Populares Mês

segunda-feira, 4 de maio de 2020


Fernando Gomes(FG) apresentou um conjunto de propostas para um futebol melhor no futuro. Ora, qualquer um subscreverá, por exemplo, "Venda de direitos televisivos para outros países"; "Mais tempo útil de jogo, mais qualidade técnica, menos faltas"; "Construir provas rentáveis, relevantes e viáveis".

Mas vamos lá a ver: pode haver um futebol português melhor, quando existe um clube, o Benfica, que se acha o mais, maior, melhor, grande, no direito divino de ganhar sempre, os outros só têm de se curvar, estender a passadeira, prestar vassalagem? Um clube que quando não ganha é incapaz de reconhecer o mérito e pior, directa e indirectamente, faz tudo para denegrir a imagem de quem ganhou?

Pode haver um futebol português melhor com uma imprensa que, salvo raríssimas excepções, é facciosa, sectária, está claramente ao serviço do Benfica? Uma imprensa que não é séria, para servir os interesses do clube do regime, mente, omite, branqueia, está sempre pronta a disparar e atacar todos aqueles que possam colocar em causa os sucessos do SLB?

Pode haver um futebol português melhor com uma justiça onde o benfiquismo fanático e doentio é colocado à vista por juízes que deviam ser referências de respeito, equilíbrio, equidistância e principalmente, RECATO?

Pode haver um futebol português melhor quando os mais altos poderes políticos têm uma relação de promiscuidade com o Benfica, relação essa que se fosse vista e praticada noutras latitudes seria fortemente criticada, cairia o Carmo e a Trindade como já aconteceu no passado? Já para não falar na forma como alguns, que estão em cargos de relevância no governo, se expõem ao ridículo, não se coibindo de apressar interpelações no Parlamento, pasme-se, porque está na hora de ver o Benfica.

Pode haver um futebol português melhor quando o presidente da FPF está de cócoras e subjugado aos interesses do Benfica?
A todas as perguntas a resposta é um óbvio, NÃO! Claro que o futuro do futebol português não pode estar garantido quando há um clube que nem se importa de ganhar por falta de comparência, funciona como um eucalipto que tenta secar tudo à volta.

Agora vejamos alguns exemplos de escolhas de FG:
Esta escolha de Cláudia Santos para o Conselho de Disciplina da FPF, não é a excepção à regra de escolhas criteriosas e equidistantes. Não, desde os tempos em que presidiu à LPFP, até ao cargo que exerce actualmente, presidência da FPF, todas as escolhas do líder da FPF são de acordo com os interesses e têm o OK do SLB. Desde ter mantido Vítor Pereira na arbitragem, quando já eram conhecidas as poucas vergonhas que grassavam no sector; até à escolha do primeiro dos seus responsáveis para a disciplina, Herculano Lima - ver aqui a postura deste senhor doutor juiz e já que lá estão aproveitem para outros dedicados a  FG; passando pela escolha de Hermínio Loureiro para a vice-presidência; ou José Manuel Meirim para o órgão disciplinar; e terminam agora nesta escolha para o CD. Mas não é só, por exemplo, como diz um amigo, PT, "Para além de termos uma FPF com uma estrutura directiva, comunicação e afins, pesadíssima e que sorve muitos, muitos M€, enquanto os clubes os clubes formadores, pequenos ou grandes andam a contar os tostões... O que fazem mesmo na Estrutura da FPF, Humberto, Couceiro, João V. Pinto - irradiado num Mundial por agressão a um árbitro -  ou Pauleta? Um não chegava? E a pesada máquina da Comunicação? É o benfiquista programa Mais Futebol em peso: Luís Sobral, esse encardido benfiquista agora até é diretor-geral adjunto da FPF  - recordam-se da expulsão de Danilo em Moreira de Cónegos? Lembram-se então do protagonismo do Sobral e da comunicação da FPF? ... Depois, a irmã do Tadeia, ou a filha do Peseiro, a FPF é um Centro de Emprego..."

Há quem diga que FG, após lhe terem roubado do computador, tem o rabo trilhado e por isso está mas mãos do Benfica. Apesar de teorias que já me chegaram, algumas do arco da velha, sobre o conteúdo que estava no computador, não é por causa do computador roubado que o actual presidente da FPF esta de cócoras e subjugado aos interesses do SLB. Para mim, é, porque FG, como tantos outros, sabe que estando do lado do benfiquistão, deste polvo gigantesco e de contornos mafiosos, neste país ninguém o chateia. Pelo contrário, como se tem visto nos órgãos de comunicação social fervorosamente benfiquistas, como o chiqueiro da queimada, são só elogios. Ele sabe que se o seu consulado à frente dos destinos da FPF, correspondesse a um período de hegemonia do F.C.Porto, não só não renovaria o mandato, como provavelmente não terminaria o primeiro, bem como nunca chegaria aos lugares de topo na UEFA, como chegou - basta ver o que se diz quando as coisas não estão à feição do clube do regime...  mas esta postura de FG não é sinal de independência, distanciamento em relação ao clube onde jogou e foi dirigente. Não, FG é assim, sonso, o protótipo do parolo que fica deslumbrado pela capital do Império e faz tudo, até renegar as origens, para agradar àqueles que lhe garantem manter o lugar sem grandes complicações.

Quanto à senhora que foi escolhida para presidir ao CD da FPF, Cláudia Santos, vai ter bom senso, a capacidade para perceber que não tem condições para ocupar o lugar e não vai tomar posse.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset