 3 ou 4 anos, mas se as coisas correrem bem ao jogador, temos de lhe melhorar o contrato recentemente rubricado, sob pena de termos um jogador descontente ou ainda pior, no futuro e no tempo próprio, recusar-se a qualquer negociação? Não, não podemos, nem devemos, ceder a pressões, ameaças, chantagens, assinar contrato num ano e no ano seguinte já estarmos a ser confrontados com pedidos de alterações salariais. Tem de haver boa-fé, respeito de ambas as partes pelo compromisso assinado, não podem ser apenas os interesses do jogador a serem salvaguardados, se alguns não corresponderem também temos o devr de cumprir sempre e até ao fim do contrato. Lamentavelmente, nos últimos tempos, UEFA e FIFA têm olhado muito mais para os interesses dos jogadores que dos clubes e se os abusos devem ser reprimidos, não pode haver grandes desequilíbrios entre os interesses de uns e outros.

Ainda sobre Dalot:
O F.C.Porto é demasiado grande para que façamos um drama pela saída de um jogador que ainda tem muito que caminhar.
Esta minha posição não é agora, já aqui tinha falado sobre o assunto. Por isso, para mim, dispenso bem juras de amor, frases feitas, tipo, Somos Porto, beijinhos no emblema, etc. Se forem bons profissionais e respeitarem o F.C.Porto... para mim, chega e sobra.

Marcano, embora não seja uma novidade, foi hoje oficialmente confirmada a saída. Sai a custo zero, mas o rendimento desportivo, particularmente nas duas últimas épocas, foi muito bom e nem sempre se consegue juntar o útil ao agradável.
Tenho pena que saia, desportivamente, mas não só - trata-se de um profissional a quem não se pode apontar nada. Acredito que tentamos renovar, não foi possível, paciência. Não podemos é voltar a cometer as loucuras que nos colocaram sob a alçada da UEFA.
Que seja feliz na Roma. Mas que se prepare, a A.S.Roma não é o F.C.Porto, nem Roma, por muito bonita que seja, é o Porto.

Uma pergunta muito simples:
O que fez de relevante Patrick para ser contratado pelo Benfica? 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset