Populares Mês

Archive for abril 2019

Modalidades em alta, futebol na lama!*, por Pedro Pinto

“Porto´s pure magic Handball”!

E aí está!!! A TÃO desejada Final 4 da EHF Cup 2018/19!!! Um feito INÉDITO no desporto nacional, conseguido por um grupo À PORTO…da cabeça aos pés!!! Um dos feitos mais bonitos a que assisti enquanto adepto do nosso clube, eu que sou fanático por futebol! (…ou era…). Não sei se as pessoas que gostam do FCP têm a noção do que foi conseguido por estes “meninos” de Magnus Andersson mas, acreditem… foi NOTÁVEL a prestação do nosso andebol!

No basket, 13ª vitória consecutiva e bem robusta, na recepção ao Lusitânia, ultrapassando os 100 pontos, o que demonstra bem e de forma inequívoca, a nossa forma actual, lembro, após um início de época aterrador e tremendamente preocupante. No entanto, passadas as nuvens negras… eis que o título é uma possibilidade BEM real e com todo o mérito!

No hóquei, grande vitória num pavilhão em que perdemos nas 3 visitas anteriores, o que diz bem da dificuldade prevista! A atitude foi imaculada e a vitória deixa-nos extremamente bem colocados para a reconquista do título! Temos agora uma deslocação dificílima ao Sporting para os ¼ de final da Taça de Portugal e, de seguida, a Final 4 da Liga Europeia, contra o Barça.

* Ilustração do “futebol” português no Séc. XXI…PODRIDÃO!!!

Andebol:
Na 2ª mão dos ¼ Final da EHF Cup, o jogo que nos poderia colocar em Kiel, na prestigiada Final 4 da competição, fase nunca antes atingida por uma equipa lusa (só o ABC nos seus longínquos tempos áureos, na final da TCE, embora em moldes muito diferentes…) e que representava, por isso mesmo, um sonho lindo! Com uma primeira parte bastante equilibrada, vimos um Porto descomplexado, confiante, assertivo, lutador e com muita qualidade, diga-se frente a uma equipa do melhor que passou pelo DC! Na 2ª parte, o FCP carburou e conseguiu ganhar uma vantagem de 4/5 golos que não mais perdeu até aos 34-30 finais, para delírio de um Caixa completamente lotado e efusivo, como devia e teria de estar! Completamente merecido por uma equipa que, para mim é a mais “à Porto” de todas, misturando juventude, experiência, talento e mentalidade nas doses certas, superlativamente liderada por um treinador de topo, Magnus Andersson que, na época de estreia, encaixou como uma luva na filosofia de um Porto de…outrora! Estou…DELICIADO! (Mas quero a Taça!!!)
As declarações de treinador e jogadores, no final, demonstram (e lembram) o que é a mentalidade que deveria estar SEMPRE presente no nosso clube, em qualquer área! Um jogo que teve quase todos os elementos do nosso basket a assistir e a vibrar (os do hóquei estavam a jogar em Barcelos, senão tb estariam!) e que deveria ter TODA a nossa equipa de futebol a ver e a sentir AO VIVO…o que é ISTO de “SER PORTO!!!”…

Notícia e resumo, EHF CUP
Classificação Andebol 1

Próximo jogo:
SL Benfica - FC Porto (Campeonato Andebol 1) Luz 2 / Qua / 01 Mai - 15h00
Belenenses - FC Porto (Campeonato Andebol 1) Pav. Acácio Rosa / Sáb / 04 Mai - 18h30

Basket:
Foi a 13ª vitória consecutiva, frente ao Terceira Basket, num jogo quase de sentido único, em que vimos um bom basket, em que o nosso clube surgiu mais uma vez bastante concentrado e aplicado, partindo para uma vitória sem espinhas e folgada. Os nossos bases, Pedro Bastos, com 24 pontos e Pedro Pinto, com 20, foram os grandes obreiros desta vitóra por 105-69 num jogo em que os marcadores não foram os habituais, o que significa o carácter colectivo da equipa nesta fase positiva e que todos desejamos que continue até…ao título!!!
Agora seguem-se dois jogos difíceis contra os 2 principais rivais, primeiro Oliveirense, depois…regime, se bem que dificilmente algo irá mudar na classificação antes do PlayOff…

Notícia e resumo
Classificação LPB

Próximos jogos:
UD Oliveirense – FC Porto (LPB / 2ª Fase) Pav. Dr. Salvador Machado / Qui / 02 Mai - 19h45
FC Porto – SL Benfica (LPB / 2ª Fase) Dragão Caixa / Dom / 05 Mai - 16h00

Hóquei em Patins:
Vitória categórica sobre o Barcelos, fora, por 3-7 num jogo que, em caso de vitória, nos colocaria muito perto do título, a 3 jogos do final! A equipa entrou a todo o vapor, conseguindo um parcial de 0-3 logo nos primeiros minutos, o que acabou por tornar um jogo complicadíssimo num jogo de gestão, em que ainda deu para dilatar a vantagem sem comprometer o resultado (alô futebol!!!), diante de um opositor de grande valor, aliás, onde perdemos nas últimas 3 visitas! Grande jogo, à campeão, como tem SEMPRE de ser neste país centralista e vermelho! (e tb verde, sobretudo, nas modalidades…cashball)!
Seguem-se Sporting e Barça, jogos que, em caso de vitória, poderão significar TÍTULOS!!! Ganhando ao Sporting atingiremos as meias finais da TdP, arredando do caminho um rival directo, enquanto que na LE, uma vitória sobre a “BESTA” poderá abrir-nos caminho para o tão desejado E MERECIDO título europeu!!! São já muito jogos nos patins, todos sempre difíceis mas, ao nosso nível nesta modalidade…terá sempre de ser assim!

Notícia e resumo
Classificação Campeonato Nacional

Próximos jogos:
Sporting CP – FC Porto (Taça de Portugal – 1/4 Final) P. João Rocha / Sáb / 04 Mai - 20h00
FC Barcelona – FC Porto (Liga Europeia – 1/2 Final) P. João Rocha / Sáb / 11 Mai - 12h00

F.C.Porto é Campeão Europeu de sub-19. Parabéns a todos por este feito notável


Nas competições europeias, onde só a qualidade é premiada e se separa o trigo do joio, sem alarido, mas com competência e crença, o F.C.Porto venceu o Chelsea por 3-1, conquistou a Youth League e tornou-se Campeão Europeu de sub-19.

Temos muito talento, façamos todos um esforço  para que no futuro e já a curto prazo, o F.C.Porto tenha no seu plantel principal alguns destes jovens que são tão bons como os melhores.

Parabéns a todos os que contribuíram para este feito notável que enche de orgulho todo o universo portista.

Há uma linha que separa a grandeza praticada da grandeza pífia: é a linha que separa Portugal do resto da Europa.


Rio Ave F.C. 2 - F.C.Porto 2. Parabéns aos adeptos, os únicos que nunca falham


Já com mais tempo para recuperar, mas sempre com a pressão de ter de vencer, única forma de poder manter em aberto a possibilidade de conquistar o bicampeonato, o F.C.Porto tinha em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, mais um difícil obstáculo que tinha de ultrapassar. Não ultrapassou e não ultrapassou porque não foi competente. Mesmo estando a vencer por 2 - 0 aos 22 minutos - Brahimi e Marega -, sem até aí ter feito muito por isso e até ao fim da primeira-parte ter acabado por justificar a vantagem, depois I, foi incapaz de matar o jogo, II, fez uma segunda-parte abaixo dos níveis exigíveis. Pior, nunca conseguiu controlar o jogo, foi displicente, relaxado, sofreu dois golos nos minutos finais, mas já bem antes podia ter sofrido. Nem as várias ameaças da equipa da casa despertaram os portistas da letargia que deles se apoderou, pareciam mais cansados nos últimos 45 minutos de hoje, quando tiveram uma semana entre os jogos, que no jogo com o Santa Clara em que só tiveram apenas 3 dias. A forma como alguns jogadores, Danilo particularmente, abordaram o lance que deu o empate, foi inadmissível e lamentável numa equipa que sabia que não podia falhar.
Agora vamos esperar para ver o que vai acontecer em Braga. Mas assim fica difícil...

Duas notas finais:
Se alguém tinha dúvidas que a campanha de condicionamento da arbitragem está a resultar, hoje perdeu-as. Quando um árbitro internacional, aquele que é considerado o melhor árbitro português, apita como apitou hoje Artur Soares Dias, sempre com a preocupação de evitar analisar a favor do F.C.Porto, mesmo quando claramente o devia ter feito, para que amanhã os cartilheiros e propagandistas não o possam acusar de favorecer os Dragões, está tudo dito.

Os adeptos que têm andado com a equipa ao colo, são os únicos que nunca falham. Não mereciam este resultado e a forma como ele aconteceu. Nesta situação, quem não compreende alguns exageros, motivados pelo desencanto e a frustração, mesmo que seja a 1ª vez e depois de um jogo que teve tudo para acabar bem e acabou mal, não está na profissão certa. Nas horas difíceis é que se vê quem tem ou não tem, estofo.




Também na formação, as selecções do benfiquistão!, por Francisco Oliveira


Fui um cliente assíduo da formação do F.C.Porto. Já não sou, mas tenho um amigo, Francisco Oliveira - a quem agradeço o post -, que é. É dele, observador atento, esta importante reflexão, mais um exemplo de como funcionam as coisas nesta estado lampiânico ou, se preferirem, benfiquistão.
Curiosamente ou talvez não, são os adeptos que reflectem sobre estas coisas e as tornam públicas.

«SELECÇÕES SUB-17 E O NACIONAL DE SUB-19
Entre 3 e 19 de Maio disputa-se a fase final do europeu de Sub-17. Do nosso FC Porto estão pré-convocados 3 jogadores, Fábio Silva, Tomás Esteves e Pedro Alves. Este jovem central esteve praticamente toda a época a recuperar de uma lesão, tem até ao momento 12 jogos. Mas não é sobre as opções de Emílio Peixe que reina a indignação, se bem que as opções de mais um servo do benfiquistão merecessem o devido “tratamento”.
Quem mais fica a perder com a ida dos nossos jovens a isso que chamam selecção é a nossa equipa de Sub-19. Tanto Tomás como Fábio estão desde o início da época em permanência nesse escalão.
A próxima jornada do campeonato Sub-19, dia 27, tem calendarizado o jogo que provavelmente decidirá o próximo campeão, um FCPORTO-toupeiras. Mas por a nossa equipa estar presente em Nyon a disputar a Final Four da Youth League esse jogo teve de ser adiado. Até aqui tudo normal.
A jornada seguinte prevista para 1 de Maio, 9ª jornada, em Barcelos com o Gil Vicente foi também adiada pelos mesmos motivos. Caso cheguemos à final o jogo está agendado para dia 28. Não fazia sentido jogar uma final na segunda-feira na Suiça, e na quinta-feira jogar em Barcelos. Em caso de se chegar à final seriam três jogos em sete dias o que seria muito desgastante. Muito bem, o jogo foi adiado, com total compreensão do Gil Vicente para dia 8 de Maio.
Ficando a faltar o jogo da 8ª jornada com as toupeiras, o nosso clube pediu que o jogo fosse dia 22 por motivos de já cá podermos ter o Fábio Silva e o Tomás Esteves mas principalmente para a equipa ter algum repouso entre jogos. Obviamente que as toupeiras sabendo da calendarização da nossa equipa, mais a possibilidade de não termos cá dois titulares que estarão ao serviço da selecção Sub-17 não quis o dia 22, mas antes o dia 15. Quem tem poder de decisão é a FPF, mas a pergunta retórica fica feita: qual foi a data que a FPF escolheu para esse jogo?
A nossa equipa sub-19 vai ter assim o calendário da 2ªvolta:
5 de maio - FCP-Alverca (10ª)
8 de maio - Gil Vicente-FCP (9ª)
11 de maio - Sporting-FCP (11ª)
15 de maio - FCP-Toupeiras (8ª)
18/19.Maio - FCP-Leixões (12ª)

Depois de representar o futebol português na mais importante competição do mundo de clubes em escalões de formação, a FPF brindou os nossos jovens (que também são estudantes) com um calendário feito à medida para que o clube da MAIS MAIOR GRANDE ESTRATOSFÉRICA FORMAÇÃO DO MUNDO seja campeão com o colinho de sempre.

Portugal e FPF sempre ao serviço do benfiquistão.»

Modalidades: fim-de-semana positivo para Andebol e Basket!, por Pedro Pinto


CLASSE EUROPEIA NO ANDEBOL!
Numa altura em que os trabalhos das selecções nacionais tomaram conta de vários jogadores das nossas modalidades, eis que começa a voltar a normalidade e as várias competições, agora na recta final e…decisiva! No andebol, 1ª mão dos ¼ de Final da EHF Cup, jogada em França, frente ao poderoso Saint Raphael, com os nossos bravos dragões a espalharem classe e a conseguirem um precioso empate (podia ter sido vitória!), para tentar resolver no Caixa, no próximo Sábado! Está quase! No basket, 12ª vitória consecutiva, desta vez fora frente ao Lusitânia e apenas com recurso a prolongamento, o que diz bem das dificuldades encontradas nos Açores.
De qualquer forma, o bom vício de ganhar mantém-se em alta, fruto da mentalidade à Porto que, agora sim, está presente e bem presente na cabeça do grupo. O título pode bem ser nosso!!! No hóquei, destaque ainda para a vitória (já com alguns dias) sobre a Física de Torres Vedras, num jogo em que fomos algo…displicentes, ainda por cima à mercê da “famosa” dupla que nos arbitrou (??!!) na Luz e que tentou fazer ainda pior neste jogo, provocando os nossos jogadores do princípio ao fim! Valeu-nos Grau e uma pontinha de sorte ou estaríamos eliminados da TdP bem cedinho…Espera-nos agora uma deslocação ao Sporting para os ¼ de final da prova. Entretanto, ficámos a saber que a Final 4 da LE não vai ser em Barcelona mas justamente no Pavilhão João Rocha (Sporting). Nós defrontaremos o Barça, enquanto que os da casa medirão forças com os rivais da Luz. Isto no dia 11 de Maio, para no dia seguinte se jogar a final! Resumindo…tudo para ganhar nas modalidades, se bem que as dificuldades serão gigantes!

Também em destaque:
Futebol Formação 1, notícia
Futebol Formação 2, notícia
Ciclismo, notícia

Andebol:
Jogo importantíssimo em casa dos franceses do Saint Raphael, para a 1ª mão dos ¼ Final da EHF Cup, talvez o jogo mais difícil de todo este percurso, o que se veio claramente a confirmar! Para quem viu a nossa selecção frente à poderosa França, já sabia como que contar, pois esta equipa do SR é fortíssima, tendo sido semi-finalista desta competição nas duas últimas épocas. O empate final a 30-30 foi possível porque fomos uma equipa tranquila, assertiva, plenamente consciente do seu valor e do seu andebol e que, comandados por um excelente treinador, conseguimos jogar de igual para igual em qualquer pavilhão e frente a qualquer adversário! Num jogo com uma arbitragem demasiado tendenciosa, que nos conseguiu colocar em inferioridade numérica durante largos minutos (a dualidade de 2minutos e 7m foi gritante!) e fora, foi o nosso valor e união que nunca nos deixou cair, ficando agora a um pequeno GRANDE passo (vai ser preciso sofrer BEM!!!) para a tão almejada e merecida Final 4! Enorme jogo de toda a equipa, com destaque para Quintana, Areia e Branquinho!!! Para Sábado, espero SINCERAMENTE que os portistas compreendam o feito que está para ser conseguido por este grupo (o chegar aqui desta forma já representa um mérito indiscutível!) e compareça em grande número e entusiasmo para ajudar a equipa neste sonho da EHF Cup! E, OBVIAMENTE, incluo aqui a claque, a quem peço com TODA A FORÇA para que esteja presente em força…como se fosse o slb!

Notícia e resumo, Taça EHF
Classificação Andebol 1

Próximos jogos: FC Porto – Saint-Raphael (EHF Cup ¼ Final – 2ª mão) Dragão Caixa / Sáb / 27 Abr - 18h00
SL Benfica - FC Porto (Campeonato Andebol 1) Luz 2 / Qua / 01 Mai - 15h00

Basket:
12º segunda vitória consecutiva, desta feita nos Açores, frente ao Terceira Basket, num jogo que apenas foi resolvido com recurso a prolongamento! O FC Porto entrou bem na partida mas foi o 3º período que complicou as coisas, permitindo a recuperação dos açorianos. Pedro Bastos e, sobretudo Sasa, com 23 pontos, foram os grandes obreiros desta vitóra por 79-85 num jogo onde não esteve Sheey, o que provavelmente explicará tantas dificuldades… O Porto soma e segue, recebendo agora a difícil equipa da Ovarense que , há bem pouco tempo, humilhou o “nosso” slb…Portanto, muito cuidado!

Notícia
Classificação LPB

Próximos jogos: FC Porto – AD Ovarense (LPB / 2ª Fase / 7ª jornada) Dragão Caixa / Qui / 25 Abr - 16h00
FC Porto – Terceira Basket (LPB / 2ª Fase / 8ª jornada) Dragão Caixa / Dom / 28 Abr - 18h30

Hóquei em Patins:
Tempo ainda para falar da suada vitória no recinto da AD Física de Torres Vedras por 3-4 num jogo em que nos mostrámos demasiado displicentes, ainda por cima com uma arbitragem da “dupla maravilha” da Luz, que tudo fez para nos desequilibrar emocionalmente e nós a cair na esparrela!!! Valeu Carles Grau que, com uma defesa de um penallty e mais dois livres directos, nos últimos 30 segundos, nos segurou na eliminatória, lembrando que vamos agora para uma fase DECISIVA do Campeonato, Taça e Liga Europeia, pelo que é fundamental estar alerta, concentradíssimos e com grande força e estofo mental, em que ao mínimo descuido…OUT!!! Barcelos, Sporting e Barça são jogos que, em caso de vitória, poderão significar TÍTULOS!!! 3!Ganhando em Barcelos, o campeonato ficará bem encaminhado, ganhando ao Sporting atingiremos as meias finais da TdP, arredando do caminho um rival directo, enquanto que na LE, uma vitória sobre a “BESTA” poderá dar-nos o título europeu!!! Espero que este Torneio de Montreux tenha arejado a cabeça dos nossos jogadores para o que aí vem…Dificílimo!!!

Notícia e resumo, Taça de Portugal
Classificação, Campeonato Nacional

Próximos jogos: Óquei de Barcelos – FC Porto (Campeonato Nacional) P. M. De Barcelos / Sáb / 27 Abr - 21h30
Sporting CP – FC Porto (Taça de Portugal – ¼ Final) P. João Rocha / Sáb / 04 Mai - 19h30.

F.C.Porto 1 - Santa Clara 0. O efeito Champions notou-se, mas a vitória não fugiu


Depois da eliminação nos quartos-de-final da Champions frente ao Liverpool e sem muito tempo para descansar, o F.C.Porto não podia dar-se ao luxo de relaxar, tinha obrigatoriamente de vencer. Venceu, venceu com toda a justiça, apesar de ser notório o cansaço.

A primeira-parte dos Dragões não foi famosa. Com bola a equipa ainda funcionava, sem bola, funcionava mal, era uma equipa que raramente pressionava, dava muito espaço, muitas facilidades do Santa Clara em sair e até a provocar alguns sustos - marcou dois golos, ambos bem anulados por fora-de-jogo evidente. Marega adiantou os portistas aos 18 minutos, mas depois, apesar de terem o domínio do jogo, serem superiores, só muito perto do intervalo os campeões nacionais criaram oportunidades claras, por Soares e Otávio estiveram perto de fazer o segundo.
Resumindo, nos 45 minutos iniciais, a vantagem mínima do F.C.Porto era justa, mas excelente réplica de um Santa Clara bom de bola.

Para a 2ª parte era fundamental melhorar, manter  o domínio, mas ter bola, circular, principalmente, não dar tanto espaço, evitar que os açorianos tivessem tantas facilidades em sair como na 1ª parte. E o F.C.Porto fez isso, só por uma vez, aos 58 minutos, o Santa Clara criou perigo, aí valeu a excelente intervenção de Casillas.
Com a diferença mínima a manter-se e a falta de frescura a notar-se, Sérgio Conceição sentiu que era preciso mexer: fez duas substituições no espaço d e3 minutos, tirou Brahimi aos 61 e Otávio aos 64, meteu Corona e Fernando Andrade - mais tarde, minuto 78, entrou Óliver para a saída de Soares -, mas o cansaço notava-se, faltava capacidade e clarividência para encontrar as melhores opções e definições. Corona e Fernando Andrade podiam ter feito o segundo golo - apesar da excelente intervenção do guarda-redes açoriano, o brasileiro tinha de fazer melhor, tinha de fazer golo -, não fizeram, o 1-0 manteve-se e foi preciso ter concentração máxima, jogar com o tempo, manter o resultado, conseguir os importantes três pontos e isso foi conseguido com sacrifício, mas com uma justiça que ninguém ousará contestar.

Nota final:
Elas não matam, mas moem e depois de um grande esforço na última quarta-feira, não se podia exigir mais à equipa de Sérgio Conceição.
Voltamos a ser líderes isolados, a fazer aquilo que é preciso. Veremos o que vai acontecer, mas este tem de ser o espírito até ao fim do campeonato: ganhar e acreditar.


Uma Santa Páscoa para todos.
Caixa de comentários

F.C.Porto 1 - Liverpool F.C. 4. Se trocássemos os avançados....


Não vale a pena fazer deste resultado, que é demasiado pesado, e desta eliminatória um drama, nem tecer grandes conjecturas. O Liverpool é muito melhor, era favorito, justificou esse favoritismo em campo, segue para as meias-finais com toda a naturalidade e sem discussão.
Vendo os dois jogos, como consolação, podemos dizer: se trocássemos os avançados...

Tranquilos na vantagem de dois golos e sabendo que com mais um acabavam com qualquer veleidade portista, os ingleses entraram na expectativa, numa das poucas vezes que chegaram à frente com perigo, marcaram no limite do fora-de-jogo - o VAR que na 1ª mão não viu nada a favor do F.C.Porto, hoje teve olho de lince contra. Se a tarefa de recuperar dois golos já era hercúlea, com o golo de Mané, o Liverpool a acabou qualquer esperança dos Dragões em fazer história. A partir daí era tentar fazer um jogo digno, evitar que o resultado descambasse, gerir, há um jogo já no sábado que é muito importante.

Já com a eliminatória praticamente decidida e depois de Salah aumentar a vantagem ao minuto 65, importava mais que tudo deixar passar o tempo, evitar maiores estragos. E quando Militão diminuiu e colocou alguma justiça no marcador, ainda foi possível acreditar num resultado equilibrado. Só que o Liverpool não precisa de muitas oportunidades para fazer golos e foi o que aconteceu. Aproveitando uma fase em que a cabeça dos jogadores portistas já estava no próximo jogo e a força força anímica que ajudasse atenuar o desgaste físico, já não existia, os ingleses fizeram mais dois, Firmino e Virgil van Dijk, colocaram o resultado final em números que não fazem justiça à boa réplica que o F.C.Porto deu, em particular na 1ª parte.

Notas finais:
Quando digo que se fosse possível trocar os avançados, não estou, nem a culpar os avançados portistas pela eliminação, nem estou a dizer que não têm qualidades. Têm, mas, obviamente, não se podem comparar ao trio avançado da equipa de Klopp, craques do melhor que há no mundo.

Acabou o sonho e se por um lado foi pena que o último resultado tenha sido tão penalizador, por outro não pode fazer-nos esquecer a excelente participação do F.C.Porto na Champions League, época 2018/2019.

Agora é preciso recuperar bem do desgaste deste jogo, tentar vencer o Santa Clara, manter a pressão e acreditar... como os portistas das bancadas, mais uma vez em grande plano, ACREDITAM!

A falta de vergonha do SLB, moralismo À la carte e a querida dupla, Liga/Sport TV


Que o SLB é um clube de dirigido por gente muito pouco recomendável, sem memória e vergonha na cara, gente que mesmo metida na porcaria até ao pescoço ainda se acha com autoridade moral para se aproveitar de algumas atitudes e comportamentos, só dá vontade de rir.
Por isso ver o SLB a utilizar as ameaças a Bruno Paixão, que se lamentam, mas que, infelizmente, são transversais; e esqueça que teve adeptos condenados em tribunal por ameaças ao árbitro Jorge Sousa e família; por invasão de campo e agressão a um árbitro assistente ou àquele que era um dos melhores árbitros do mundo, Pedro Proença; sem esquecer os insultos a Artur Soares Dias, a que nem o falecido pai escapou; não admira, eles são assim e com esta gente que lá está sempre serão.
Também não admira que a sua máquina de propaganda e os seus paus mandados, algumas minhocas, cartilheiros, freteiros e recadeiros, logo se aprestem a passar a mensagem - para que tudo mudasse era preciso inventar um Portugal novo. Mas ver até onde vai a falta de coragem de todas aquelas vaquinhas loucas que não faz muito tempo não perderam um segundo a criticar treinador do F.C.Porto, por, vejam lá!, não cumprimentar o novo Messi, mas agora não disseram nada, ficaram calados que nem ratos - ou será que devo dizer, ratazanas? -, acerca das vergonhosas declarações do treinador do Marítimo e que violam os mais elementares princípios da ética e verdade desportiva, aí, mesmo não sendo surpreendente, já acho extraordinário. É moralismo À la carte.

Nota final:
Sérgio Conceição não gostou nada que um jornalista de um dos chiqueiros da Cofina, concretamente o Record, na antevisão do jogo de amanhã, tenho perguntado a Herrera sobre notícias que o dão como certo no Atletico de Madrid na próxima época. Tem toda a razão o treinador do F.C.Porto. Mas se ele e o clube, atendendo ao modus operandi destes panfletos, os colocassem no lugar, os deixassem sempre a falar sozinhos, eles não teriam estas ousadias e não se atreviam a estas provocações.
Sim, porque nas vésperas de um jogo importantíssimo para a Champions, esquecer o jogo e fazer este tipo de perguntas, não é jornalismo, é uma provocação rasteira e pior, tresanda a encomenda.

Sobre o comportamento da Liga:
«Em relação à dificuldade em preparar o jogo, temos outro no sábado com o Santa Clara. Não havendo jogos na segunda-feira, a Liga, quase por birra, marcou o nosso para sábado. Imaginemos que vamos a prolongamento, como contra a Roma, acabamos este jogo com o Liverpool quase quinta-feira e estamos no sábado a jogar um jogo decisivo, como são todos do campeonato. É um capricho da Liga, que é para equilibrar com a outra equipa que joga na Europa»

«Na Holanda, na semana em que o Ajax jogou com o Real Madrid, não fez jogo do campeonato, descansou. Isso chama-se proteção às equipas que jogam a Europa, neste caso na maior prova de clubes, e se calhar isso ajudou a que o Ajax passasse e estivesse agora a disputar os quartos. Quem decide isto tem de explicar porquê, sendo a segunda-feira um dia livre, em que só há um jogo, que é na BTV, nem é na mesma operadora, é uma semana limpa. Pergunto o porquê de fazermos este jogo sábado?»

«Apetece-me dizer que estou com certas dúvidas em formar o onze, em função desta surpresa que a Liga nos causou. Acho que a justificação oficial foi que jogámos com o Braga no sábado, às 15h30, quando devíamos ter jogado na sexta, altura em que estávamos a receber jogadores das seleções. Então não podiam dar duas benesses, esta foi a justificação oficial da Liga».

Esta questão da marcação e horários dos jogos do F.C.Porto já tem barbas, mas também nesta matéria falta uma posição de força por parte de quem dirige o F.C.Porto.
Um, tem direito a tudo, até a essa pouca vergonha e originalidade de transmitir os seus jogos em casa no seu canal de televisão. Já o F.C.Porto tem de se sujeitar a esta esperteza saloia.
Como provavelmente o presidente da Liga vai estar amanhã no Dragão, que os portistas o recebam como receberam no passado Hermínio Loureiro...
Valha-nos o espírito e determinação dos adeptos do F.C.Porto...


Portimonense S.C. 0 - F.C.Porto 3. Nesta altura, mais que brilhar importa ganhar


Depois de um jogo em Liverpool que obrigou a um grande desgaste físico e mental, o F.C.Porto sem qualquer margem de manobra na luta pelo título, tinha no Portimonense um obstáculo difícil - apesar da forma rasteira como alguns artistas e profetas da má língua trataram a equipa algarvia. Assim, para manter intactas as esperanças de chegar ao fim do campeonato no lugar mais alto do pódio, só a vitória interessava ao conjunto de Sérgio Conceição. Entrando com Casillas, Manafá, Pepe, Militão e Alex Telles, Danilo e Herrera, Corona (Otávio aos 59 minutos), Marega, Soares (Fernando Andrade aos 64) e Brahimi (Bruno Costa), o F.C.Porto, com uma exibição que sem ser brilhante, foi suficiente para cumprir o objectivo, venceu com clareza, chegou novamente na liderança isolada, mesmo que à condição, colocou mais uma vez o Benfica sob pressão de ter de ganhar.

Na primeira-parte, jogo bem disputado, equilibrado, bola cá, bola lá, Dragões em vantagem ao intervalo, mas excelente réplica de um Portimonense bem organizado, pressionante, rápido a sair para o ataque, perigoso e que nunca deixou o F.C.Porto tranquilo, fazer um jogo repousado, como certamente queriam alguns dos seus jogadores que davam a sensação de estarem cansados. Foi também um Porto que raramente escolheu as melhores opções e definições no último terço do campo.
Resumindo, F.C.Porto na frente, mas se as equipas fossem empatadas para as cabines seria um prémio para os algarvios e não se pode dizer que era muito injusto para os portistas.

Na segunda-parte, F.C.Porto mais desperto, a entrar com vontade de ampliar a vantagem e por-se a coberto de qualquer surpresa, mas Portimonense sempre a replicar. Marega, grande jogo, começou a ameaçar e aos 72, após um excelente passe de Alex Telles, com classe, marcou o segundo, deu conforto à equipa de Sérgio Conceição. O Portimonense apesar da desvantagem, não se deu por vencido, ameaçou, mas não concretizou e já no fim do jogo, Herrera marcou o terceiro, colocou o marcador em números que, pelo que foi o jogo, são demasiado pesados para a equipa de António Folha.

Depois um jogo a meio da semana, frente a uma equipa de nível altíssimo e que deixou marcas - o ritmo da Champions não tem nada a ver com o das provas caseiras...- o F.C.Porto não podia ser exuberante, mas foi competente, trouxe os três pontos para a Invicta e nesta altura isso é que importa.

Em Portimão como em Liverpool, em Chaves como em Roma, em Lisboa como em Gelsenkirchen... uma constante: a equipa do F.C.Porto tem sempre um grande apoio dos seus fiéis adeptos. Esse campeonato já ganhamos.

Rui Ratazana Santos, desonestidade em 3D


Fruto de uma larga experiência a virar frangos, uma imaginação fértil e uma mente distorcida, Rui Ratazana Santos, inventa, constrói e alimenta as mais tenebrosas e inverosímeis teorias da conspiração. Rui Ratazana Santos diz pugnar por um futebol português melhor e mais saudável, mas está sempre à procura da confusão, a alimentar ódios e rivalidades doentias, polémicas, para depois, sozinho em frente a um boneco que apenas diz, sim Rui, não Rui, Rui pergunta... disserta sobre o que quer e lhe apetece, tira as mais mirabolantes conclusões, como é o caso do F.C.Porto ter 10 pontos a mais na sua desonesta e mentirosa classificação virtual, sem esquecer o recurso à tecnologia 3D com o objectivo de demonstrar que o golo do Feirense foi bem invalidado e assim dar mais um colher de chá ao clube do regime. Para além disto, Rui Ratazana Santos é alguém que construiu todo o protagonismo à custa do mais básico, primário e desonesto anti-portismo. Ora, sendo assim, que o Benfica, habituado a chafurdar nos mesmos chiqueiros e entalado até ao pescoço na podridão, aproveite e use como arma de arremesso os delírio da Ratazana, faz sentido e não surpreende. Mas que portistas em programas ou em publicações, nas poucas que vezes que a Ratazana toma posições que nos são favoráveis, o cite e use para os mesmo fins, entristece-me, já o disse muitas vezes aqui, mas não só.
Portanto, nunca devemos utilizar o que ele diz, repito, mesmo que o que diz às vezes nos dê jeito. Não devemos fazê-lo porque ele significa o que de pior existe por aí e porque com isso estamos a dar-lhe importância e a credibilizá-lo. E como aquela Ratazana por cada posição favorável ao F.C.Porto, toma dezenas contra, porque só assim sobrevive, depois quando ele diz e faz este tipo de barbaridades, falta-nos moral para o criticar e atacar.

Como já escrevi muito sobre a Ratazana de quem tenho estado a falar, deixo apenas um exemplo significativo até onde vai a desonestidade de Rui Ratazana Santos.
31 de Março de 2014, no post após uma derrota do F.C.Porto frente ao Nacional, na Choupana:
«E já que estou a falar de ratazanas, aproveito a ocasião para falar de outra ratazana, mais pequenina, mas também perigosa, uma espécie venenosa, contagiosa, uma peste raivosa que não faz mais nada que destilar ódio contra o F.C.Porto. Essa bicha de pelo encaracolado e oleoso, alimenta-se das mais baixas, torpes e tenebrosas teorias da conspiração, mente, extrapola, especula, cria factos políticos, quanto mais polémicos melhor, para depois os comentar à sua maneira facciosa, rasteira e suja. Vive disso, alimenta-se disso, pagam-lhe para isso. Os últimos delírios vindos dessa mente cheia de porcaria são de compêndio, só ao alcance dos génios que sobrevivem no meio do lodo e da lama. Disse a ratazana que o abraço de Pinto da Costa a Jorge Jesus foi um abraço de agradecimento e foi, explica a ratazana, porque neste momento difícil do F.C.Porto, Jesus, ao poupar alguns jogadores, foi amigo de Pinto da Costa, não aproveitou a oportunidade para "acertar contas" com o F.C.Porto e deixar o Líder dos Dragões numa situação difícil junto da massa associativa do F.C.Porto. Portanto, o abraço que o Presidente do F.C.Porto deu a Jesus, não foi um acto natural entre duas pessoas que se conhecem há muitos e são amigas, mas foi um abraço de agradecimento. Mais, aquilo que Jorge Nuno Pinto da Costa sussurrou ao Mister Chiclete e que tanta gente se deitou a adivinhar, ficou a saber-se, pela mente privilegiada da ratazana de pelo encaracolado e oleoso, foi um simples: Obrigado Jorge!

Portugal é um paraíso para esses seres repelentes, um país onde as ratazanas brilham a grande altura para deleite da mediocridade reinante. No passado e não vão muito longe esses tempos, no Norte e mais concretamente no Porto, as ratazanas tinham vida difícil, eram combatidas sem dó nem piedade. Infelizmente os tempos são outros e estão bons para ratazanas. Aliás, quando mais ratazana melhor. Basta ver o protagonismo que as bichas têm. Lamento ver portista conviverem alegremente com esses animais perigosos, ratazanas que espalham a cólera e a ira.»

Se o Conselho de Disciplina(CD) presidido por José Manuel Meirim, instaura um processo ao F.C.Porto por declarações nos seus espaços desportivos ou textos no Dragões Diário, acerca do que aconteceu em Santa Maria da Feira e arbitragem e VAR da paixão, devia fazer o mesmo, semanalmente, ao Benfica que faz muito pior. Como não faz, o seu comportamento é uma vergonha, o CD coloca-se no centro da controvérsia, a jeito, o seu líder não pode sentir-se incomodado se alguém lhe atirar que não passa de um capacho do SLB.

Nota final para um amigo:
Para mim o FCP nunca foi um anjinho numa floresta de demónios. Mas também não admito que o tratem como um demónio numa floresta de anjinhos. E desde que o FCP começou a ganhar e a ganhar muitas vezes, como se recusou a curvar a espinha, estender a passadeira, prestar vassalagem ao SLB, começou esta pouca vergonha, com muitos, a esmagadora maioria, diria, dos que deviam manter-se isentos, equilibrados e equidistantes, a não perdoarem essa ousadia, tomarem descaradamente partido por um contra o outro. Uns, basta ler e ver para saber quem eles são e já aqui foram apontados a dedo, por fundamentalismo clubista, outros porque deixaram de ser jornalistas e passaram a ser comerciantes de papel e de audiências.

Liverpool F.C. 2 - F.C.Porto 0. Vitória da melhor equipa, frente a um Dragão sério, digno e que merecia um golo


Quando se joga frente a uma equipa com tanta competência colectiva e individual, e que é, não vamos tapar o sol com uma peneira, superior ao F.C.Porto - sem desprimor para os nossos avançados, são os que podemos ter, com qualquer um do trio atacante do Liverpool, vestido de azul e branco, provavelmente o resultado seria outro - uma equipa habituada a intensidades altas e a ritmos elevados, fruto da competitividade que a Premier League proporciona, para se ter algumas hipóteses e conseguir um resultado positivo, tem de se fazer um jogo a roçar a perfeição, ter uma pontinha de sorte e que a terceira equipa não tome partido pelo mais forte, como aconteceu nesta noite.
Ora, sem fazer um jogo perfeito, o F.C.Porto fez um jogo sério, digno, manteve intacto o seu prestígio, perdeu justamente, mas podia e porque não, merecia, ter marcado um golo, ir para a segunda-mão com uma desvantagem menos penalizadora.
Agora a tarefa que espera a equipa campeã nacional é muito difícil, por todas as razões conhecidas e já expressas, ainda mais porque vai ser preciso arriscar e a equipa inglesa é fortíssima no contra-ataque, mas não faz parte da cultura portista desistir, atirar a toalha. No futebol não há impossíveis, os inglese na época passada levaram para Roma uma vantagem superior e tiveram de sofrer muito...

Notas finais:
Sérgio Conceição escalou de início Casillas, Maxi, Felipe, Militão e o recuperado, mas ainda limitado Alex Telles, Otávio, Danilo, Óliver e Corona, Marega e Soares, uma equipa que, atendendo aos castigos de Pepe e Herrera, que Brahimi, como se viu em quase toda a 2ª parte do jogo com o Boavista, não está fisicamente no ponto, era, a priori, uma equipa que dava garantias.
Agora é fácil apontar o dedo, dizer que devia ter jogado este e entrado mais cedo aquele... mesmo que seja verdade, houve gente que ficou aquém das expectativas.

Uma palavra de elogio para os adeptos do F.C.Porto que tiveram um comportamento brilhante, nunca se cansaram de apoiar. Com adeptos destes o F.C.Porto nunca caminhará sozinho.
Que diferença entre as organizações da UEFA e da Liga e FPF...

Agora é recuperar bem e concentração total no jogo de Portimão. Fundamental ir ganhando e mantendo a esperança que há sempre a possibilidade da história se repetir. Como vamos ouvindo, vendo e lendo, o clube do regime todos os dias dá mostras de nervosismo.

PS - Entretanto e no que diz respeito ao SLB, já são SETE os jogos de interdição, SETE! e ainda não cumpriram nenhum. Assim vai o futebol cá na paróquia...

Modalidades em alta num fim-de-semana de vergonha no futebol!, por Pedro Pinto


4º FIM DE SEMANA CONSECUTIVO SEMPRE A GANHAR!
Não queria mas… tenho de começar pelo futebol e pelo maior escândalo da temporada que foi o Feirense – Benfica de ontem. Um golo MAL anulado ao Feirense que seria o 2-0, seguido de um penalty MAL assinalado a favor do Benfica, em que Pizzi bem gritou: “Ó João vai ouvir, vai ouvir… ouve, ouve!”… pois! Do outro lado estava o amigalhaço Paixão que FABRICOU este resultado de forma absolutamente ESCANDALOSA e VERGONHOSA! Não satisfeito, conseguiu ainda sonegar um penalty claro ao Feirense… não fossem eles reagir e recuperar… Espero SENTADO uma reacção enérgica o meu clube…

Agora, falemos de coisas boas:
No andebol, jogo sério e competente frente ao Madeira SAD, com mais uma vitória folgada e com muitos golos, antes da paragem para a selecção (duplo compromisso com a…França!) para depois voltar a…França e defrontar o St. Raphael na 1ª mão dos ¼ de final da EHF Cup!
No basket, temos CANDIDATO!!! Mas que grande semana teve o nosso basket, que está a recuperar como jamais imaginei, ao ponto de, na mesma semana vencer Oliveirense e Benfica, mostrando que o título está bem ali ao virar da esquina. Haja concentração e vontade!
No hóquei, vitória de confirmação sobre o Forte dei Marmi, na 2ª mão dos ¼ de final da Liga Europeia, num jogo q.b. que gerimos razoavelmente, dando minutos a jogadores mais habituados ao banco. Agora…o Barça! Provavelmente…em Barcelona! Quem vencer irá à final com o vencedor do jogo entre Sporting e Benfica. Será que…? Resumindo, as modalidades continuam em alta, não ganhámos QUASE nada mas…podemos
ganhar MUITO esta época! Vamos lá Dragões!!!

Natação Adaptada: NOTÍCIA
Documentário sobre os 125 Anos do FC Porto, pela DUGOUT: Porto, a football city

Andebol:
No Andebol, jogo competente do FC Porto frente a um bom Madeira SAD, acabado de eliminar o ABC, estando por isso presente em 3 frentes (Liga, Final 4 da TP e Meias da T. Challenge), por 38-25! Os golos foram distribuídos por vários jogadores, alguns deles com poucos minutos mas com muito talento, como por exemplo, os meninos Miguel Pinto e Francisco Oliveira. O primeiro com um golo espectacular a passe de Rui Silva e o outro com um punhado de boas defesas para quem ainda tem…17 aninhos! Grande balneário tem o FC Porto!
Também de realçar a boa exibição do nosso GR Thomas Bauer (acaba de renovar pelo FCP por mais uma época, o que é uma excelente notícia!!!). Agora é tempo de pausa para duplo compromisso da selecção, o que acaba por ser bom para retemperar energias, fazendo votos para que ninguém se lesione até ao próximo jogo, importantíssimo, em St. Raphael (o fortíssimo conjunto francês, finalista vencido da última EHF Cup, que nos calhou defrontar como o último obstáculo desta longa competição europeia para atingir a tão desejado Final 4!)

Notícia e resumo
Classificação Andebol 1

Próximos jogos:
Saint-Raphael – FC Porto (EHF Cup  ¼ Final – 1ª mão) PdS J.F. Krakowski / Sáb / 20 Abr - 19h00
FC Porto – Saint-Raphael (EHF Cup  ¼ Final – 2ª mão) Dragão Caixa / Sáb / 27 Abr - 18h00

Basket:
No basket, semana de sonho para o FCP que acaba por vencer dois jogos seguidos frente aos outros dois candidatos ao título, mostrando que esta confiança veio MESMO para ficar! Primeiro, a Oliveirense no Caixa. Um jogo épico que começou muito mal (ao intervalo perdíamos por 24 pontos!) mas em que, no 3º período, fomos verdadeiramente arrasadores, marcando 34 pontos contra 10 do adversário!!! Resultado final: 81-79! De seguida, viagem até  à Luz, para defrontar um Benfica que vinha de duas derrotas seguidas (uma delas humilhante!) e que vencemos categoricamente por 79-84! Foi um jogo sempre bastante equilibrado, com o Benfica a liderar quase até ao fim mas que, fruto de uns enormes António Monteiro e Pedro Pinto, foi possível reverter e passar para a frente do marcador e não mais largar! Brilhante!!!
De destacar os 22 pontos de Will Sheey, que acabaram por ser decisivos nas contas do jogo e que nos fazem sonhar cada vez com mais confiança no título! A acompanhar de perto!

Notícia e resumo, jogo com Oliveirense
Notícia e resumo, jogo frente ao SLB, na Luz
Classificação LPB<

Próximos jogos:
Lusitânia – FC Porto (LPB / 2ª Fase / 6ª jornada) PM AdH / Sáb / 20 Abr - 19h00
FC Porto – AD Ovarense (LPB / 2ª Fase / 7ª jornada) Dragão Caixa / Qui / 25 Abr - 16h00

Hóquei em Patins:
No hóquei, o FC Porto defrontava o s italianos do Forte dei Marmi para a 2ª mão dos 1/4 de final da Liga Europeia, com uma vantagem de 1-5 trazida de Itália. O resultado final de  3-2 acaba por traduzir uma gestão do jogo e da eliminatória q.b. aproveitando para dar minutos a jogadores com pouco tempo de jogo e assim dotar a totalidade do plantel de ritmo para o que aí vem. E não é pouco! Na Final 4, provavelmente a disputar em Barcelona, vamos defrontar…o Barça e tentar quebrar o enguiço, esperando o vencedor do Benfica –Sporting…Será desta?...
Nos próximos jogos vai regressar o Campeonato com dois jogos fora e muito importantes, a ponto de considerar que se os ganharmos…muito dificilmente não seremos campeões! Notase claramente que esta não é das melhores fases da equipa, que tem sido mais pragmática do que espectacular ou cativante mas…tem ganho tudo e isso é o mais importante. Vitórias!!!

Notícia e resumo, Liga Europeia
Classificação campeonato nacional

Próximos jogos:
AE Física – FC Porto (Campeonato Nacional) Pav. Da Física / Qua / 10 Abr - 21h00
Óquei de Barcelos – FC Porto (Campeonato Nacional) P. M. De Barcelos / Sáb / 27 Abr - 21h30

Vai ser uma noite de muito trabalho para as lavandarias, cartilheiros, freteiros e propagandistas ao serviço do SLB


O futebol, dentro e fora do campo, é entusiasmo, emoção, paixão, adrenalina no máximo, nervos à flor da pele. É natural por isso que às vezes hajam comportamentos desviantes e quando é assim, para quem se porta mal, existem regulamentos que devem ser aplicados, com rigor, isenção e critérios semelhantes.

Vem esta introdução a propósito do que aconteceu no final do jogo de Alvalade. Todos vimos que houve mosquitos por cordas, mas para árbitros, delegados, sem esquecer Comissão de Instrutores da Liga e Conselho de Disciplina - será que só reagem com queixinhas? Não viram nada? Não acham que as omissões, que são óbvias, devem ser questionadas e investigadas? -, não aconteceu nada? E que dizer da comunicação social, dos moralistas e de algumas virgens ofendidas, verdadeiros contorcionistas que estão sempre de baterias apontadas ao F.C.Porto, quando se trata dos Dragões, do nada faz um verdadeiro filme de terror, alimentam polémicas sem fim e que sobre o último Sporting - Benfica não tugem nem mugem? Nem uma palavra de condenação? Nem uma palavra de admiração por tudo que se passou não ter qualquer tipo de consequência?
Sabemos todos que o futebol português - comunicação social incluída - está capturado por um polvo gigantesco que apesar de sofrer alguns danos, continua forte, mas o que é demais é moléstia.

Após Moreira de Cónegos e para esvaziar qualquer polémica relacionada com um possível golo mal invalidado, por fora-de-jogo mal assinalado, o SLB com a ajuda dos seus propagandistas, criou um facto político falso, passando a ideia que a bola não entrou na baliza, logo a questão do golo invalidado nem se colocava. E resultou, o fundamental não se discutiu, discutiu-se o acessório.
Após Alvalade, a táctica foi semelhante: era preciso desviar atenções do fundamental, o vergonhoso comportamento dos jogadores do Benfica, logo uma fonte benfiquista de água inquinada, colocou na imprensa que Rafa tinha sido insultado - até as expressões vieram a público para ajudar a atenuar a reacção descabelada do jogador encarnado - e coitadinho, como não é de ferro, reagiu. Foi mais uma estratégia que teve sucesso, as consequências para Rafa foram mínimas, objectivo cumprido, ninguém quis saber do que disse a fonte sportinguista, Bruno Gaspar não insultou o seu colega de profissão.

O que diria a escumalha de quem temos estado a falar, se o F.C.Porto vencesse como venceu o SLB, em Santa Maria da Feira? Que vão eles inventar desta vez para desviar as atenções desta pouca vergonha? Será que vão dizer, num resultado tão desnivelado, para quê falar de um ou outro erro dos árbitros? Será que esquecerem o que disseram quando do F.C.Porto vs Portimonense?
Não sei, mas de certeza, vai ser uma noite de muito trabalho para as lavandarias, cartilheiros, freteiros e propagandistas ao serviço do SLB.

Ia dizer alguma coisa sobre o jogo de terça-feira, entre o Liverpool e o F.C.Porto, em particular sobre os ingleses e porque quase nada mudou na equipa de Klopp, repetir o que disse na época passada - Não sendo uma equipa perfeita, isso não existe no futebol, os reds são um conjunto recheado de grandes talentos, nos processos ofensivos são uma das melhores equipas do mundo, estão ao nível de um Real, Barça, PSG, Mancheter City ou Bayern. Mané, Firmino e Salah, formam um tridente atacante de superior qualidade, juntam a uma capacidade técnica elevadíssima, uma velocidade de pensar e executar que numa noite de inspiração pode causar danos às mais fortes e coriáceas defesas.  Se a estes craques, juntarmos um trio de médios de excelente nível, está quase tudo dito sobre a enorme montanha que a equipa de Sérgio Conceição vai ter de escalar. Escalará melhor se for uma equipa rigorosa, concentrada, compacta e organizada, coesa e solidária a defender, rápida a sair para o (contra-)ataque, de forma a ser capaz de aproveitar algumas deficiências nos processos defensivos que a equipa de Klopp tem.
Ninguém tem dúvidas que para contrariar o favoritismo e o poderio inglês, causar surpresa, deixar tudo em aberto para a segunda-mão, não chega um bom Porto, é preciso um super-Porto. Como é fundamental que todos os Dragões que forem chamados ao jogo estejam a um nível altíssimo. Mas dou a palavra a quem os conhece melhor e percebe muito mais de bola que eu: Carlos Carvalhal - para ler clicar na imagem.

E já que estou no JN, também podem ler a primeira vez de Joana Marques no diário da Invicta - para ler clicar na imagem.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset