Populares Mês

Archive for novembro 2007

Benfica - F.C.Porto : Em cada Dragão!...Há um campeão!...


Dizia o Artur: " Continuem a falar mal de nós..."
Agora estamos na mesma: contra arrogância, triunfalismo, menosprezo e histeria benfiquista. A coragem, determinação, audácia e humildade de campeão.
Gostamos deles assim: eufóricos, maduros, cheios de " tesão "... a vitória tem outro sabor!

Liverpool 4 - F.C.Porto 1 : Sem discussão !


O Liverpool é melhor, jogou melhor, mereceu ganhar.
Tudo isto é certo, mas, fica uma grande tristeza, uma enorme frustração, uma tremenda desilusão, pela derrota e pela pálida imagem deixada em Inglaterra. O verdadeiro F.C.Porto, meus senhores, súbitos de Sua Majestade, não é este, este é o Porto de Jesualdo, um treinador inventor e com a mania das grandezas.
Fucile o melhor lateral-esquerdo portista, não jogou, porque era preciso altura e o uruguaio só mede 1,78. Entrou M. Cech, é muito pior, mas, mede 1,83. Não entrou R.Meireles (de início), embora esteja a jogar bem, porque era preciso altura e físico, o ex-boavisteiro só mede 1,79. Entrou Kaz (atenção que não estou a dizer que jogou mal), que mede 1,92. Por azar quando o Liverpool recorreu a P.Crouch, o polaco já tinha saído.
Estava eu a reflectir sobre grandes e pequenos, quando me veio à memória um célebre Inglaterra-Portugal disputado em Wembley, o seleccionador era o saudoso J.M.Pedroto, que para esse jogo escolheu um meio-campo de minorcas, com Octávio, J.Alves, Teixeira e outro que agora não me lembro o nome. Que banho de bola levaram os ingleses, os pequenos jogadores portugueses brincaram ao gato e ao rato com os matolões britânicos e conseguiram um 0-0 que espantou o Mundo do futebol. Saltou-me também à memória, esta mais recente, uma crónica de J.Valdano na A Bola a propósito do Espanha-Suécia, em que o antigo astro argentino exaltava L.Aragonés, por ter colocado em campo contra os altos e fortes nórdicos, um conjunto à base de jogadores talentosos mas pequenos, D.Villa, Iniesta, Xavi, etc.,... mas, quem era e quem são Pedroto, Valdano ou Aragonés, comparados com o nosso grandíssimo mister, Prof. Jesualdo Ferreira?
Agora, dirigo-me aos jogadores do F.C.Porto: meus amigos, vocês representam um clube que é símbolo de uma cidade e de uma região, que chegou até aqui graças à coragem de muita gente sem medo, por isso, pensem no que diz o povo " O que não tem remédio, remediado está ", limpem a cabeça, esqueçam o pesadelo de Anfield Road, nada está perdido: somos líderes, só dependemos de nós, vamos terminar em 1º lugar do grupo. Acredito que mais uma vez, seremos os únicos nos oitavos- de- final da L.Campeões. Faremos valer o nosso lema " nós conseguimos, os outros ficam-se pelo quase ". Pensem também que no sábado temos outro jogo muito importante, enfrentem-no sem medo, com entusiasmo, sejam audázes, esqueçam as palavras controlo e contenção, se olharem para o banco e virem o vosso treinador com aquela cara de pánico que o caracteriza, olhem para o para os adeptos portistas, esses são homens sem medo... mais uma vez lá estarão para vos apoiar.
Ultimas notas: não ao desbaratar do prestígio e desvalorização dos activos.
Já não me lembro da última vez que fomos goleados ou sofremos 4 golos. Quem tiver a memória mais fresca e quiser ter a maçada de me lembrar... desde já agradeço!
PS- Disse-me um amigo ontem à noite e para disfarçar a azia " o Jesualdo é um génio, aquilo foi só para enganar o Benfica". Oxalá, meu caro, oxalá!

Liga Intercalar: F.C.Porto 3 - Trofense 1


Foi, como diz o outro, uma tarde entretida. Uma 1ª parte razoável, com os jogadores do plantel principal a terem a atitude correcta e os jovens dos juniores a quererem mostrar serviço. Ao intervalo venciamos por 2-0, com o 2º golo a ser muito bonito, o passe de André-André para Rui Pedro que marcou, foi meio-golo.
A 2ª parte, foi diferente para pior, atitude não foi a mesma e a qualidade também não.
Algumas notas: J.Paulo - muito mal, como que a explicar porque não tem sido opção.
Edgar - de uma ingenuidade confrangedora.
Leandro Lima - grande talento, jogadas belíssimas, mas, uma grande indisciplina táctica.
Resumindo: foi uma tarde bem passada, onde se falou de um Vigário ( era o nome do árbitro ), de um tal benfiquista de Valongo, José Luís Melo ( curiosamente, árbitro auxiliar no próximo Benfica-Porto ), de Adriano (já não vi o seu 2º golo) e de uma prova que se for levada a sério pode ser muito importante.

António Pedro de Vasconcelos, o realizador que vê muito mal.


Nota prévia: em todos os orgãos de Comunicação Social, escrita, falada, televisionada, mesmo naqueles que são nitidamente anti-portistas, foi reconhecido que ficou por marcar um penalti a favor do F.C.Porto, num lance que envolveu na área setubalense, Lisandro e Robson.
Serve a nota introdutória para dizer que mesmo perante esta evidência, há sempre excepcções à regra:
António Pedro de Vasconcelos, o paineleiro benfiquista do programa Trio de Ataque da RTPN, mesmo perante a clareza das imagens, disse: " não é penalti! ". Como não considero o realizador, um daqueles benfiquistas fanáticos, que transformam o preto em branco, como não considero que afirmou, de má fé, só posso concluir que vê muito mal.
Ora, uma pessoa que com estas dificuldades de visão, realiza filmes, alguns até muito interessantes, deve merecer da nossa parte uma certa tolerância e uma certa condescendência.
Ao ver o chapéu apetece-me dizer " ó António Pedro, chapéus há muitos...!

O ridículo normal volta a atacar!


Portugal é de facto um país sui generis, há quem ganhe a vida e viva bem, a dizer mal de tudo e de todos, a polemizar com tudo e com todos, a insinuar com tudo e com todos. É este o caso de Rui Santos, comentador do Tempo-Extra da SIC Notícias e que aos domingos à noite a partir das 23 horas não faz outra coisa. O Ruizinho dos caracóis, que é pequenino e não é dançarino, há tempos, com uns papéis na mão e com pose de grande senhor, que manifestamente não é, afirmou: "P. da Costa, declarou em tribunal, que ganha 400 euros por mês." Mentiu descaradamente! O F.C.P. e o Pr. do F.C.P. reagiram de pronto, de forma clara e inequívoca, com documentos, provando que o que o ridículo normal tinha afirmado era totalmente falso. Perante a evidência e a ameaça de processo em tribunal - não sei se avançou -, lá veio na semana seguinte, de rabinho entre as pernas, qual cachorrinho apanhado em flagrante, o Ruizinho pedir deculpas públicas.
Mas o vírus da má língua que a figurinha em causa tem instalado, esta semana voltou a atacar. Só que desta vez o baixinho, aplicou uma nuance e a propósito do F.C.Porto-Setúbal, não afirmou, insinuou, de forma torpe, cobarde, que C.Pitbull - emprestado ao Vitória -, passou de forma prepositada ao lado do jogo.
Estas análises, este tipo de comentários, que só servem para lançar a confusão e a polémica, devem ser banidos, definitivamente, do futebol português.
Rui Santos, que ainda por cima, gosta de se vitimizar, é uma erva daninha que só causa dano a um desporto, que, curiosamente, ele diz amar.

Liverpool - F.C.Porto: Em Anfield Road, rumo aos oitavos-de-final.


Num ambiente difícil, mas, onde dá gosto jogar, o F.C.Porto tem na Quarta-Feira em Liverpool, a possibilidade de desde logo, carimbar o passaporte para a fase seguinte da Liga dos Campeões. Para isso, não tenhamos dúvidas, terá de ser um Porto do melhor, um F.C.Porto ao mais alto nível, com respeito, mas sem medo, audacioso quanto baste, capaz de " arranhar " o adversário e não o deixar vir para cima com tudo, enfim, um F.C.Porto à altura do prestígio que goza na Europa do futebol.
Nestes jogos aparece quase sempre a nossa melhor face, acredito que no mítico Anfield Road isso vai voltar a acontecer.

F.C.Porto 2 - V.Setúbal 0 : Ganhamos, logo... fomos competentes, não é Sr. Professor?


Deixem-me confessar com toda a frontalidade: eu fui mal habituado! E fui mal habituado porque este Porto, lento, de contenção, que joga no erro do adversário, que ganha sem brilho, não me deixa satisfeito! Culpa minha... prometo que vou fazer um esforço para me habituar aos novos tempos.
Apesar de tudo a segunda-parte foi bem melhor que a primeira!
Quaresma foi o melhor em campo, embora tenha alternado jogadas maravilhosas, com perdas de bola, capazes de dar cabo dos nervos aos mais pacientes. Os cantos e os livres?! Minha Nª Senhora...! Ah, marcou um grande golo!
Tarik Setkioui: será que o Marroquino pensa, que o golo extraordinário que marcou no jogo com o Marselha, vai render juros para toda a época? Será que a magia se esgotou toda no jogo com os Franceses? É que a exibição contra o Setúbal foi muito má!
Uma nota sobre o árbitro e só porque o F.C.Porto ganhou: a arbitragem do Sr. Carlos Xistra foi péssima, uma risota!
Termino com um cenário virtual, inspirado no Académica-Benfica. Imaginem um Académica- F.C.Porto: Domingos o técnico dos estudantes, resolvia tirar da baliza o titular, Pedro Roma, e, colocava na baliza o suplente Ricardo, que numa noite infeliz, sofria dois golos incríveis. O que diriam certos fariseus, sempre prontos a desconfiar de tudo e de todos, quando se trata do F.C.Porto? Não se atiravam ao técnico, como fizeram na época passada quando do Leiria-Porto, e o então treinador dos leirienses, a propósito da expulsão de Quaresma disse que " estava com os olhos no chão e não tinha visto o lance" ?
Ah, sobre o golo de calcanhar de Luisão, disse um amigo meu com muita piada: " comparar o " coice " do Luisão, com o calcanhar de R. Madjer, é pura heresia."

Querem o regresso de Luís Figo à selecção? Tenham dó!


Nota prévia: não tenho nada contra Figo, que é um grande profissional, um excelente jogador, com uma carreira, individualmente e colectivamente, extraordinária!
Colocadas as coisas no seu devido lugar, vamos ao que interessa: seria um absurdo, uma tristeza, se L.Figo mais uma vez, desse o dito por não dito e regressasse à selecção.
Façamos um pouco de história, recuemos ao final do Euro 2004: Figo disse adeus à selecção com a justificação, LEGÍTIMA, de já ter dado muito à equipa de todos nós e querer dedicar-se mais ao clube que representava (R.Madrid) e à família. Assim foi, sem o contributo de Figo, a equipa Portuguesa qualificou-se para o Mundial da Alemanha, com um percurso muito bom e com algumas exibições brilhantes.
Mas, há sempre um mas, no R.Madrid as coisas começaram a correr mal a L.Figo, primeiro suplente, depois dispensado por Vanderlei Luxemburgo, que não contava com ele, o ex-número 7 de Portugal começou a dar sinais que podia voltar, já lhe interessava voltar, era importante para ele voltar. A montra do Mundial era o local indicado, para mostrar, que ainda estava na posse de todas as suas faculdades, em condições de jogar ao mais alto nível e fazer um contrato digno da estrela que era. O resto é conhecido, com o apoio de Scolari que o recebeu de braços abertos, Figo capitaneou a selecção no Alemanha 2006. Alguém que tinha feito toda a fase de apuramento ficou de fora, mas, L.Figo conseguiu o que pretendia, ingressou no Inter.
Agora, querem voltar ao mesmo, cometendo nova injustiça, com jogadores que em condições difíceis, no Azerbeijão, Arménia ou Cazaquistão, defenderam as cores de Portugal, enquanto Figo , tranquilamente no remanso do lar, assistia aos jogos pela televisão.
Tenham dó, chega de sebastianismos, de homens providênciais, de salvadores da pátria, foi com estes que Portugal se qualificou é com estes que deve ir ao Euro 2008!
Figo, como R.Costa, V.Baía e outros, que são referências do futebol Português, podem, assim a F.P.F. o entenda, ter um papel muito importante durante o campeonato que se vai disputar na Suiça e na Austria; ser embaixadores do futebol Português junto da nossa colónia de emigrantes, que nesses países, principalmente na terra dos relógios, são imensos.
Nota final: Deco que é uma referência no balneário do Barcelona, cheio de vedetas, pode ser pela sua experiência e pelo seu carisma, alguém que substituirá Luís Figo como líder natural da equipa de Portugal.

Campo da Constituição: o futuro começa em Dezembro


Não, não vou falar da gloriosa história do F.C.Porto no velhinho campo da Constituição, para isso precisaria de um Post do tamanho do lençol da cama do Yao Ming, Chinês do Houston Rockets, que mede 2,29m. Não falo, também, porque como já afirmei repetidamente, mesmo tendo um grande orgulho do nosso passado, o que importa é o presente e o futuro. Assim, foi com grande satisfação que vi hoje no jornal O Jogo, as fotos ( lindíssimas ) da nova Constituição. Há muito que um clube com a grandeza do F.C.P., necessitava de umas instalações com a qualidade que as fotos documentam. As novas gerações de atletas portistas, os mais novinhos, vão ter a partir de Agosto ( acredito que sim! ), condições óptimas para praticar o futebol.
Todos aqueles que nunca se conformaram com as péssimas condições ( conheço muitos, e onde me incluo, sem falsas modéstias ), devem sentir-se agora confortados, em particular, o meu amigo Abílio Costa ( desculpa citar o teu nome ), que sempre se bateu e até confontou dirigentes do nosso clube, acerca das indignas condições existentes no campo da rua da Constituição. Às vezes exageras, mas, ninguém tem o direito de te dizer " porque não te calas !!! "
Última notas: há dirigentes que falam muito, prometem muito, mas, não fazem nada! Há outros que são a antítese destes, é o caso do D.G. da SAD, Antero Henrique, a quem se deve em grande parte, a remodelação do espaço de que temos estado a falar.
PS-Sobre o projecto 611 que não conheço em pormenor (ainda estou à espera que a pessoa que ficou de mo enviar, cumpra a promessa... ), parece-me uma excelente ideia, se não se ficar apenas pela teoria.

Tenham vergonha!


Recuperei esta foto da 1ª pág. da A Bola, que emoldurou um Post que publiquei em 1 de Outubro, para dizer e pegando nas palavras destes senhores " É preciso mudar pessoas ", que esta frase se deve referir a eles próprios. Estes dois Presidentes que aparecem na foto, arvorados em grandes senhores, que só querem o bem do futebol, que dizem não às rivalidades doentias, bla,bla, bla,... são os mesmos, que não são capazes de se entenderem e resolverem um problema com um miúdo de 8 ANOS, que era para ir para o Sporting e acabou no Benfica.
De L.F.Vieira tudo se espera, em relação aos Viscondes de Alvalade?... é uma surpresa!
Bruno Silva, é uma criança, não pode ser vítima destas " guerras " de " alecrim e manjerona ". O pai do Bruno, merece também uma forte censura: é muito feio andar a tirar proveito de uma criança tão pequenina, que só devia estar peocupada com os estudos.
As associações de protecção de crianças, não têm nesta matéria, nada a dizer?

Vítor Baía, o Embaixador que um dia será Presidente?


Pelo que tenho lido, tem sido um enorme sucesso a visita de Vítor Baía ao Canadá. É assim de forma calorosa, que em todo o Mundo são recebidas as delegações do F.C.Porto. Dirigentes e ex- dirigentes, técnicos e ex-técnicos, jogadores e ex- jogadores, figuras de alguma forma ligadas aos Dragões, são sempre cobertos pelo manto do grande fervor clubista, quando se deslocam ao encontro dos nossos emigrantes.
Ao contrário de outros, não precisamos de andar sempre a apregoar a nossa grandeza, a falar da Universalidade do nosso clube, dos milhares de adeptos que temos espalhados pelos quatro cantos do planeta, isso é uma realidade que só não vê quem não quer.
Na visita a Toronto, o Director das Relações Externas, mostrou que está nesta função como estava na baliza dos Dragões, com classe e profissionalismo, agora, como no passado de futebolista, Vítor Baía prestígia o F.C.P. e Portugal.
A frase do emigrante José Carlos Ribeiro: " Baía não é só dos portistas. Baía é de todos os Portugueses." é felicíssima e faz corar de vergonha, muitos que em Portugal, nunca o souberam, por razões mesquinhas, reconhecer. É com figuras como Baía, de uma forma natural, sem sucessões monárquicas, que o futuro do F.C.P. se vai preparando e será, não tenhamos dúvidas, brilhante.

100º - Post


Uma centena, ena tantos!
Ao atingir a centena de Posts, número bonito não acham?... não posso deixar de referir que aquilo que começou por ser uma brincadeira, rapidamente se transformou num desafio aliciante.
Sempre gostei de escrever, mas agora, ter alguém ( há quem diga que são poucos... salvo um a ou outra excepção, são bons!...), que lê e nalguns casos até comenta o que escrevo, é para mim um motivo de orgulho, de alegria e de satisfação.
Agradeço pois a todos: aos que estão de acordo ou em desacordo, aos que são bem- educados e aos mal-educados, aos que escrevem num Português correcto e aos que mal sabem escrever, aos portistas, aos não-portistas e até aos anti-portistas, mas, principalmente aos amigos, que sempre me incentivaram, o meus sinceros agradecimentos. Cresço com o vosso apoio, mas, também com as vossas críticas.
Prometo-vos que vou continuar, neste espaço livre, aberto e sem censuras. Conto com todos, sabendo que como disse Eduardo Girão " A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas, não deixa ferida."

Portugal 1 - Arménia 0 : Que pobreza franciscana!


Uma vitória Portuguesa com uma das piores exibições que há memória.
A primeira parte foi mazinha, valeu pelo golo, na segunda...foi mais do mesmo, uma tristeza! Nem vale a pena dizer mais nada, a não ser, deixar um aviso: meus Srs., não repitam na Quarta-Feira! Se o fizerem, contra uma Finlândia, claramente superior a esta fraquinha Arménia, arriscam-se a ficar a ver o Euro- 2008 pela televisão. Não repitam também, porque o público do Dragão é muito exigente e não toleraria uma exibição igual.
Notas finais: mesmo correndo o risco de ser acusado de facciosismo, de puxar a brasa à minha sardinha azul e branca, porquê R.Meireles, que está em excelente forma, na bancada e M.Fernandes que não joga no Valencia, no campo?
O futebol de loucas correrias com a bola, até a perderem, cujo o expoente máximo foi no jogo de ontem, C.Ronaldo, é o chamado futebol do futuro?
O coro vermelho, encarnado, rosa ou verde, que quer agora, Quim a titular da selecção, é o mesmo que estava com o Ricardo, na " guerra " com Baía?
Ah, já me esquecia, Quarta-Feira eu vou lá estar!

As contas da F.C.Porto - Futebol, SAD : Exercício 2006/2007


Não vou como é óbvio, não sou especialista, nem tenho vocação para isso, fazer uma análise aprofundada das contas da SAD portista. No entanto, socorrendo-me da ajuda de um amigo, portista e economista de reconhecidos méritos, que já as verificou e me deu a sua opinião, acho que posso dizer o seguinte:
há quatro aspectos que devem ser realçados positivamente: a diminuição do passivo total e a curto prazo.
O aumento das receitas ordinárias. O resultado consolidado de 2,3 milhões de euros, acima do orçamentado. Cash-Flow positivo.
Há uma situação que embora tenha melhorado, convém continuar a merecer a atenção dos responsáveis portistas, refiro-me ao custo com o pessoal.
Tendo em conta a especificidade e os riscos do futebol, onde o equilibrio entre a parte desportiva e a parte económica/financeira é muito difícil, devemos estar contentes, e dar os parabéns à Administração da SAD azul e branca pelas contas apresentadas. O caminho é este, boas equipas e boas contas, a SAD já provou que é capaz de o conseguir.

Estádio do Dragão - 4º Aniversário.


Faz hoje 4 anos, aquele que é para mim ( eu sei que sou suspeito...), o mais belo Estádio do Mundo!
Não é fácil falar do Estádio do F.C.Porto, sem repetir aquilo que já tantos disseram: é lindo, fascinante, maravilhoso, fantástico... uma verdadeira obra prima.
Assim, nesta data, cantando os parabéns ao Dragão, fica o agradecimento a todos os que tornaram possível a construção daquela obra notável, fica também, um pedido que é simultaneamente um desejo, aos responsáveis portistas: Meus senhores, façam os possíveis, para que o nosso clube tenha sempre, jogadores e equipas, capazes de honrar o deslumbrante palco que pisam.

A arbitragem e o Sporting Queixinhas de Portugal


Aí está mais uma polémica na arbitragem. Esta, como muitas outras, teve origem nos Queixinhas de Alvalade.
Tem sido uma constante nos últimos anos: quando são beneficiados ( Setúbal, Guimarães, etc.), não abrem o bico, mas, quando se sentem prejudicados...!Para além das lamúrias, do choradinho e da vitimização, tão típica no S.Q.P., a algum tempo a esta parte, deu-lhes para fazer queixinhas na C.A.da Liga.
Se fossem coerentes, não coçassem para dentro, tivessem um pouco de vergonha e de pudor, quando confrontados com a crise, que se instalou após o jogo de Braga, os responsáveis leoninos, que respondem quase sempre; ainda estamos em todas as frentes e já ganhamos a Supertaça, deviam ter a dignidade de referir, em nome da verdade, que o conseguiram à custa de uma arbitragem infeliz, para não dizer outra coisa, de Bruno Paixão. Nesse jogo da Supertaça, o F.C.Porto, que foi claramente prejudicado, não foi e muito bem, fazer queixinhas, assumindo os erros próprios que levaram à derrota.
É esta, deve ser sempre esta, a postura e a cultura dos clubes ganhadores, mesmo tendo a noção clara que se fosse ao contrário, atendendo ao comportamento e à prática leonina, teria havido gritaria para meses e a respectiva queixa lá teria seguido o seu destino. Esta táctica, leonina, na verdadeira acepção da palavra, é uma forma vergonhosa e passadista de pressão, que já não se usa. Se todos os clubes enveredassem por estes caminhos, seria o bom e o bonito, com o futebol Português a arriscar-se, que a UEFA ou FIFA viessem por ordem na casa.
Nota final- Neste momento o S.Q.P. domina a Liga: o Presidente Hermínio Loureiro é sportinguista, o Pr. dos árbitros, V.Pereira é sportinguista, está representado na Direcção através do seu dirigente Rogério de Brito, sendo aliás, o único dos grandes a fazer parte desse orgão. Deus me livre de pensar, que estas decisões têm alguma coisa a ver com isso, no entanto, e mais uma vez, se fosse ao contrário...?!O que diriam os responsáveis do S.Q.P.?

A propósito do possível regresso de José Veiga.


O jornal A Bola que funciona como ponta-de-lança do Benfica, deu à estampa, a possibilidade de José Veiga ingressar no U. de Leiria, como director geral. É uma interessante peça jornalística, principalmente naquela parte que diz: " O U. de Leiria atravessa o seu momento mais delicado dos últimos anos, está no último lugar da Liga e tem-se queixado fortemente das arbitragens desde o início da temporada. Veiga movimenta-se com à-vontade em vários mercados ( graças à sua anterior experiência como agente de jogadores ) e poderá nesse campo ser uma peça muito importante para ajudar o presidente leiriense a sair desta situação preocupante."
Muito curioso não acham? Terá sido por isso que Veiga ingressou no Benfica? E que dizer da reacção de L.F.Vieira, que esquecendo P.da Costa, atira-se agora, violentamente, contra Bartolomeu? Parece que Vieira e a sua caixa de ressonância estão em pánico. Porque será? De que têm medo? Temem, agora, que se zangaram as comadres, se possam descobrir as verdades?
Ah!, Quanto a aproximação ao F.C.Porto... sinceramente, não acredito, apesar de já ter idade e experiência, para não me surpreender com nada.
PS- Rogério Azevedo, mais um jornalista vermelho, no jornal de que se fala e no balanço do 1º terço do campeonato diz " Só em 50% dos casos, desde 1995/96, é que o líder à 10ª jornada foi campeão. Boas notícias para o Benfica, que segue a 4 pontos..." Porque não para o F.C.Porto que já lidera, se em 50% dos casos quem vai à frente sagra-se campeão? Porque para estes Srs., só conta o Benfica. É uma vergonha!

A Nortada incoerente de Miguel Sousa Tavares.

Resolvi publicar este Post, depois de ler a Nortada de M.S.Tavares na A Bola de hoje. Diz o Miguel entre outras coisas que: " O F.C.P. só tem seis jogadores de indiscutível valor, num plantel de 27 elementos. São eles os laterais Bosingwa e Fucile, o central B.Alves, o trinco P.Assunção e os avançados Lisandro e R.Quaresma." Adiante diz também o jornalista/escritor " (...) livrar-nos desse susto do Stepanov (...) "
Porque tenho respeito por o jornalista e pelo escritor, porque acredito que ele tal como eu, só quer o melhor para o F.C.P., e quando crítica o faz de boa-fé, resolvi com espírito construtivo e através de vários exemplos( socorro-me para isso das próprias crónicas do Miguel no jornal lisboeta, tenho-as quase todas), demonstrar, algumas das suas mais claras incoerências.

R.Meireles: Nortada de 2 de Agosto de 2005 - " (...) o centro da defesa, apesar do apoio de R.Meireles (este sim, uma grande descoberta de Adriaanse), (...) "
Sobre o mesmo R.Meireles na Nortade de 27 de Dezembro de 2006- " claramente o elemento mais fraco da equipa. Vagueia pelo campo, sem grande utilidade visível (...) "

H.Postiga: Nortada de 15 de Março de 2005- " (...) é pegar nas supostas vedetas compradas por milhões, e pagas sumptuosamente - Diego, Postiga e L.Fabiano - e enfiar com eles na equipa B, mesmo com prejuízo da equipa B. E deixá-los por lá a vegetar tempo suficiente até que supliquem a rescisão do contrato (...) "
Sobre o mesmo Postiga na Nortada de 27 de Dezembro de 2006- " A impossível ressurreição. Quem o viu nas três temporadas anteriores, custa-lhe a crer que seja o mesmo. "

Lucho: Nortada de 20 de Março de 2007 - " (...) caramba há-de haver nos júniores ou nos juvenis alguém que simplesmente corra e jogue, coisa que o Lucho não faz há meses! "

Acerca do R.Meireles e o H.Postiga nem faço comentários, já sobre o Lucho...! Penso que não há nenhum portista que subscreva as palavras de M.S.Tavares.
Quanto a Diego: foi considerado o melhor jogador do campeonato Alemão. Está na selecção do Brasil.
L.Fabiano: é um dos melhores marcadores da Liga Espanhola. Joga no Sevilha uma das grandes equipas da Europa.

Notas finais para Helton e Stepanov que estão na berra: sobre o central Sérvio após o jogo com o Belenenses escrevi o seguinte " O internacional Sérvio já me começa a irritar com tanta displicência, fica à espera, não ataca a bola, faz passes de risco que provocam calafrios, enfim, já joga como um grande senhor que manifestamente ainda não é. Que alguém lhe mostre o que a casa gasta, por exemplo uma passagem por o banco dos suplentes. " Os jogos com o Marselha e Estrela, deram-me infelizmente razão, mas, quero dizer claramente; acho que corrigidos os defeitos, está ali um central de grande categoria e com um futuro brilhante. Fica registado para Memória Futura.

Helton: não é o V.Baía, mas, é um guarda-redes para o presente e com a garantia que a baliza do F.C.P. está bem entregue para os próximos anos. É no entanto, importante, que se deixe daquelas brincadeiras ( a jogar com os pés e a colocar a bola em jogo), que irritam e dão cabo da paciência e do coração dos portistas.

Resumindo: o encanto do futebol reside nisto, uns têm uma opinião outros têm outra, às vezes erramos, até grosseiramente, portanto, cuidado com as verdades absolutas, no Desporto - Rei as coisas mudam muito depressa.

C.F.E.Amadora 2 - F.C.Porto 2 : Há muito que se esperava uma coisa assim!


O que aconteceu na Reboleira só pode surpreender os mais distraídos, aqueles que andavam eufóricos e já embandeiravam em arco, sem nenhuma razão que o justificasse.
A começar por J.Ferreira que agora diz: " é inadmissível a forma como a minha equipa saiu do jogo após o 2º golo." Como? Estarei a ouvir bem? Os jogadores erraram, mas, se tivessem ganho, qual teria sido o discurso?
O que aconteceu na Amadora já não tinha acontecido, com o Marítimo, Boavista, Académica, Belenenses e até com o Marselha? Só, como fomos, com a excepção do Belenenses, ganhando, estava tudo bem! Porque não falou nessa altura, chamando a atenção, sobre a forma lenta, acomodada, displicente, desconcentrada, a equipa encarava os jogos, quando estava em vantagem? O F.C.Porto esta época alguma vez foi demolidor Sr. Prof.? Não, não foi! Então porque não reagiu o Sr. à 1ª pág. do jornal O Jogo, que dizia: " Jesualdo quer um Porto cada vez mais demolidor!" Porque não veio condenar este manifesto exagero jornalístico que só prejudica? No jogo contra o Estrela, o que fez o Sr. para combater o adormecimento da equipa? Nada! Antes pelo contário, a sua mensagem foi que o jogo estava ganho! Não é disso exemplo a entrada de Adriano, incapaz de segurar uma bola , em detrimento de H.Postiga, que tinha entrado bem no jogo da L.Campeões?
As reacções do público do Dragão, exigente, mas, conhecedor, já não tinham alertado, que algo ía mal? Agora, que a metade da vantagem já desapareceu, que em 2 jornadas perdemos 4 pontos, fica-lhe mal descarregar as culpas nos jogadores, não sendo capaz de fazer auto-crítica.
Nesta paragem do campeonato reflicta bem Sr. Prof., não queremos "reprises" da época passada! Que no regresso da Liga apareça um Porto fiel à sua imagem de marca: humilde, respeitador do público que paga, talentoso, capaz de correr durante todo o jogo, sempre pronto a "agredir" o adversário e quando ele está moribundo, não ter pena de o "matar".
Não sei se repararam, mas, não falei do jogo com o Leixões, fi-lo propositadamente, o jogo contra a equipa de Matosinhos é paradigmático e reforça tudo o que foi dito: foi num dia e numa hora maus para o futebol ( Segunda- feira, 19h45m ), mesmo assim estavam 36500 espectadores, mais que no Sporting-Roma da L.C., aos 10 minutos o F.C.Porto já ganhava 2-0, estava a jogar bem, tinha tudo para fazer um bom jogo e uma boa exibição, que mobilizasse os portistas para os jogos seguintes, mas, tal como ontem a equipa deixou de jogar e os 80 minutos para o fim do jogo foram uma tristeza. Aí o técnico portista como ganhou calou-se, fez mal, devia ter aproveitado para fazer pedagogia, dizendo claramente que exibições como aquela não se podiam voltar a repetir.
Termino dizendo 2 coisas, uma é que o Sr. Prof. tem uma grande sorte de estar no F.C.Porto e ter como Pr. o Sr.P.da Costa. Outra é um desejo sincero da minha parte; como eu gostaria de estar enganado a seu respeito, enquanto treinador do meu clube.

Os critérios de Vítor Pereira - parte II


Há tempos atrás e a propósito das nomeações para os jogos do F.C.Porto com os seus rivais de Lisboa, coloquei em causa os critérios do Pr. da C.A.Liga. Hoje, volto a fazê-lo, na sequência de uma notícia que li na C.Social e que dizia: " 6 árbitros estão castigados e não vão actuar nesta jornada, por terem cometido erros graves ". Entre os castigados está o Juíz portuense Rui Costa, que como se lembrarão, arbitrou o F.C.P. -Leixões. É um facto, que o árbitro errou no lance do 1º golo dos Dragões, mas, nem no campo, nem posteriormente, mesmo com ajuda das imagens televisivas, foi possível confirmar, que R.Costa poderia ver Lisandro a levar a bola com o braço. Tirando este lance e um possível penalti sobre Quaresma, não me lembro de qualquer outra decisão errada do jovem árbitro.
Em contrapartida, no Paços de Ferreira-Benfica, essa Eminência Parda da arbitragem Portuguesa, que se chama Bruno Paixão, errou de forma clara, nítida e visível (o livre que deu a vitória ao Benfica não existiu), aliás, até o jornal do Benfica, A Bola, diz e cito " empurrou os pacenses para a sua área de forma habilidosa e digna de compêndio ". Assim, pergunta-se quais os critérios para estas decisões contraditórias? J.Ferreira pediu que Vítor Pereira se explicasse, o Pr. dos árbitros diz que não tem que fazê-lo, mas, devia, para que todos percebessem claramente, o porquê destas decisões. Eu, como não sou o treinador do F.C.Porto, logo, não tenho as suas responsabilidades, posso colocar as questões que Jesualdo, provavelmente gostaria de por, mas não pode.
Será que Vítor Pereira se deixa impressionar, pelas carpideiras invejosas do costume, que quando os seus clubes são beneficiados se calam muito caladinhos, mas, quando são prejudicados ou os beneficiados são outros, desatam numa gritaria que é sempre amplificada por uma C.Social tendenciosa? Será que o líder dos árbitros da Liga se deixa impressionar por aquela ladainha, que pensei já ter passado à História, segundo a qual: " quando os árbitros erram a favor dos Dragões são maus, manobráveis, pouco sérios etc., mas, quando erram a favor dos clubes de Lisboa, são seres humanos, logo sujeitos a errar, estavam mal colocados para analisar, não se pode por em causa a sua qualidade, nem a sua seriedade, etc. " ? Ou então e mais grave, esta decisão é uma mensagem que Vítor Pereira, de forma subtil, quer passar e que consiste no seguinte: " quem comete erros a favor do F.C.Porto é penalizado, quem os comete a favor de Benfica, não tem problemas."
O Pr. dos árbitros da Liga é um homem experiente, habituado ao barulho sistemático dos perdedores, não pode pois, deixar-se impressionar, deve de uma forma clara, simples e transparente, dizer quais os critérios que presidiram a esta decisão. A bem da arbitragem e do futebol Português.

Praça Francisco Sá Carneiro, antiga praça Velasquez.



É esta a famosa praça da cidade do Porto, que alguém com muita piada, apelidou de praça da má língua.
Neste local, conhecidíssimo de todos os portuenses e não só, existe um café, o Velasquez, autêntico Santuário de portismo. Dirigentes e ex-dirigentes, técnicos e ex-técnicos, jogadores e ex-jogadores, sócios, não sócios ou apenas simpatizantes, reunem-se ali, para falar de desporto, particularmente de fútebol, mas, essencialmente do F.C.Porto. Há sempre uma grande pluralidade de opiniões, tudo se discute: a equipa, os técnicos, jogadores, dirigentes etc,etc. Uma coisa nos une, o Amor ao F.C.Porto. Somos portistas dos melhores, só queremos o bem do nosso clube e não recebemos lições de portismo de ninguém.
Mudamos de opinião às vezes? Claro que sim, já dizia o Dr. Mário Soares " só os burros é que não mudam!"
É normal, que atire a primeira pedra, aquele que nunca mudou de opinião, seja acerca de um treinador, jogador, ou até de um dirigente? Sim dirigente! Lembro-me perfeitamente de ver o nome do Dr. Adelino Caldeira, pintado de forma nada agradável, nas paredes do antigo estádio das Antas, no entanto, ele continua a servir o F.C.Porto, e é agora, considerado por muitos, um excelente dirigente desportivo.
Discutir o F.C.Porto, de forma construtiva, criticando o que é de criticar, mas , elogiando o que é de elogiar, é uma manifestação sádia de portismo e revela maioridade na análise. Dizer amém a tudo, dizer que tudo está bem, quando muitas vezes está mal, é próprio de seres menores, sem vontade própria, que reagem ao sabor das conjunturas.


PS- Agadeço pois, do fundo do coração ao" mesmosdesempre86", que não conheço, nem desconfio quem seja, a dica, que me levou a escrever este Post. Numa altura, entre jogos, em que não há muito a dizer, o comentário iluminou-me, deu-me a ideia para escrever, sobre uma zona, que é um ex-libris da" MUI NOBRE, SEMPRE LEAL E INVICTA, CIDADE DO PORTO"

F.C.Porto 2 : O.Marselha 1 : Mágico,Tarik Sektioui !


Foi uma vitória difícil, sofrida, mas justa! Ao contrário da ideia que alguns pretenderam passar, os Franceses são uma boa equipa, com excelentes jogadores, que sabe ocupar espaços, sai bem no contra-ataque e é forte fora de casa, como prova a vitória no reduto do grande Liverpool.
Na 1ª parte o F.C.Porto com Bosingwa claramente receoso e a 50% das suas capacidades, Fucile a demorar a acertar na marcação ao endiabrado Valbuena ( que pequeno grande jogador), com Quaresma desinspirado, valeu Tarik, com um golo do outro Mundo, para que os portistas chegassem ao intervalo com uma vantagem que não mereciam. A 2ª parte foi diferente, mesmo tendo sofrido um golo a frio, o F.C.Porto soube reagir, com vontade, sem medo, com alma e com nacos de bom futebol, a equipa azul e branca acabou a justificar plenamente a vitória. Jesualdo esteve bem, arriscou para ganhar: quando se arrisca, quando se é audaz, quando se manda às malvas os medos e os receios, quase sempre se colhe os frutos merecidos.
Nesta altura estamos muito bem colocados para seguir em frente; com naturalidade, sem euforias bacocas, tão típicas noutra latitudes, orgulhosos sempre, do nosso passado, mas, sabendo que quem vive agarrado ao passado não tem presente e difícilmente terá futuro.
O melhor do F.C.Porto: Tarik, por muitas razões, mas, quem marca um golo daqueles, nem precisava de fazer mais nada. Aproveito para dar uma sugestão aos responsáveis do F.C.Porto; porque não, à semelhança do que existe no estádio Azteca, da cidade do México - duas placas a perpetuar os grandes golos obtidos por Negrete e Maradona no Mundial de 1986 - fazer o mesmo no Dragão, para imortalizar e recordar a todos os que visitam o nosso lindíssimo Estádio, um golo extraordinário, dos mais belos que a longa e gloriosa História do F.C.Porto regista?
Notas finais: uma palavra para a grande exibição de P.Assunção; verdadeiramente extraordinária a forma como o médio Brasileiro se bateu contra um meio-campo talentoso e em superioridade numérica.
A solução do triângulo com P.Assunção mais R.Meireles ou P.Assunção mais Bolatti na base, tem pernas para andar e pode ser uma boa alternativa quando Lucho não pode jogar.
Quaresma, Lisandro e Tarik é o ataque do Dragão, não há que inventar!
Umas palavras para Quaresma: o Nº7 não se esconde, pede a bola, tenta resolver, mas, manifestamente as coisas não lhe estão a sair bem. Porquê continuar a insistir em Quaresma para marcar tudo que é livres e cantos, quando ele não é um especialista? Não há mais ninguém? O público já está a reagir contra o "ciganito" quando provavelmente, ele é o menos culpado. É preciso evitar estas situações, que perturbam e causam danos num jogador fundamental para a equipa.
Ainda e a propósito, gostaria de citar J.Cruyff, quando ele acerca de L.Messi disse o seguinte " não pode ser Messi contra o Mundo, tem que perceber que o futebol é um jogo colectivo e saber jogar com a equipa."
Serve de exemplo para Quaresma e também para Jesualdo.
Termino pegando nas palavras do Ricardo quando diz " as críticas dão-me força" ora aí está um sinal de inteligência. As críticas quando são de boa fé e construtivas, fazem-nos crescer e ser melhores, devemos é desconfiar daqueles que nos rodeiam e estão sempre prontos a dar-nos palmadinhas nas costas, mesmo quando fazemos coisas erradas. Como disse Plutarco " não preciso de amigos que mudam quando eu mudo e concordam quando eu concordo. A minha sombra faz isso muito melhor."

Esta 1ª página é um nojo...cheira mal!



Não foi preciso esperar muito, para o pasquim da Travessa da Queimada mostrar a sua verdadeira face: tendencioso, faccioso, vermelho ( nunca me cansarei de o repetir), chega a confundir-se com o jornal do Benfica. Ontem escarrapachado na 1ª página, lá estava com direito a foto " Belém sobrevive a golo irregular e empata no Dragão". Hoje, nenhuma referência ao facto do Benfica ter conseguido a vitória com um golo nascido de uma falta que não existiu. Não têm vergonha, mas, o que mais repugna é os Serpas ( pai e filho), o Delgado, Guerra, Neves, R. Azevedo e outros aparecerem como paladinos do rigor, da isenção, da credibilidade, por um futebol Português melhor. Não são nada disso, colocam-se ao nível do pior jornalismo da nossa praça, o jornalismo desonesto, sim , não tenhamos medo das palavras! E a redacção do Porto, chefiada pelo C.Pereira Santos, que acompanha o F.C.Porto, o que faz? Nada, assobia para o lado e é conivente com esta pouca vergonha!

Hoje no blog, amanhã no Olival ou no Dragão, a trupe da A Bola vai-me ter sempre à perna.

Uma palavra final para realçar e elogiar O Jogo e o Record, foram coerentes. Ontem, falaram do golo irregular do F.C.Porto, como hoje falam do livre falso que deu a vitória ao Benfica em Paços de Ferreira, o jornalismo sério é isso... o resto, é jornalismo rasca, de vão de escada, subserviente e refém de um clube.

F.C.Porto 1 - C.F." os Belenenses " 1: A orquesta que nunca esteve muito afinada, à 9ª sinfonia...engasgou!


Quando não se tem demasiadas expectativas, quando não se embarca na euforia sem sentido, quando se tem a consciência que as 8 vitórias não foram consequência de uma grande superioridade e de grandes exibições... encontramo-nos melhor preparados para encarar estes resultados sem dramas, acho até, que já os esperamos.
Falemos pois do jogo: a 1ª parte é má demais, mais uma para esquecer. Na 2ª parte, principalmente, após o golo do Belenenses, foi um Porto sem motivo para reparos e que merecia ter ganho.
Disse Jesualdo Ferreira " A saída de Lucho perturbou a equipa " concordo, mas, mais que perturbar a equipa perturbou o treinador, que ficou sem saber o que fazer. Vejamos: L.Lima entrou para lado esquerdo do ataque ( posição 11), passados poucos minutos, recuou para trás dos avançados ( posição 10), acabou no lugar de médio do lado direito ( posição 8). Foi substítuido, quando, na minha opinião ( e de quase todo o estádio), estava a jogar melhor. Ainda e a propósito, eu pensava que, uma equipa que é bi-campeã, não se deixava perturbar assim tão facilmente, por muito valor que tenha um jogador, no caso L. González. Pensava também, que estas situações eram trabalhadas durante a semana e quando chegavam os jogos tudo acontecia naturalmente. Pelos vistos pensava mal, estava mal habituado, tenho de me adaptar aos novos tempos.
Agora que o recorde foi para o brejo, pode ser que a equipa, liberta da pressão, comece a jogar melhor e a juntar aos resultados, boas exibições. Levantem a cabeça, nada de desânimos, vem aí o Marselha. Vai ser um jogo muito difícil, os Franceses jogam melhor fora que em casa e valem seguramente mais do que mostraram no Vélodrome. O jogo que fizeram em Liverpool é o melhor exemplo.
Sobre o melhor do F.C.Porto vou fazer uma abordagem diferente: escolho um jornal desportivo e depois comparo a análise desse jonal com a minha; assim para A Bola o melhor foi R.Quaresma. Será que o jornalista viu o mesmo jogo que eu vi? Muito bem R.Meireles e P.Assunção, sózinhos contra um excelente meio-campo do Belenenses com 4 unidades.
Notas finais para, Leandro Lima: ó miúdo passa a bola, não queiras fazer tudo sózinho, para isso está lá o Super Quaresma, ídolo das multidões! Não copies os maus exemplos! Sobre a substituição o Sr.Professor vai falar contigo, vai-te explicar, presta bem atenção!
Stepanov: o internacional Sérvio já me começa a irritar com tanta displicência, fica á espera, não ataca a bola, faz passes de risco que provocam calafrios, enfim, já joga como um grande senhor, que manifestamente ainda não é. Alguém lhe mostre o que a casa gasta, por exemplo uma passagem pelo banco dos suplentes.
PS- Os jornais desportivos, sem excepção, colocaram na 1ª página, a irregularidade do golo do F.C.Porto. Não vou fazer a retrospectiva do passado recente, mas, vou estar atento para o futuro, se o critério editorial não for o mesmo, podem contar comigo.

As olheiras da Carolina.


Confesso que o dia 1 de Novembro é sempre um dia onde a sensibilidade está à flor da pele. Sinto-me triste, acabrunhado, deprimido, parece que a falta dos entes queridos se faz sentir mais neste dia... por isso, tudo que possa contribuir para alterar este estado de espírito, é sempre bem recebido. Foi o que aconteceu hoje, ao ler a crónica da L.Pinhão no jornal A Bola. Reparem : « confiei nas olheiras cavadas da Carolina seis anos antes de a conhecer...» Premonitória? «sempre vi naqueles circulos pisados de negro um manancial de virtualidades futuras.» Experiência própria? «peço a conta, pago, rogando aos santinhos uma saída discreta. A toalha não vai nisso. Prende-se, traiçoeira no cinto (...) atrás um lençol branco pelo chão, com pratos, chávenas e talheres, numa chinfrineira notável.» O que bebeste Leonor? Ou foi nervos, do amor à primeira vista? «Carolina adorou o Bairro Alto.» Só podia! E o Cais do Sodré? Aposto que também adorou!« A camisola ainda vai ter de servir para o filme.» Mas qual filme? Pergunta a Leonor como se não soubesse de nada.
Agora digam lá? Haverá melhor terapia para a tristeza que os artigos da Leonor?
Ah, quanto às olheiras: como não acredito que seja por excesso de farinha «Branca de Neve», nem pelo trabalho de alternadeira no« Calor da Noite», só pode ser culpa do Presidente! Grande P.C. na casa dos 60 e ainda em grande forma.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset