Populares Mês

terça-feira, 24 de setembro de 2019


Como se viu após o jogo de Portimão a Sport TV andou de lupa à caça de imagens para provar que a bola não bateu no braço, bateu no peito do jogador Jadson, não era penálti. Não acho que tenham provado nada, as imagens não são conclusivas, mas que andaram, andaram e com isso lá deram origem a mais um capítulo do Perdoa-me, algo que só acontece no futebol português quando o F.C.Porto é pretensamente beneficiado ou o SLB prejudicado. Mas no jogo entre Moreirense e Benfica, aí a quiduxa Sport TV nem o básico conseguiu mostrar - se no 1° golo do clube de todos os regimes, o lançamento de linha lateral foi bem ou mal decidido; se no início da jogada que terminou no 2° golo, Rúben Dias fez ou não falta sobre o avançado da equipa de Moreira de Cónegos.
Este comportamento é recorrente, pena que o F.C.Porto não tome uma posição de força contra o operador que transmite a maioria dos jogos da Liga NOS.

Porque isto está tudo ligado, o SLB, fiel aos seus princípios de apregoar o bem, mas fazer tudo para pressionar, confundir, coagir e condicionar, já começou a campanha contra a arbitragem. Também não surpreende, eles sempre foram assim e acreditar que este Benfica de Luís Filipe Vieira, feio, porco e mau, alguma vez vai mudar é acreditar no Pai Natal. Também não causa surpresa que os chiqueiros capturados e ao serviço do Benfica, aqueles que criticavam quando o F.C.Porto, cheio de razão, reclamava, agora zelosos como sempre, vaquinhas como sempre, lá se aprestem a fazer de câmara de eco e a extrapolar as queixinhas dos encarnados da Luz.

Imagens à la carte
As imagens que vazaram de Bruno Fernandes a pontapear as portas e a atirar miminhos a quem lhe apareceu pela frente, no túnel do Bessa, não são bonitas. Não estarei a dizer nenhuma asneira se disser que aposto, se fosse alguém do F.C.Porto a fazer aquilo já tinha caído o Carmo e a Trindade, a polémica era generalizada, o excelentíssimo doutor Meirim, presidente do CD, já tinha instaurado um processo disciplinar. Assim e até ver, só temos umas notícias, algumas curiosas, que dizem, mais coisa menos coisa, o capitão do Sporting encara a possibilidade processar quem divulgou as imagens comprometedoras.
Este episódio é apenas mais um de imagens que vazaram e nessa matéria verdes e azuis têm razões de queixa, as imagens vazam à la carte. Um exemplo vem já a seguir...

Recuemos no tempo, quando no mesmo local, houve uma enorme salgalhada e uma grande pouca vergonha, só que nessa ocasião as imagens não vazaram.
Intervenientes, o árbitro Lucílio Baptista e o na altura jogador do Benfica, Rui Costa.

Repare-se:
«Rui Costa vs Lucilio Baptista após entrada no túnel:
Rui Costa para o árbitro: "És um filho da puta…
És sempre a mesma merda…
Trazes a camisola vestida…
Despe a camisola…filho da puta…boi."

(este tipo de insultos foi também proferido pelo Petit, mas este quase sempre de costas para o árbitro)

- Rui Costa segue Lucílio para uma zona próxima do balneário do árbitro e interpõe-se Manuel Barbosa.

- O dirigente do Boavista diz: "Não estás em tua casa, aqui não fazes o que queres."
Rui Costa responde: "Falas comigo quando falar contigo"…e afasta-o.

- Entre empurrões chega a polícia.
- Rui Costa afasta um agente da autoridade com um empurrão.
- Continuam os insultos…

- Um segurança do Boavista segura em Rui Costa e empurra-o para o balneário.
O delegado da Liga, Braga da Cruz, que estava no local, assistiu a tudo.»

Como vêem, a coisa não foi bonita... Castigos? Nada. O árbitro não fez qualquer referência no relatório e o delegado da Liga também num biu nem oubiu nada.

O futebol português continua a ser um futebol de filho e enteados, onde onde as polémicas crescem ou nem existem ao sabor do interesse do mesmo, onde os destaques se dão ou não, também ao sabor do interesse do mesmo, onde imagens convenientes surgem ou não surgem, ainda ao sabor do interesse do mesmo, onde os lobos com pele de cordeiro são mais que muitos, onde os responsáveis da FPF e da Liga ficam quietinhos e caladinhos e até me atrevo a dizer: a rezar para que tudo corra bem ao SLB... porque assim ninguém os chateia. Eles sabem muito bem que neste futebol quando as coisas correm mal a este Benfica de Vieira, é uma gritaria sem fim, o futebol português pega fogo.

Nota para o portismo:
Já aqui disse e repeti, mas como há poucos dias voltou a ser tema de conversa entre Joana Amaral Dias e o Papa-Hóstias, Bagão Félix, aproveito para deixar aqui um nota dedicada ao portismo em geral e em particular àquele que tem acesso aos órgãos de comunicação social.
- Meus amigos e minhas amigas, não permitam que uma mentira muitas vezes repetida, passe por ser verdade. Refiro-me ao facto de ser voz corrente entre alguns freteiros, recadeiros e cartilheiros ao serviço do SLB, que Jorge Nuno Pinto da Costa, quando do Apito Dourado, fugiu para Vigo para fugir à justiça. É mentira! O presidente do F.C.Porto à hora marcada apresentou-se no Tribunal de Gondomar, foi ouvido pelo juiz, foram decretadas as medidas de coacção, o processo seguiu os seus trâmites, terminou como sabemos, Pinto da Costa e F.C.Porto totalmente ilibados de todos os crimes. O presidente fugiu foi ao circo mediático que eles tinham montado, ao vexame e ao enxovalho público. Porque apesar de a acusação estar concluída, foi para isso que o queriam ir buscar a uma sexta-feira, mantê-lo preso durante o fim-de-semana para o levar a Tribunal na segunda. Foi isto que aconteceu, ponto final. Não deixem nunca mais passar a mentira.

Nota final:
O F.C.Porto inicia amanhã frente ao Santa Clara a sua participação na Taça da Liga. Obviamente, queremos ganhar, mas deixo aqui o meu pensamento repetido para esta prova: cumprindo os preceitos regulamentares - têm de estar na equipa que vai entrar em campo um número de jogadores, não sei qual, que estiveram na ficha do último jogo para o campeonato e pelos menos um? jogador formado localmente -, este jogo e esta prova, deviam servir para rodar os jogadores não utilizados ou com pouca utilização, lançamento de jovens. Não sei se cumpre os regulamentos, mas Diogo Costa, Saravia, Mbemba, Diogo Leite e Alex Telles ou Manafá, Loum e Bruno Costa, Romário Baró, Soares, Fábio Silva e Nakajima.

Sucessão dinástica, Miguel Sousa Tavares?! Isso é que era bom...

Taça da Liga, F.C.Porto 1 - Santa Clara 0. Uma vitória justíssima dos Dragões, com uma exibição, atendendo às circunstâncias - Diogo Costa, Manafá, Pepe, Diogo Leite e Alex Telles, Mbemba e Bruno Costa, Romário Baró, Fábio Silva, Soares e Nakajimamuitas alterações em relação àquela que é a equipa habitualmente titular -, acima das expectativas.

Tirando os primeiros 20 minutos da 1ª parte em que o colectivo portista não funcionou bem e permitiu alguma ousadia aos açorianos, facto que deve ser encarado como natural, depois e em particular na etapa complementar, a equipa de Sérgio Conceição exibiu-se a um nível muito aceitável, teve bola, soube o que fazer com ela, faltou apenas melhor definição na zona de finalização para que a vitória não ficasse apenas na diferença mínima.

Muito bem os menos utilizados e em particular Manafá, Mbemba, Diogo Leite - marcou o golo da vitória -, Bruno Costa e Nakajima - para mim o melhor em campo - com Romário Baró a alternar coisas muito boas com outras nem tanto. Diogo Costa teve uma ou outra hesitação nas bolas cruzadas e de Fábio Silva esperava um pouco mais.

De lamentar uma entrada brutal e que merecia vermelho e não amarelo, de Fábio Cardoso - um anjinho sempre azarado e que até cai sozinho sempre que joga frente ao Benfica (AQUI) e uma fera quando tem pela frente o azul e branco - sobre Romário e que lesionou, provavelmente com gravidade o jogador do F.C.Porto.

Disputou-se hoje também a 1ª jornada da Premier League International CUP, com o F.C.Porto B a ser goleado pelo Swansea por 5-1.
É preciso dizer que os Dragões já venceram esta prova duas vezes, têm um prestígio que não pode ser desbaratado desta maneira. Na época passada foi mau, está está a começar muito mal, aliás na mesma linha do que tem acontecido no campeonato da 2ª Liga. Onde, recorde-se, na temporada anterior o espectro da descida pairou e esta as coisas vão pelo mesmo caminho.
Há gente para fazer melhor, muitos dos jogadores que estão na equipa B são vencedores da Youth League, campeões europeus de sub-19. A história de 2018/2019 não pode repetir-se em 2019/2020.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset