Populares Mês

domingo, 28 de novembro de 2021


Depois da derrota em Anfield Road frente ao Liverpool, no regresso ao campeonato, o F.C.Porto recebeu e venceu o Vitória S.C., num jogo em que podia ter vencido por uma diferença bem maior.


O jogo começou vivo, bem disputado, F.C.Porto com mais bola, mas Vitória bem organizado, atrevido e perigoso. Aos 17 minutos Luis Díaz falhou de baliza aberta, na resposta Diogo Costa foi obrigado a uma boa defesa. 

Dragões a atacarem, mas demasiadas vezes tentando a profundidade, vitorianos no contra-ataque privilegiando os flancos, onde os laterias portistas sentiam dificuldades. Zaidu, muito mal, fez penálti, golo, Vitória na frente do marcador iam decorridos 36 minutos. Empatou quese de seguida o F.C.Porto, num golo extraordinário de Luis Díaz. Já em cima do minuto 45, Taremi marcou, mas o VAR anulou por 9 cm. Já no tempo de descontos, Bruno Varela com uma fantástica defesa evitou a cambalhota portista.


Resumindo, uma 1ª parte excelente, F.C.Porto a dominar, mas o Vitória a sair sempre com critério a dificultar a tarefa da equipa de Sérgio Conceição. O resultado ao intervalo ajustava-se ao desenrolar do jogo.


Na 2ª parte, F.C.Porto com Vitinha no lugar de Sérgio Oliveira, entrou bem, Evanilson e Luis Díaz podiam ter feito melhor, colocado os portistas em vantagem. Se a equipa de Sérgio Conceição já estava por cima e melhor, melhor ficou a partir do minuto 54 com a expulsão de Munin. Em superioridade numérica os azuis e brancos acentuaram o domínio, aos 59 minutos após excelente joagada de ataque, Evanilson consumou a cambalhota, colocou o F.C.Porto na frente. Em vantagem e a jogar bem, faltava apenas mais assertividade no último passe, mais eficácia para acabar com as dúvidas sobre o vencedor.

Já com Wendell no lugar de Zaidu e depois com Manafá e Corona nos lugares de João Mário e Otávio, o F.C.Porto nos últimos 15 minutos acusou o desgaste do jogo de Liverpool, perdeu clariviência, qualidade de jogo, falhou alguns golos cantados. Ao minuto 90 saiu Taremi - muito mal a finalizar e a passar, até chegou a atrapalhar - e entrou Fábio Vieira. Manafá ainda falhou um golo na cara do guarda-redes, o jogo terminou com a vitória da equipa líder do campeonato, apenas pela diferença mínima, quando a diferença podia e devia ser mais dilatada.


Nota final:

Depois do escândalo do Jamor, F.C.Porto e Vitória proporcionaram um excelente espectáculo a quem foi ao Dragão. Enquanto uns nem precisam de se esforçar, outros têm de dar à pinhanha para ganhar os jogos.

E sobre grandeza tantas vezes apregoada, é preciso deixar claro que a grandeza não se apregoa, pratica-se. 


PS - O VAR com o pasteleiro Artur e o seu fiel escudeiro, Licínio, tiveram olho de lince no penálti assinalado contra o F.C.Porto, no fora-de-jogo no lance que daria o 2-1 aos Dragões, mas ver a agressão de André Almeida vai no Batalha... estavam a comer uma natinha.


Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset