Populares Mês

segunda-feira, 28 de setembro de 2009



Faz hoje 116 anos, o F.C.Porto, melhor clube português e Instituição de referência da Cidade do Porto e de Portugal, no Mundo.
Faria depois de amanhã, 30 de Setembro, dia do F.C.Porto/Atlético de Madrid - daí a antecipação deste post -, 100 anos, Artur de Sousa "Pinga", uma das maiores figuras do clube da Invicta e do futebol português.
O "Dragão até à morte" associa-se à data e em colaboração com o amigo Armando Pinto, dedica-lhe uma pequena homenagem.

Nunca o vi jogar, mas o meu avô e o meu pai - embora fossem suspeitos -, sempre me disseram que era o melhor que viram jogar, rei dos tremoços incluído.

Cândido de Oliveira, um dos fundadores de A Bola, jornalista, treinador - chegou a treinar o F.C.Porto -, seleccionador e grande figura do desporto português, em Abril de 1945 no jornal da Travessa da Queimada, disse de "Pinga" o seguinte: «Talvez o maior talento de jogador do nosso futebol, um jogador fulgurante, verdadeiramente genial».

Também Alves Teixeira, director do Norte Desportivo nos tempos em que "Pinga" maravilhava, não poupou nos elogios e referiu-se a ele dizendo:«Melhor jogador português de todos os tempos, só não era consensual porque era do F.C.Porto e não do Benfica ou do Sporting»

Termino com uma frase célebre de "Pinga":«Fraquejaram os músculos, mas o meu coração continua lutar pelo F.C.Porto, pelo desporto e pela Cidade do Porto»
Clicar nas imagens para ler

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset