Populares Mês

sábado, 29 de setembro de 2018


No dia em que completou 125 anos e após o empate do Benfica em Chaves, o F.C.Porto venceu o C.D.Tondela por 1-0 e chegou à liderança, para já provisória, do campeonato. Foi uma vitória muito sofrida - o golo de Soares apenas aconteceu ao minuto 85 -, por culpa própria - muita falta de eficácia -, mérito de um Tondela bem organizado e que defendeu muito e bem e teve mais uma vez o seu guarda-redes inspirado no Dragão, alguma falta de sorte - pelos menos dois lances na 1ª parte, Marega a rasar o poste e Sérgio Oliveira ao poste -, mas totalmente justa.
A exibição não atingiu o brilhantismo do jogo da 1ª jornada, mas apesar de melhor jogada na primeira-parte, foi no cômputo geral dos 90 minutos, seguramente, a melhor dos últimos tempos.

Entrando com Casillas, Maxi, Felipe, Militão e Alex Telles, Herrera, Sério Oliveira e Otávio, Marega, Aboubakar e Brahimi - apenas uma alteração em relação ao jogo de Setúbal, saiu Danilo e entrou Sérgio Oliveira -, o conjunto de Sérgio Conceição entrou forte, dinâmico, dominador, intenso, circulou bem, procurou as laterais, foi superior, criou e desperdiçou várias oportunidades para marcar. Foi uma primeira-parte em que a equipa campeã nacional, tirando um pequeno período de tempo - entre o minuto 30 e o 40 -, em que complicou e não escolheu as melhores opções, fez o que devia, merecia ter ido para o intervalo com vantagem e uma vantagem que não devia ser pela diferença mínima.

Entrando para a segunda-parte com o mesmo onze dos primeiros 45 minutos, os azuis e brancos, se não entraram tão bem como no início do jogo, não entraram mal, continuaram por cima, encostaram o Tondela lá atrás, mas faltava fazer o mais difícil, marcar. Com o desgaste a começar a fazer-se sentir e os viseenses a conseguirem algumas saídas - embora nunca tenham criado uma oportunidade de golo -, era altura de mexer. Saiu Sérgio Oliveira e entrou Corona, logo após a entrada o mexicano cruzou, Aboubakar cabeceou mal, falhou um golo e pior, lesionou-se, teve de entrar Soares. Com o campeão a dominar e a falhar, o tempo a passar e a bola a não entrar, Sérgio esgotou as substituições com a entrada de Hernâni e a saída de Maxi, arriscou tudo e petiscou. Remate de Brahimi - o F.C.Porto está a precisar da magia e da capacidade do argelino para decidir os jogos complicados -, Cláudio Ramos defendeu para a frente e Tiquinho Soares empurrou para a baliza deserta, colocou o F.C.Porto em vantagem e alguma justiça no marcador.
Na frente e a poucos minutos do fim, era preciso controlar, segurar, evitar que os viseenses na fase de arriscar tudo, empatassem, colocassem água gelada no champanhe da festa.
Com mais ou menos tranquilidade, a vantagem mantivesse, os três pontos ficaram em casa e o Dragão subiu à liderança, vai à Luz à frente do Benfica.

Notas finais:
Nestes jogos amarrados, em que a bola não quer entrar, é preciso ter calma, evitar excessos, não entrar em picardias que só nos prejudicam.

Agora vem aí o Galatasaray, vai ser um jogo muito complicado, mas mais aberto, com mais espaço e aí o F.C.Porto sente-se mais confortável.

Desde que sejam feitas com objectividade, respeito e de forma construtiva, todas as críticas são bem-vindas. Não tenho notado críticas a Sérgio Conceição que tenham ultrapassado os limites, pelo contrário, se há treinador que goza de toda a tolerância, mesmo nas circunstâncias mais difíceis e  houve algumas na época passada e também já nesta, é o actual treinador dos Dragões. Por isso não percebi a reacção de Sérgio Conceição na conferência de imprensa no final do jogo.
Quem quiser espectáculo que vá ao Coliseu? Estão mal habituados? É óbvio que mais vale ganhar a jogar mal que não ganhar dando um recital, mas desde quando no F.C.Porto se diz que é branco quando é claramente preto?
- Ó Sérgio, até parece que não conheces o F.C.Porto... que falta de poder de encaixe.

Pois, continuem a estender uma passadeira vermelha a esta escumalha, permitir que circulem na nossa casa à vontade, façam perguntas e tenham respostas nas conferências de imprensa de antevisão.
Isto é uma provocação que devia merecer da parte do F.C.Porto uma resposta dura, ao nível daquilo que estes escroques merecem.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset