Populares Mês

quarta-feira, 1 de maio de 2024


 

Alguns dias após um fim-de-semana muito intenso e em que o orgulho portista se fez notar de forma exuberante, particularmente no sábado das eleições, importa dizer o seguinte.
Legitimado por uma votação que não deixou dúvidas sobre o desejo de mudança, espero que o presidente AVB depois de se inteirar de todos os dossiers e preservando o que é de preservar em nome dos superiores interesses do FCP, explique aos portistas a situação do FCP clube e SAD, qual é o ponto de partida. E comece logo pela questão do treinador. Porque é estruturante, porque depois do comportamento de Sérgio Conceição durante todo o processo eleitoral, daquela renovação a três dias das eleições e do que disse no final do FCP - Sporting: "Ainda vão saber porque assinei naquele momento", que o presidente AVB clarifique se há algo bem mais grave que uma tentativa desesperada de campanha eleitoral.
Também que clarifique a questão da Academia, o negócio com a Ithaka, o envolvimento de João Koehler e da Quadrantis, os vários processos que correm contra o FCP em tribunal por incumprimento, a questão com a UEFA, resumindo, tudo que seja importante. E também cumpra a promessa de, se for o caso, responsabilizar todos aqueles que lesaram os superiores interesses do FCP - esperemos que não seja necessário...

Fico espantado que depois do que se passou nas eleições de sábado passado e da vitória tão clara, tão esclarecedora sobre a vontade dos associados em mudar, ainda haja pessoas, que tenho por inteligentes, a terem e continuarem com um discurso que não faz sentido. Será que não perceberam que essa conversa dos papões, sejam eles quais forem, não colheu, não vai colher e foi uma entre muitas razões para a derrota do senhor presidente? Que o ADN Porto, um FCP com alma, raça, mística, antes quebrar que torcer, vai continuar, não terminou no dia 27? Que legado seria esse se tivesse um prazo de validade definido e não perdurasse no pós-JNPC, mesmo que nesses 42 anos de consulado por várias vezes se tivesse atingido o Olimpo?

Aqueles que ficam agarrados ao passado, por mais brilhante que tenha sido, dificilmente terão presente e nunca terão futuro.
Com a exigência realista que sempre caracterizou o FCP, olhemos para a frente com a certeza que um clube que transmitiu no sábado aquela manifestação de grandeza tão exuberante vai ser capaz de manter níveis altos e continuar a dar grandes alegrias a um universo portista que queremos seja cada vez maior.

PS - Em 1982 também havia muitos problemas no FCP... mas havia uma coisa que marca a diferença para 2024: o plantel que o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa herdou - muito por mérito dele enquanto responsável pelo futebol na presidência do Dr. Américo de Sá até 1980 e do senhor Pedroto enquanto treinador, tinha muito mais qualidade que este que herda AVB.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset