Populares Mês

sexta-feira, 10 de outubro de 2014


Sexta-feira, 10 de Junho de 1994, finalíssima da Taça de Portugal, F.C.Porto-Sporting, vitória dos dragões por 2-1 e Taça de Portugal para o Porto. Absolutamente inqualificável o comportamento dos  viscondes. Apenas um comentário: Sousa Cintra na altura presidente do Sporting, atirou-se ao árbitro porque, disse ele, Pacheco foi mal expulso. O jogador ouvido pela RTP veio dizer que foi cuspido, perdeu a cabeça e deu uma estalada em Secretário.

Época 1994/1995 e a três jornadas do fim do campeonato, o F.C.Porto, na altura treinado por Bobby Robson, foi jogar a Alvalade, jogo que viria a ganhar por 1-0 e com essa vitória sagrou-se campeão, para grande alegria do saudoso treinador inglês, despedido do Sporting no ano anterior. Mas sobre esse jogo há uma história para contar. Quando a comitiva do F.C.Porto chegou ao estádio tinha à sua espera junto à porta de entrada uma multidão entusiasmada, cheia de vontade de receber bem dirigentes, técnicos e jogadores do F.C.Porto, atirar-lhes com flores. A vontade era tanta, o entusiasmo tão grande, que o varandim cedeu e várias pessoas caíram de uma altura de vários metros. Quando aconteceu o incidente, rapidamente o médico do F.C.Porto, Domingos Gomes, que estava próximo, foi em socorro dos feridos e apesar de estar a ser bombardeado com flores, flores que como é óbvio, atrapalhavam a sua missão, tudo fez para evitar males maiores. Lamentavelmente não conseguiu evitar duas mortes.
Trago estes dois exemplos à colação para dizer o seguinte:
NÃO DEMONIZEM O F.C.PORTO. NÓS NÃO SOMOS PIORES DO QUE NINGUÉM.

Feita a introdução... Carta aberta ao Ministro da Administração Interna:
«Ex.Sr.Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo,
como responsável pela segurança de pessoas e bens, certamente que não lhe têm passado ao lado as declarações quase diárias do presidente do Sporting. Raro é o dia que os portistas não são confrontados com insultos e provocações, com um comportamento de agitador profissional, lamentável e incendiário por parte do líder leonino. Pergunto-lhe, senhor Ministro:
- Como do lado do F.C.Porto tem havido o bom senso de não responder, se houver problemas no próximo clássico F.C,Porto-Sporting, responsabilizará o senhor Ministro, Bruno de Carvalho como autor moral de tudo o que vier a acontecer?
- O que acha, senhor Ministro, se estaria a passar neste momento em Portugal, se fosse ao contrário, fosse Jorge Nuno Pinto da Costa a ter os comportamentos do líder sportinguista?
- Vai o senhor Ministro fazer alguma coisa contra orgãos de comunicação social que dão destaque aos insultos e à provocação, ajudando à promoção da violência?»

Nota final:
A selecção portuguesa de sub-21 venceu ontem na Holanda por 2-0 na 1ª mão do play-off de apuramento para o Europeu da categoria e deu um passo importante para estar presente na prova que se disputa no próximo ano na República Checa. É uma selecção muito interessante, muitos jovens talentosos e que prometem. Para o aparecimento de muitos deles foi importantíssimo a criação das equipas B e isso tem sido realçado. Não tem sido referido e devia, que o clube que mais se bateu, o grande impulsionador para que fosse possível o ressurgimento das equipas B e a participação na segunda prova mais importante do futebol português, foi o F.C.Porto.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset